Filosofia da Arte:
Teoria Histórica
Como
a designação da teoria deixa adivinhar, para Levinson a essência da arte reside
no seu carácter histórico ou retrospetivo. Toda a arte é o resultado de uma
atividade humana que se relaciona com o seu passado através da intenção de um
indivíduo, que pode ou não conhecer essa história. Todas as obras de arte se
referem necessariamente ao seu passado e, como tal, é legítimo considerar que,
mais do que uma sucessão de eventos, existe evolução na arte. A
responsabilidade por essa evolução pode atribuir-se não a uma instituição, mas
às intenções de indivíduos que pretendem que certos objetos sejam vistos como
já o foram obras de arte do passado. Uma das primeiras versões da definição
histórica proposta pela teoria é a seguinte:
«(I) X é uma obra de arte = df X é um objeto acerca do qual uma pessoa ou pessoas, possuindo a propriedade apropriada sobre X, têm a intenção não-passageira de que este seja perspetivado-como-uma-obra-de-arte, i.e., perspetivado de qualquer modo (ou modos) como foram ou são perspetivadas corretamente (ou padronizadamente) obras de arte anteriores.»
(Levinson, 1979, p. 236)
Como a própria mancha de texto deixa adivinhar, Levinson pretende formular uma definição explícita composta por condições necessárias e suficientes. Para compreender se é ou não uma definição correta é preciso explicitar os termos da definição. A primeira condição é a do direito de propriedade. Segundo esta, o artista não pode transformar em arte objectos que não lhe pertençam ou em relação aos quais não esteja devidamente autorizado a agir pelos seus proprietários. A esta luz fica vedada ao artista a possibilidade de transformar em arte algo que, não sendo seu, apenas indica ou nomeia como tal. O exemplo paradigmático de uma tentativa de o fazer foi protagonizado por Duchamp em 1916, quando indicou como arte o Edifício Woolworth.
Das suas notas figurava uma indicação para procurar uma inscrição para o Edifício, então o mais alto de Nova Iorque, como readymade. Contrariamente ao que diria Dickie, que aceitaria que o Edifício Woolworth adquiriria o estatuto de obra da arte com a apresentação, Levinson afirma que este não pode chegar a ser arte, porque Duchamp não o possui nem está autorizado pelos seus proprietários a usá-lo como produto artístico. Pelas mesmas razões, os artistas não poderão transformar em arte paisagens, pessoas ou acontecimentos sob os quais não tenham qualquer direito de propriedade. Esta condição afasta a teoria Histórica tanto da proposta Institucional como de todas as outras que afirmam que tudo pode ser arte. Propõe também que se abandone uma visão caricatural do artista em que este surge dotado de um toque de Midas, capaz de transfigurar tudo o que a sua arbitrariedade artística selecionar como arte.
A segunda condição é a existência de
um certo tipo de intenção que relaciona a arte do presente com a arte do
passado. A arte requer conhecimento que se adquire ao longo do processo de
socialização. Mesmo que não possua quaisquer crenças verdadeiras acerca da
história da arte, o artista é alguém que tem conhecimentos suficientes acerca
dos objetos e dos auditórios para poder formar intenções acerca desses objetos
que fazem referência àquilo que a arte já foi. Mas que relação intencional é
essa? E em que sentido é usada a palavra «intenção»? Em primeiro lugar, note-se
que, para Levinson, a expressão «tem intenção de» é usada em sentido lato,
significando esta apenas «faz, apropria-se ou concebe com o propósito de». Ter
uma intenção, neste caso, é, então, ter um propósito ou uma finalidade em
mente, e desenvolver uma ação para o atingir. Esta pode consistir em fazer,
apropriar-se ou conceber algo. Depois, exige-se que a intenção não seja
transitória, mas sim persistente ou estável. Impede-se assim que a arte seja
fruto de caprichos passageiros ou de ímpetos momentâneos.
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