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sábado, 11 de março de 2023

Valores e diversidade cultural: Exercícios

 


Valores e diversidade cultural: Exercícios




GRUPO I 

 

Indique, para cada questão, a opção correta.


1. O conceito de valor estabelece:

a. Uma preferência.

b. Um facto.

c. Uma propriedade do objeto.

d. Uma qualidade objetiva.

 

2.  Os juízos de facto são:

a.  Objetivos e pessoais.

b.  Subjetivos e estabelecem uma preferência.

c.  Descritivos e empiricamente verificáveis.

d.  Apreciativos, verdadeiros ou falsos.

 

3. Os princípios gerais que permitem identificar e justificar a adopção de valores denominam-se por:

a.  Conflitos valorativos.

b.  Critérios valorativos.

c.  Conflitos de valores.

d.  Princípios específicos.

 

4. A diversidade cultural é um fenómeno:

a.  Incompatível com a identidade cultural.

b.  Idêntico ao relativismo cultural.

c.  Caracterizado pela inexistência de padrões culturais.

d.  Caracterizado pela multiplicidade de padrões culturais.

 

5Segundo o etnocentrismo:

a.  A moralidade é uma questão de convenção social.

b.  Os hábitos e as tradições culturais não são discutiveis

c.  Há verdades morais aceites por todos os povos e culturas.

d.  As verdades morais da sua sociedade são superiores.

 

6.  Diga se as seguintes frases são verdadeiras (V) ou falsas (F):

a.  Os valores introduzem diferenciação no mundo.

b.  Critérios valorativos são universais.

c.   Família, amigos e escola são agentes de aculturação.

d.   O etnocentrismo defende o objectivismo moral.

e.  O interculturalismo defende padrões culturais universais.

 

 

GRUPO II 

 

“Todos nós valoramos e não podemos deixar de valorar. Não é possível a vida sem proferir constantemente juízos de valor. É da essência do ser humano conhecer e querer, tanto como valorar. (…) O nosso valorar recai sobre todos os objetos possíveis: água, pão, vestuário, saúde, livros, opiniões, homens, atos. Tudo isso é objeto das nossas apreciações. ”

                                                                                                Johannes Hessen, Filosofia dos Valores

 

7.  Apresente tipos de valores.

8.  Explique em que consistem a polaridade e a hierarquia dos valores.

9.  Relacione valores e acção humana.

 

GRUPO III

 

“Se fizermos um inventário do mundo, anotando todas as coisas que existem, poderemos fazer uma lista muito longa que mencione pedras, rios, montanhas, plantas e animais. (…) Obviamente nunca conseguiríamos concluir essa lista. Mas, entre todas essas coisas, onde estão os valores? Em lado nenhum, parece a resposta. Os valores não existem, pelo menos da mesma forma que as pedras e os rios. Considerado à margem dos sentimentos e dos interesses humanos, o mundo parece não incluir quaisquer valores.”  

  

James Rachels; Problemas de Filosofia

 

 

10.   Identifique o problema filosófico abordado no texto.

 

11.   Explique a teoria axiológica que contraria aquela defendida pelo autor.

  

GRUPO IV

 

 O relativismo cultural desafia a nossa crença habitual na objectividade e universalidade da verda­de moral. Culturas diferentes têm códigos morais diferentes. Logo, não há uma verdade objecti­va de moralidade. Certo e errado são apenas questões de opinião e as opiniões variam de cultura para cultura. Podemos chamar a isto o argumento das diferenças culturais. Para muitas pessoas é persua­sivo. Mas, de um ponto de vista lógico, será sólido? Não é sólido. O problema é que a conclusão não se segue da premissa - isto é, mesmo que a premissa seja verdadeira a conclusão pode continuar a ser falsa. A premissa diz respeito àquilo em que as pessoas acreditam - em algumas sociedades as pessoas acreditam numa coisa; noutras sociedades acreditam noutra. O erro fundamental do argumento das diferenças culturais é que tenta derivar uma conclusão substancial sobre um tema partindo do mero facto de pessoas discordarem a seu respeito.


James Rachels, 

Elementos de Filosofia Moral.


12.   Analise o texto: tema, problema, tese, argumentos, conclusão e conceitos.


LOLA


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