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sexta-feira, 8 de setembro de 2023

O que vamos estudar no 11º ano?

 



O que vamos estudar no 11º ano?

Ano Lectivo 23-24

 

Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade 

científica e tecnológica

 

Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 

[Filosofia do Conhecimento]

  

· Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento

· O problema da possibilidade do conhecimento: o desafio cético.

 

· Descartes, a resposta racionalista.

· A dúvida metódica; o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus

 

· Hume, a resposta empirista.

· impressões e ideias (a posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da indução

· Formular o problema da justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência filosófica.

· Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias racionalista (Descartes) e empirista (Hume) enquanto respostas aos problemas da possibilidade e da origem o conhecimento.

· Discutir criticamente estas posições e respetivos argumentos.

· Mobilizar os conhecimentos adquiridos para analisar criticamente ou propor soluções para problemas relativos ao conhecimento que possam surgir a partir da realidade ou das áreas disciplinares em estudo, cruzando a perspetiva gnosiológica com a fundamentação do conhecimento em outras áreas do saber.

 

 

· O estatuto do conhecimento científico

 

· [Filosofia da Ciência]

 

 

Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses

 

· O problema da demarcação do conhecimento científico.

 

· Distinção entre teorias científicas e não científicas.

 

· O problema da verificação das hipóteses científicas.

 

· O papel da indução no método científico.

 

· O papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias.

 

· KARL POPPER e o problema da justificação da indução.

 

· O falsificacionismo e o método de conjeturas e refutações.

 

· Posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

 

· Formular o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentado a sua pertinência filosófica.

 

· Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.

 

· Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica.

 

· Expor criticamente o papel da indução no método científico.

 

· Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas.

 

· Discutir criticamente a teoria de Popper.

 

· Analisar criticamente os fundamentos epistemológicos das ciências que estuda e respetiva fundamentação metodológica.

 

 

A racionalidade científica e a questão da objectividade

 

 

· O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.

 

· A perspetiva de Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento e aproximação à verdade;

 

· A perspetiva de THOMAS KHUN — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.

 

· Formular os problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência filosófica.

 

· Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias de Popper e Kuhn enquanto respostas aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

 

· Discutir criticamente as posições de Popper e de Kuhn.

 

 

· A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética 

 

· [Filosofia da Arte]

 

 

 

A criação artística e a obra de arte

 

·         O problema da definição de arte.

 

·         Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma.

 

·         Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.

 

·         Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.

 

·         Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.

 

·         Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.

 

·         Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação, arte como expressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.

 

·         Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.

 

 

A dimensão religiosa: análise e compreensão da experiência religiosa 

 

· (Filosofia da Religião)

 

·        

 

Religião, razão e fé

 

· O problema da existência de Deus.

· O conceito teísta de Deus.

· Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e  teleológico (Tomás de Aquino);

· rgumento ontológico  (Anselmo).
O fideísmo de Pascal.
O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz). 

· Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.

· Explicitar o conceito teísta de Deus.

· Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.

· Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.

· Caracterizar a posição fideísta de Pascal.

· Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.

· Clarificar o argumento do mal de Leibniz.

· Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz

·       

 

ESPECIFICANDO UM POUCO 

MELHOR....

 

 

Os problemas da definição, origem e possibilidade do conhecimento

 

Tema I – FILOSOFIA DO CONHECIMENTO

 

* 1. O problema da definição de conhecimento

A definição tradicional de conhecimento

o  Conhecer a definição tradicional de conhecimento (teoria CVJ).

o  Distinguir conhecimento proposicional de conhecimento por contacto e de conhecimento por aptidão.

 

Os contraexemplos de Gettier

o  Compreender a importância dos contraexemplos de Gettier.

 

2. O desafio cético: principais argumentos

Clarificação do problema

o  Definir ceticismo.

o  Distinguir ceticismo localizado de ceticismo global.

o  Identificar o problema da justificação ou da possibilidade do conhecimento.

o  Clarificar o problema da justificação ou da possibilidade do conhecimento.

o Fundamentar a pertinência filosófica do problema da justificação ou da possibilidade do conhecimento.

 

Os principais argumentos céticos

o Conhecer o argumento cético da regressão da justificação e suas consequências.

o  Esclarecer o argumento cético da ilusão dos sentidos e suas consequências.

o  Compreender o argumento cético do sonho e suas consequências.

o  Explicar o argumento cético do cérebro numa cuba e suas consequências.

 

 

Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento

 


3. René Descartes, a resposta racionalista

 

A teoria racionalista

o  Caracterizar a perspetiva racionalista enquanto resposta aos problemas da aquisição e justificação do conhecimento.

o  Apresentar o projeto cartesiano.

 

Conhecimento a priori e a posteriori

o  Distinguir conhecimento a priori de conhecimento a posteriori.

 

Da dúvida ao cogito

o  Caracterizar a dúvida cartesiana, distinguindo-a da dúvida cética – metódica, provisória e hiperbólica.

o  Expor o primeiro nível da dúvida cartesiana – a ilusão dos sentidos.

o  Esclarecer o segundo nível da dúvida cartesiana – vigília e sono não se podem distinguir.

o  Explicar o terceiro nível da dúvida cartesiana – a possibilidade de um génio maligno.

o  Fundamentar como Descartes é conduzido da dúvida ao princípio que serve de base ao seu fundacionalismo – o cogito.

o  Clarificar o critério de verdade da epistemologia cartesiana – clareza e distinção.

o  Mostrar o que se entende por dualismo cartesiano.

o  Diferenciar os conteúdos da mente – ideias inatas, adventícias e factícias.

 

Do cogito à existência de Deus

o  Expor os argumentos cartesianos a favor da existência de Deus – argumento ontológico e argumento da marca.

o  Justificar a importância de Deus no sistema cartesiano – garante epistemológico.

 

Objeções ao racionalismo cartesiano

o  Conhecer objeções à epistemologia cartesiana.

Discutir criticamente a posição racionalista (Descartes) e respetivos argumentos enquanto resposta aos problemas da possibilidade e da origem do conhecimento.

 

4. David Hume, a resposta empirista 

A teoria empirista

o  Caracterizar a perspetiva empirista enquanto resposta aos problemas da aquisição e justificação do conhecimento.

o  Apresentar o projeto humeano.

 

Impressões e ideias

o  Estabelecer a diferença – de grau – entre impressões e ideias.

o  Explicar o princípio da cópia.

o  Expor os argumentos de Hume a favor do princípio da cópia – argumento do cego e do surdo e argumento de Deus.

 

Relações de ideias e questões de facto

o  Dilucidar a bifurcação de Hume – relações de ideias e questões de facto.

o  Compreender que apenas as questões de facto – contingentes e a posteriori – fornecem conhecimento substancial.

 

A justificação das questões de facto

o  Explicar o problema da causalidade, segundo Hume.

o  Clarificar a natureza e papel do hábito ou costume, segundo Hume.

o  Explicar o problema da indução, segundo Hume.

o  Esclarecer o problema da existência do mundo exterior, segundo Hume.

o  Caracterizar justificadamente o ceticismo humeano – ceticismo moderado ou mitigado.

 

Objeções ao empirismo humeano

o  Apresentar objeções ao empirismo humeano.

Discutir criticamente a posição empirista (Hume) e respetivos argumentos enquanto resposta aos problemas da possibilidade e origem do conhecimento.

 

 

* 2. O estatuto do conhecimento científico

Os problemas da demarcação, verificação, evolução e objetividade do conhecimento científico 

Tema II – FILOSOFIA DA CIÊNCIA

 

1. Os problemas da demarcação e da verificação do conhecimento científico

 

Clarificação do problema da demarcação

o  Clarificar o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência filosófica.

 

Perspetiva indutivista do método científico

o  Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentando a sua pertinência filosófica.

o  Expor criticamente o papel da indução no método científico.

 

O falsificacionismo e o método de conjeturas e refutações

o  Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica – verificabilidade e falsificabilidade.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper em resposta aos problemas da demarcação e da verificação das hipóteses científicas.

o  Compreender que, para Popper, o método da ciência não é indutivo, mas dedutivo.

o  Distinguir teorias falsificáveis de teorias falsificadas.

o  Reconhecer diferentes graus de falsificabilidade.

o  Explicar o método crítico das conjeturas e refutações

o  Clarificar o conceito popperiano de corroboração, distinguindo-o de outros conceitos, como verdade e probabilidade.

 

2. Os problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico

Clarificação dos problemas

o  Formular os problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

o  Fundamentar a pertinência filosófica dos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

 

A resposta do racionalismo crítico de Karl Popper

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper enquanto resposta ao problema da evolução ou progresso do conhecimento científico.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper enquanto resposta ao problema da objetividade do conhecimento científico.

o  Discutir criticamente a posição de Popper.

 

A resposta historicista de Thomas Kuhn

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Kuhn enquanto resposta ao problema da evolução ou progresso do conhecimento científico.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Kuhn enquanto resposta ao problema da objetividade do conhecimento científico.

o  Discutir criticamente a posição de Kuhn.

o  Analisar crítica e comparativamente as respostas de Popper e de Kuhn aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

 

 

 

A criação artística e a obra de arte

O problema da definição de arte 

Tema III – FILOSOFIA DA ARTE



1. O problema da definição de arte

 

Clarificação do problema

o  Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.

 

Teorias essencialistas da arte

o  Identificar e classificar como essencialistas as posições representacionalista, expressivista e formalista sobre a definição de arte.

o  Distinguir representação de imitação.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como representação.

o  Analisar criticamente a proposta de definição da teoria da arte como representação.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como expressão.

o  Analisar criticamente a proposta de definição da teoria da arte como expressão.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como forma significante.

o  Analisar criticamente a proposta de definição da teoria da arte como forma significante.

 

Teorias não essencialistas da arte

o  Identificar e classificar como não essencialistas as posições institucional e histórica da arte sobre a definição de arte.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria institucional da arte.

o  Analisar criticamente a proposta de definição da teoria institucional da arte.

o  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria histórica da arte.

o  Analisar criticamente a proposta de definição da teoria histórica da arte.

 

Contra a definição

o  Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.

 

 

Religião, Razão e Fé

O problema da existência de Deus 

Tema IV – FILOSOFIA DA RELIGIÃO

 

1. O problema da existência de Deus

Clarificação do problema

o  Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.

o  Explicitar o conceito teísta de Deus.

 

Argumentos sobre a existência de Deus

o  Distinguir argumentos a priori de argumentos a posteriori a favor da existência de Deus.

o  Reconhecer o argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência de Deus como um argumento a priori.

o  Enunciar o argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência de Deus.

o  Discutir criticamente o argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência de Deus.

o  Reconhecer os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus como argumentos a posteriori.

o  Enunciar o argumento cosmológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.

o  Discutir criticamente o argumento cosmológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.

o  Identificar o argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus como um argumento não dedutivo, ao contrário dos argumentos anteriores.

o  Enunciar o argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.

o  Discutir criticamente o argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.

 

O fideísmo de Pascal

o  Definir fideísmo.

o  Caracterizar a posição fideísta de Pascal.

o  Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.

 

O argumento do mal

o  Distinguir o argumento lógico do argumento indiciário do mal.

o  Explicar a resposta de Leibniz ao argumento lógico do mal.

o  Analisar criticamente a resposta de Leibniz ao argumento lógico do mal.

 

 

Tema V - Temas/problemas da cultura científicotecnológica, de arte e de religião

1.  RELIGIÃO, sociedade e Politica 

2.  ARTE, sociedade e política.



PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM DEBATE ENTRE GRUPOS DE ALUNOS DA TURMA!

 

 

Problematização, concetualização e argumentação

o  Delimitação rigorosa de um problema filosófico dentro de uma área temática.

o  Formulação do problema filosófico em discussão.

o  Fundamentação do problema filosófico e dos conceitos que o sustentam.

o  Enunciação clara da(s) tese(s) e das teorias em discussão.

o  Enunciação de posições com clareza e rigor, com possível apresentação de posições próprias.

o  Mobilização com rigor conceitos filosóficos na formulação de teses, argumentos e contra-argumentos.

o  Confrontação crítica de teses e  argumentos.

o  Aplicação adequada dos conhecimentos filosóficos para REFLECTIR problemas que se colocam à sociedade actual.

o  Utilização rigorosa de fontes de pesquisa - sempre com e exigido respeito pelos direitos de autor.



LOLA

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