O que vamos estudar no 11º ano?
Ano Lectivo 23-24
Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade
científica e tecnológica
Descrição e interpretação da atividade
cognoscitiva
[Filosofia do Conhecimento]
· Análise comparativa de
duas teorias explicativas do conhecimento
· O problema da
possibilidade do conhecimento: o desafio cético.
· Descartes,
a resposta racionalista.
· A dúvida metódica;
o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério de
verdade; o papel da existência de Deus
· Hume,
a resposta empirista.
· impressões e ideias (a
posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito;
conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da indução
· Formular o problema da
justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência filosófica.
· Clarificar os conceitos
nucleares, as teses e os argumentos das teorias racionalista (Descartes) e
empirista (Hume) enquanto respostas aos problemas da possibilidade e da origem
o conhecimento.
· Discutir criticamente
estas posições e respetivos argumentos.
· Mobilizar os
conhecimentos adquiridos para analisar criticamente ou propor soluções
para problemas relativos ao conhecimento que possam surgir a partir da
realidade ou das áreas
disciplinares em estudo, cruzando a perspetiva gnosiológica com a fundamentação
do conhecimento em outras áreas do saber.
· O
estatuto do conhecimento científico
· [Filosofia
da Ciência]
Ciência
e construção — validade e verificabilidade das hipóteses
· O problema da demarcação
do conhecimento científico.
· Distinção entre teorias
científicas e não científicas.
· O problema da
verificação das hipóteses científicas.
· O papel da indução no método
científico.
· O papel da observação e
da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias.
· KARL POPPER e o problema da
justificação da indução.
· O falsificacionismo e o
método de conjeturas e refutações.
· Posição perante o problema
da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a
corroboração de teorias.
· Formular o problema da
demarcação do conhecimento científico, fundamentado a sua pertinência
filosófica.
· Enunciar os critérios
que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.
· Formular o problema da
verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência
filosófica.
· Expor criticamente o
papel da indução no método científico.
· Clarificar os conceitos
nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao
problema da verificação das hipóteses científicas.
· Discutir criticamente a
teoria de Popper.
· Analisar criticamente os
fundamentos epistemológicos das ciências que estuda e respetiva fundamentação
metodológica.
A
racionalidade científica e a questão da objectividade
· O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.
· A perspetiva de Popper —
eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento
e aproximação à verdade;
· A perspetiva de THOMAS KHUN —
ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da
incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.
· Formular os problemas da
evolução e da objetividade do conhecimento científico, fundamentando a sua
pertinência filosófica.
· Clarificar os conceitos
nucleares, as teses e os argumentos das teorias de Popper e Kuhn enquanto
respostas aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento
científico.
· Discutir criticamente as
posições de Popper e de Kuhn.
· A dimensão
estética — análise e compreensão da experiência estética
· [Filosofia
da Arte]
A criação artística e a
obra de arte
·
O problema da definição de arte.
·
Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e
a arte como forma.
·
Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.
·
Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância
filosófica.
·
Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição
apresentadas.
·
Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas
diferentes posições sobre a definição de arte.
·
Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da
arte como representação, arte como expressão, arte como forma, teoria
institucional e teoria histórica.
·
Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.
A dimensão religiosa: análise e
compreensão da experiência religiosa
· (Filosofia da
Religião)
· |
Religião, razão e fé
· O problema da existência de Deus. · O conceito teísta de Deus. · Argumentos sobre a existência de
Deus: cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino); · rgumento ontológico
(Anselmo). |
· Formular o problema da
existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.
· Explicitar o conceito
teísta de Deus.
· Enunciar os argumentos
cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a
existência de Deus.
· Discutir criticamente
estes argumentos sobre a existência de Deus.
· Caracterizar a posição
fideísta de Pascal.
· Analisar criticamente a
posição fideísta de Pascal.
·
Clarificar o argumento do mal de Leibniz.
·
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz
·
ESPECIFICANDO UM POUCO
MELHOR....
Os problemas da
definição, origem e possibilidade do conhecimento
Tema I – FILOSOFIA DO
CONHECIMENTO
* 1. O problema da definição de conhecimento
A definição tradicional
de conhecimento
o Conhecer a
definição tradicional de conhecimento (teoria CVJ).
o Distinguir
conhecimento proposicional de conhecimento por contacto e de conhecimento por
aptidão.
Os contraexemplos de
Gettier
o Compreender
a importância dos contraexemplos de Gettier.
2. O desafio cético:
principais argumentos
Clarificação do problema
o Definir
ceticismo.
o Distinguir
ceticismo localizado de ceticismo global.
o Identificar
o problema da justificação ou da possibilidade do conhecimento.
o Clarificar
o problema da justificação ou da possibilidade do conhecimento.
o Fundamentar
a pertinência filosófica do problema da justificação ou da possibilidade do
conhecimento.
Os principais argumentos
céticos
o Conhecer o
argumento cético da regressão da justificação e suas consequências.
o Esclarecer
o argumento cético da ilusão dos sentidos e suas consequências.
o Compreender
o argumento cético do sonho e suas consequências.
o Explicar o
argumento cético do cérebro numa cuba e suas consequências.
Análise
comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
3. René Descartes, a
resposta racionalista
A teoria racionalista
o Caracterizar
a perspetiva racionalista enquanto resposta aos problemas da aquisição e
justificação do conhecimento.
o Apresentar
o projeto cartesiano.
Conhecimento a priori e a posteriori
o Distinguir
conhecimento a priori de conhecimento a posteriori.
Da dúvida ao cogito
o Caracterizar
a dúvida cartesiana, distinguindo-a da dúvida cética – metódica, provisória e
hiperbólica.
o Expor o
primeiro nível da dúvida cartesiana – a ilusão dos sentidos.
o Esclarecer
o segundo nível da dúvida cartesiana – vigília e sono não se podem distinguir.
o Explicar o
terceiro nível da dúvida cartesiana – a possibilidade de um génio maligno.
o Fundamentar
como Descartes é conduzido da dúvida ao princípio que serve de base ao seu
fundacionalismo – o cogito.
o Clarificar
o critério de verdade da epistemologia cartesiana – clareza e distinção.
o Mostrar o
que se entende por dualismo cartesiano.
o Diferenciar
os conteúdos da mente – ideias inatas, adventícias e factícias.
Do cogito à
existência de Deus
o Expor os
argumentos cartesianos a favor da existência de Deus – argumento ontológico e
argumento da marca.
o Justificar
a importância de Deus no sistema cartesiano – garante epistemológico.
Objeções ao racionalismo
cartesiano
o Conhecer
objeções à epistemologia cartesiana.
Discutir criticamente a
posição racionalista (Descartes) e respetivos argumentos enquanto resposta aos
problemas da possibilidade e da origem do conhecimento.
4. David Hume, a
resposta empirista
A teoria empirista
o Caracterizar
a perspetiva empirista enquanto resposta aos problemas da aquisição e
justificação do conhecimento.
o Apresentar
o projeto humeano.
Impressões e ideias
o Estabelecer
a diferença – de grau – entre impressões e ideias.
o Explicar o
princípio da cópia.
o Expor os
argumentos de Hume a favor do princípio da cópia – argumento do cego e do surdo
e argumento de Deus.
Relações de ideias e
questões de facto
o Dilucidar a
bifurcação de Hume – relações de ideias e questões de facto.
o Compreender
que apenas as questões de facto – contingentes e a posteriori –
fornecem conhecimento substancial.
A justificação das
questões de facto
o Explicar o
problema da causalidade, segundo Hume.
o Clarificar
a natureza e papel do hábito ou costume, segundo Hume.
o Explicar o
problema da indução, segundo Hume.
o Esclarecer
o problema da existência do mundo exterior, segundo Hume.
o Caracterizar
justificadamente o ceticismo humeano – ceticismo moderado ou mitigado.
Objeções ao empirismo
humeano
o Apresentar
objeções ao empirismo humeano.
Discutir criticamente a
posição empirista (Hume) e respetivos argumentos enquanto resposta aos
problemas da possibilidade e origem do conhecimento.
*
2. O estatuto do conhecimento científico
Os problemas da demarcação, verificação, evolução e objetividade do conhecimento científico
Tema II – FILOSOFIA DA
CIÊNCIA
1. Os problemas da
demarcação e da verificação do conhecimento científico
Clarificação do problema
da demarcação
o Clarificar
o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentando a sua
pertinência filosófica.
Perspetiva indutivista
do método científico
o Formular o
problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentando a sua
pertinência filosófica.
o Expor
criticamente o papel da indução no método científico.
O falsificacionismo e o
método de conjeturas e refutações
o Enunciar os
critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não
científica – verificabilidade e falsificabilidade.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper em
resposta aos problemas da demarcação e da verificação das hipóteses
científicas.
o Compreender
que, para Popper, o método da ciência não é indutivo, mas dedutivo.
o Distinguir
teorias falsificáveis de teorias falsificadas.
o Reconhecer
diferentes graus de falsificabilidade.
o Explicar o
método crítico das conjeturas e refutações
o Clarificar
o conceito popperiano de corroboração, distinguindo-o de outros conceitos, como
verdade e probabilidade.
2. Os problemas da
evolução e da objetividade do conhecimento científico
Clarificação dos
problemas
o Formular os
problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.
o Fundamentar
a pertinência filosófica dos problemas da evolução e da objetividade do
conhecimento científico.
A resposta do
racionalismo crítico de Karl Popper
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper enquanto
resposta ao problema da evolução ou progresso do conhecimento científico.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Popper enquanto resposta
ao problema da objetividade do conhecimento científico.
o Discutir
criticamente a posição de Popper.
A resposta historicista
de Thomas Kuhn
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Kuhn enquanto
resposta ao problema da evolução ou progresso do conhecimento científico.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria de Kuhn enquanto
resposta ao problema da objetividade do conhecimento científico.
o Discutir
criticamente a posição de Kuhn.
o Analisar
crítica e comparativamente as respostas de Popper e de Kuhn aos problemas da
evolução e da objetividade do conhecimento científico.
A criação
artística e a obra de arte
O problema da definição de arte
Tema III – FILOSOFIA DA
ARTE
1. O problema da
definição de arte
Clarificação do problema
o Formular o
problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.
Teorias essencialistas
da arte
o Identificar
e classificar como essencialistas as posições representacionalista,
expressivista e formalista sobre a definição de arte.
o Distinguir
representação de imitação.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como
representação.
o Analisar
criticamente a proposta de definição da teoria da arte como representação.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como
expressão.
o Analisar
criticamente a proposta de definição da teoria da arte como expressão.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria da arte como forma
significante.
o Analisar
criticamente a proposta de definição da teoria da arte como forma significante.
Teorias não
essencialistas da arte
o Identificar
e classificar como não essencialistas as posições institucional e histórica da
arte sobre a definição de arte.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria institucional da
arte.
o Analisar
criticamente a proposta de definição da teoria institucional da arte.
o Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos da teoria histórica da arte.
o Analisar
criticamente a proposta de definição da teoria histórica da arte.
Contra a definição
o Avaliar a
ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.
Religião,
Razão e Fé
O problema da existência de Deus
Tema IV – FILOSOFIA DA
RELIGIÃO
1. O problema da
existência de Deus
Clarificação do problema
o Formular o
problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.
o Explicitar
o conceito teísta de Deus.
Argumentos sobre a
existência de Deus
o Distinguir
argumentos a priori de argumentos a posteriori a favor da existência de Deus.
o Reconhecer
o argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência de Deus como
um argumento a priori.
o Enunciar o
argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência de Deus.
o Discutir
criticamente o argumento ontológico (Anselmo de Cantuária) sobre a existência
de Deus.
o Reconhecer
os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de
Deus como argumentos a posteriori.
o Enunciar o
argumento cosmológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.
o Discutir
criticamente o argumento cosmológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de
Deus.
o Identificar
o argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus como um
argumento não dedutivo, ao contrário dos argumentos anteriores.
o Enunciar o
argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de Deus.
o Discutir
criticamente o argumento teleológico (Tomás de Aquino) sobre a existência de
Deus.
O fideísmo de Pascal
o Definir
fideísmo.
o Caracterizar
a posição fideísta de Pascal.
o Analisar
criticamente a posição fideísta de Pascal.
O argumento do mal
o Distinguir
o argumento lógico do argumento indiciário do mal.
o Explicar a
resposta de Leibniz ao argumento lógico do mal.
o Analisar
criticamente a resposta de Leibniz ao argumento lógico do mal.
Tema V
- Temas/problemas da cultura científicotecnológica, de arte e de religião
1. RELIGIÃO,
sociedade e Politica
2. ARTE,
sociedade e política.
PREPARAÇÃO E APRESENTAÇÃO DE UM DEBATE ENTRE GRUPOS DE ALUNOS DA TURMA!
Problematização,
concetualização e argumentação
o Delimitação
rigorosa de um problema filosófico dentro de uma área temática.
o Formulação
do problema filosófico em discussão.
o Fundamentação
do problema filosófico e dos conceitos que o sustentam.
o Enunciação
clara da(s) tese(s) e das teorias em discussão.
o Enunciação
de posições com clareza e rigor, com possível apresentação de posições
próprias.
o Mobilização com rigor conceitos filosóficos na formulação de teses, argumentos e contra-argumentos.
o Confrontação crítica de teses e argumentos.
o Aplicação adequada dos conhecimentos filosóficos para REFLECTIR problemas que se colocam à sociedade actual.
o Utilização
rigorosa de fontes de pesquisa - sempre com e exigido respeito pelos direitos de autor.
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