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segunda-feira, 20 de maio de 2019

John Rawls - exercícios

John Rawls

Questões de Exame


1. Em Uma Teoria da Justiça, Rawls defende que

(A) o princípio da liberdade tem prioridade sobre os outros princípios da justiça.
(B) a justiça é independente da distribuição da riqueza, mas não da liberdade.
(C) as distribuições desiguais da riqueza são proibidas pelo princípio da diferença.
(D) a justiça consiste apenas em todos terem idênticas oportunidades e expectativas.


2013 1ª fase

De acordo com a teoria da justiça de John Rawls,

(A) as desigualdades económicas são aceitáveis sob certas condições.
(B) uma igual liberdade é suficiente para assegurar a justiça social.
(C) toda e qualquer desigualdade entre os indivíduos deve ser  suprimida.
(D) o direito a dispormos do que ganhamos ou adquirimos é absoluto.


2014 1ª fase

Segundo Rawls, os princípios da justiça por si apresentados

(A) proíbem diferenças entre os indivíduos.
(B) são aqueles que indivíduos racionais escolheriam na posição original.
(C) asseguram a igualdade económica e social.
(D) são aqueles que os indivíduos escolheriam sem o véu de ignorância.


8. Rawls defende que, na posição original, a escolha dos princípios da justiça seguiria a estratégia maximin.
Suponha que há 100 unidades de bem-estar para distribuir por três pessoas. Selecione a opção que apresenta o modelo de distribuição que está mais de acordo com a estratégia maximin.

(A) Na melhor das hipóteses, pode receber-se 60 unidades de bem-estar e, na pior, pode receber-se 20.
(B) Na melhor das hipóteses, pode receber-se 65 unidades de bem-estar e, na pior, pode receber-se 15.
(C) Na melhor das hipóteses, pode receber-se 45 unidades de bem-estar e, na pior, pode receber-se 15.
(D) Na melhor das hipóteses, pode receber-se 80 unidades de bem-estar e, na pior, pode receber-se 5.

Nota: O que entende Rawls pelo princípio maximin?


O princípio maximin é uma estratégia de decisão que pessoas razoáveis seguem, numa situação de incerteza. É a estratégia do menor mal. São preferíveis princípios de justiça que estejam na base de uma sociedade em que o pior não será muito mau do que uma sociedade que, por exemplo, haja muita pobreza e muita riqueza. A sociedade preferível é aquela em que a pobreza e a riqueza sejam moderadas. Se escolher uma sociedade em que a pobreza extrema convive com a riqueza extrema corro o risco de fazer parte do grupo de pessoas que serão extremamente pobres.



2018 1ª fase



7. O caso seguinte serve para testar a teoria da justiça de Rawls. Um indivíduo sofre de graves deficiências mentais, e um outro tem um grande talento matemático. Estando satisfeitas as necessidades materiais de ambos, a sociedade dispõe de recursos adicionais que permitem ajudar apenas um deles. Desse modo, ou o indivíduo com graves deficiências mentais terá um apoio educativo suplementar, que não irá melhorar significativamente a sua vida, ou será proporcionada uma educação superior ao indivíduo com talento matemático, que dela retirará a grande satisfação de desenvolver todas as suas potencialidades nesse domínio.

Quem, contra Rawls, defender a opção de ajudar o indivíduo com talento matemático estará a pôr em causa

(A) a existência de bens sociais primários.

(B) o dever de imparcialidade.

(C) o princípio da diferença.

(D) o princípio da igualdade de oportunidades.


Rawls afirma o seguinte:

[…] A injustiça é simplesmente a desigualdade que não resulta em benefício de todos.

J. Rawls, Uma Teoria da Justiça, Lisboa, Editorial Presença, 2001, p. 69

Explique o significado desta afirmação, tendo em conta os princípios da justiça defendidos por Rawls.


2014 2ª fase

De acordo com Rawls, o véu de ignorância garante

 (A) que nenhum sujeito se encontra na posição original.
(B) que a posição original tem um carácter hipotético.
(C) a equidade na criação de uma sociedade igualitária.
(D) a equidade na escolha dos princípios da justiça.


2016 2ª fase

Leia o texto seguinte.
As leis devem escolher, do conjunto das regras éticas, aquelas cujo incumprimento, pela sua
gravidade e importância para a vida das pessoas, merece uma sanção social. [...] O ato não é mau porque é proibido, mas é proibido porque é mau!
A. P. Barbas Homem, O que é o Direito?, Estoril, Principia, 2001, pp. 38-39 (adaptado)

No texto, defende-se que

(A) a ética se subordina ao direito.
(B) o direito se subordina à ética.
(C) o direito e a ética são independentes.
(D) a ética e o direito são idênticos.


2016 1ª fase

Para que uma sociedade seja justa, basta que todos tenham liberdades iguais?
Na sua resposta, apresente inequivocamente a sua posição; argumente a favor da sua posição.

2015 1ª fase

Leia o texto.

Quando os dois princípios [da justiça] são cumpridos, as liberdades básicas de cada sujeito
estão garantidas e, de um modo definido pelo princípio da diferença, cada sujeito é beneficiado pela cooperação social. Deste modo, é possível explicar a aceitação do sistema social e dos princípios que ele cumpre através da lei psicológica segundo a qual as pessoas tendem a amar, proteger e apoiar aquilo que defende o seu próprio bem. Dado que o bem de todos é defendido, todos estarão inclinados a defender o sistema. Quando o princípio de utilidade é cumprido, […] não existe a garantia de que todos beneficiem. A obediência ao sistema social pode obrigar a que alguns, em particular os menos favorecidos, devam renunciar a benefícios para que um bem maior esteja à disposição do conjunto. Assim, o sistema não será estável, a não ser que aqueles que sofrem os sacrifícios maiores se identifiquem com interesses mais amplos do que os que lhes são próprios. Tal não é fácil de obter.
J. Rawls, Uma Teoria da Justiça, Lisboa, Editorial Presença, 2001, p. 149 (adaptado)

No texto anterior, Rawls apresenta razões a favor dos dois princípios da justiça por si defendidos e contra
o princípio de utilidade.
Explicite as razões de Rawls.

2015 2ª fase

Uma das finalidades do princípio da diferença, proposto por Rawls, é

(A) dar as mesmas liberdades a todas as pessoas.
(B) eliminar todas as diferenças sociais.
(C) reduzir os efeitos da lotaria social.
(D) preservar algumas diferenças individuais.


2012 1ª fase

Leia o texto seguinte.

Para nos podermos queixar da conduta e das crenças de outros, temos de demonstrar que essas ações nos ferem ou que as instituições que as permitem nos tratam de forma injusta. E isto significa que temos de apelar para os princípios que escolheríamos na posição original. Contra estes princípios, nem a intensidade do sentimento nem o facto de ele ser partilhado pela maioria têm qualquer relevância.
John Rawls, Uma Teoria da Justiça, Lisboa, Editorial Presença, 2001

Explique, a partir do texto, a função da ideia de «posição original» na teoria da justiça de Rawls.


2012 1ª fase

3. Na resposta a cada um dos itens de 3.1. a 3.3., selecione a única opção correta.
Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

 3.1. Na teoria de John Rawls, o conceito de «véu de ignorância»

(A) permite conceber o estado natural do homem antes da sociedade.
(B) significa que os cidadãos estão cobertos de preconceitos.
(C) significa a posição original na história humana.
(D) permite conceber cidadãos capazes de julgar imparcialmente.

3.2. Segundo John Rawls, a conceção de justiça fundamenta-se na

(A) partilha da mesma noção de bem comum por todos os cidadãos.
 (B) distribuição igualitária de bens por todos os cidadãos.
(C) partilha dos mesmos princípios de justiça por todos os cidadãos.
(D) distribuição utilitarista do mérito por todos os cidadãos.

3.3. Em John Rawls, é condição necessária da aplicação do princípio da diferença a

 (A) igualdade equitativa de oportunidades.
 (B) anulação do princípio da liberdade.
(C) igualdade de mérito e de talento.
 (D) conservação dos direitos adquiridos.
~


2012 1ª fase

Leia o texto seguinte.

Se, por exigências do dever moral, se deve violar o Direito nalgum caso concreto [excecional], é algo que cada qual deve decidir na intimidade da sua consciência. A sanção jurídica e a reprovação ou a satisfação moral atuam em planos distintos e podem também mover-se em campos opostos.
Angel Latorre, Introdução ao Direito, Coimbra, Almedina, 1997 (adaptado)

 Concorda com a posição do autor relativamente à articulação entre o plano da ética e o plano do direito? Justifique a sua posição, integrando um exemplo na sua justificação.


Na resposta a cada um dos itens de 2.1. a 2.3., selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.
Escreva, na folha de respostas, o número do item e a letra que identifica a opção escolhida.

2.1. Uma das funções que justificam a existência do Estado é promover

(A) a paz e a segurança na sociedade.
(B) a observância de leis imutáveis.
(C) a moral e os bons costumes.
(D) a obediência a uma moral comum.

2.2. As normas jurídicas

(A) regulamentam comportamentos morais inatos.
(B) regulamentam as relações e os fenómenos sociais.
(C) reproduzem hábitos espontaneamente adotados.
(D) reproduzem sempre costumes e hábitos adquiridos.


2.3. A existência do Direito

(A) depende do poder discricionário dos governantes.
(B) determina o que é moralmente justo, caso a caso.
(C) permite exercer um poder coercivo sobre os cidadãos.
(D) exige uma conduta moral por parte dos cidadãos.





                                                Lola



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