TESTE DE AVALIAÇÃO
Karl Popper e Thomas Kuhn
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GRUPO II
Responde às questões que se seguem. |
1. Lê
o excerto que se segue.
Bertrand Russell, nos Problemas da Filosofia, usou o exemplo de uma galinha que acorda todas as manhãs pensando que, uma vez que foi alimentada no dia anterior, sê-lo-á mais uma vez naquele dia. Um dia acorda e o camponês torce-lhe o pescoço. A galinha estava a usar um argumento indutivo baseado num grande número de observações. Estaremos a ser tão tolos quanto esta galinha ao apoiar-nos tão fortemente na indução? Como poderemos justificar a nossa fé na indução? Este é o chamado problema da indução (…).
Nigel
Warburton (1998). Elementos Básicos de Filosofia, Gradiva, pp. 174.
1.1. Esclarece
em que consiste o problema da indução identificado no texto.
2. Lê
o excerto que se segue.
Os cientistas não começam por fazer observações, começam com uma teoria. As teorias científicas e as chamadas leis da natureza não aspiram à verdade: ao invés, são tentativas especulativas de oferecer uma análise de vários aspetos da natureza. São conjeturas: suposições bem informadas, concebidas para serem melhores do que as teorias anteriores.
Nigel
Warburton (1998). Elementos Básicos de Filosofia, Gradiva.
2.1. Explica
por que razão se diz que «as teorias científicas (…) não aspiram à verdade».
3. Lê
o excerto que se segue.
Além disso, também eu sustento que não se pode asseverar que as hipóteses sejam enunciados “verdadeiros”, mas que são apenas “conjeturas provisórias” (ou algo semelhante) e essa conceção só pode ser expressa por meio de uma apreciação dessas hipóteses.
Karl Popper
(2013). A Lógica da Pesquisa Científica, Cultrix, p. 291.
3.1. Explica o significado do conceito de teoria
corroborada e relaciona-o com as «conjeturas provisórias» referidas no
texto.
4. O
que significa dizer que os paradigmas são incomensuráveis, segundo
Thomas Kuhn?
5. Esclarece
em que consiste um paradigma científico, segundo a perspetiva kuhniana.
GRUPO
III
Responde à questão que se segue. |
Deste modo começamos com um ponto de partida vago e
construímos sobre alicerces inseguros. Mas podemos progredir: podemos às vezes,
após alguma crítica, ver que estivemos errados; podemos aprender com os nossos
enganos, com a compreensão de que fizemos um erro. (...)
[O] nosso ponto de partida é o senso comum e (...)
[o] nosso grande instrumento para progredir é a crítica.
Karl Popper
(1975). Conhecimento Objetivo, Itatiaia, pp. 42-43.
1. Analisa
criticamente a perspetiva de Thomas Kuhn acerca da evolução científica.
CRITÉRIOS DE CORREÇÃO
Grupo I |
1. D |
2. C |
3. C |
4. B |
5. A |
6. B |
7. C |
8. A |
9. C |
10. A |
11. C |
12. B |
13. A |
14. C |
15. B |
Grupo II
1.1. O texto salienta a
ideia de que o método indutivo é falível, pois, por grande que seja o número de
observações realizadas, nunca estaremos em condições de prever, de forma
absoluta, o que virá a suceder no futuro.
2.1. As
teorias científicas não aspiram à verdade porque a sua veracidade nunca pode
ser confirmada de forma definitiva. As teorias científicas são, deste modo,
conjeturas, isto é, tentativas de explicação dos fenómenos da natureza tão
rigorosas quanto possível.
3.1. Uma
teoria corroborada é uma teoria fortalecida pelo facto de ter resistido às
sucessivas tentativas de refutação de que foi alvo. Apesar da sua resistência
às tentativas de refutação, a teoria nunca é verificada de forma definitiva,
pelo que continua a ser uma conjetura provisória, ou seja, uma explicação
provável para determinado fenómeno, que eventualmente pode vir a ser
falsificada.
4. Dizer que os paradigmas são incomensuráveis
equivale a dizer que não há forma de os comparar de maneira objetiva e,
consequentemente, de concluir que um é melhor que o outro.
5.
Um paradigma científico é um modelo adotado pela
comunidade científica durante um determinado período de tempo e ao abrigo do
qual é realizada a investigação. O paradigma em vigor inclui, usualmente,
metodologias de investigação, leis, teorias, instrumentos, etc.
Grupo III
1. O aluno deverá adotar uma posição crítica acerca
do desenvolvimento da ciência, defendendo ou opondo-se a uma das teses centrais
de Thomas Kuhn.
1- O
conhecimento científico difere do conhecimento
vulgar
A.
porque o conhecimento científico é assistemático.
B. apenas
porque o conhecimento científico é sistemático.
C. porque o
conhecimento científico visa explicar sistematicamente os factos.
D.
porque o conhecimento científico visa explicar
os factos, mas não sistematicamente.
2- De
acordo com a perspetiva indutivista do método científico e da ciência,
A. a ciência
tem início com previsões exatas,
tornadas possíveis pelo conhecimento das leis
da Natureza.
B. a
observação da Natureza é necessária apenas para justificar as leis gerais.
C.apenas as inferências indutivas são capazes de produzir conhecimento genuinamente novo sobre o mundo.
D.
os cientistas não recorrem a outros processos
mentais além das inferências indutivas.
3- Uma
proposição empiricamente verificável é aquela
que
A.
é comprovada pela experiência.
B. pode
ser comprovada pela experiência.
C.tem de ser comprovada
pela experiência.
D.
tem de ser refutada pela experiência.
4- Qual das proposições seria mais interessante para um cientista
que usasse o método proposto por Popper?
A. Se há
instabilidade política no Reino Unido, os preços das ações na bolsa de Londres
caem.
B. Se há
instabilidade política no Reino Unido, os preços das ações na bolsa de Londres
alteram-se.
C.Se há instabilidade política
no Reino Unido,
os preços das ações na bolsa de Londres
caem ou não.
D. Se há instabilidade política
no Reino Unido,
é possível que os preços
das ações na bolsa
de Londres se alterem.
5- De
acordo com Popper, qual das afirmações seguintes é empiricamente falsificável?
A.
Há seres inteligentes extraterrestres.
B. Alguns
planetas são habitados.
C. Pode haver
extraterrestres inteligentes.
D.
Nenhum planeta extrassolar é habitado.
6- Popper
defende que
A.
a ciência progride por eliminação do erro.
B. os
testes severos impedem o progresso científico.
C.a ciência
progride, mas progresso não significa aproximação à verdade.
D.
a verdade é relativa, pois nunca podemos saber
se chegámos à verdade.
7- Segundo
o critério da demarcação de Popper, uma teoria científica é aquela que
A.
foi refutada pela observação.
B. tem
de ser refutada pela observação.
C.pode ser
refutada pela observação.
D.
pode ser refutável pela observação.
8- De
acordo com Kuhn, nos períodos de ciência normal, os cientistas procuram
A.
aplicar os paradigmas existentes a novos factos.
B. alargar
o âmbito de aplicação do paradigma vigente.
C.substituir o
paradigma existente por outro.
D.
falsificar as próprias teorias.
9- Segundo
Kuhn, as revoluções científicas são episódios
A.
raros de desenvolvimento cumulativo.
B. raros
de desenvolvimento não cumulativo.
C.frequentes de
desenvolvimento não cumulativo.
D.
frequentes de desenvolvimento cumulativo.
10- “Barry Marshall, médico [...] na Austrália, descobriu que muitos cancros do estômago [...] são causados por uma bactéria chamada Helicobacter pylori. Embora as suas descobertas fossem fáceis de comprovar, o conceito era tão radical que iria passar mais de uma década até ser aceite entre a comunidade médica. Os institutos nacionais de saúde dos Estados Unidos, por exemplo, só subscreveram oficialmente a ideia em 1994. «Devem ter morrido sem necessidade centenas, mesmo milhares de pessoas com úlceras», disse Marshall [...] em 1999.”
Este caso, apresentado no livro Breve
História de Quase Tudo de B. Bryson, corresponde à descrição feita por Kuhn
da comunidade científica num período de ciência normal, uma vez que
A.
a comunidade médica mostrou que procura comprovar
cuidadosamente teorias radicais
B. a corroboração das teorias através de testes é suficiente para produzir mudanças paradigmáticas.
C.a atitude da comunidade médica foi de conservadorismo e de resistência à mudança.
D. as teorias radicais, ainda que a comunidade científica as considere atraentes, são difíceis de comprovar.
GRUPO II
1. Lê o
seguinte texto e responde às questões A,
B, e C:
Muitos cientistas e filósofos ficaram
profundamente impressionados com a descrição de Popper do método científico.
Peter Medawar, que ganhou o prémio Nobel da Medicina, por exemplo, disse: “Penso
que Karl Popper é incomparavelmente o maior filósofo da ciência que alguma vez
existiu.” Os cientistas apreciavam particularmente a descrição da atividade
científica como criativa e imaginativa; achavam também que Popper compreendia como faziam realmente
o seu trabalho. Os filósofos
adoraram também o modo como Popper contornou a difícil questão do Problema da
Indução. Em 1962, porém, o historiador da ciência e físico americano Thomas
Kuhn publicou um livro intitulado “A Estrutura das Revoluções Científicas”, que
contava uma história diferente sobre como a ciência avança, sugerindo que
Popper se enganara. Kuhn achava que Popper não estudara
suficientemente a história
da ciência. Se o tivesse
feito, teria visto um padrão a
emergir.
Nigel Warburton, Uma Pequena História da Filosofia,
p. 217.
2.A. Contrasta
a perspetiva de Karl Popper com a perspetiva indutivista relativamente ao lugar
da observação no método científico.
2.B. De
acordo com o autor do texto, “os filósofos adoraram também o modo como Popper
contornou a difícil questão do Problema da Indução”. Formula o problema da
indução e explica o modo como Popper o contornou.
2.C.No
texto apresentado, lê-se que “Kuhn achava que Popper não estudara
suficientemente a história da ciência. Se o tivesse feito, teria visto um
padrão a emergir.” Explica o padrão, ou a estrutura, que Kuhn viu emergir ao
estudar a história da ciência.
2. Lê o
seguinte texto e responde às questões A,
B, e C:
Por exercerem a sua profissão em mundos
diferentes, os dois grupos de cientistas veem coisas diferentes quando olham de
um mesmo ponto de vista na mesma direção. Isso não significa que possam ver o que lhes aprouver. Ambos olham para o mundo e o que olham
não mudou. Mas em
algumas áreas veem coisas diferentes, que são visualizadas mantendo relações
diferentes entre si. É por isso que uma lei, que para um grupo pode nem sequer
ser demonstrada, pode, eventualmente, parecer intuitivamente óbvia para outro.
Thomas Kuhn
(1962) A Estrutura das Revoluções Científicas, p. 124-125.
3.A. O que
tem em mente Kuhn quando, no texto, fala de “mundos diferentes”? Justifica a
tua resposta.
3.B. Explica
a ideia que Kuhn quer destacar ao dizer que “dois grupos de cientistas veem
coisas diferentes quando olham de um mesmo ponto de vista na mesma direção”.
3.C. Como ocorrem, de acordo com Kuhn, as crises
científicas? Justifica com exemplos.
GRUPO III
Responde apenas a um dos problemas
seguintes, elaborando um pequeno texto
argumentativo (com um mínimo de duzentas e um máximo de trezentas e
cinquenta), defendendo a tua posição de
forma articulada e cuidadosamente argumentada:
·
OPÇÃO A: Quem
tem razão na forma como se distingue o que é científico do que não o é? Os
positivistas lógicos, Popper, ou Kuhn?
·
OPÇÃO B: Como evolui
o conhecimento científico? Qual é a reposta mais plausível para esse
problema: a resposta de Popper ou a de Kuhn?
Requisitos obrigatórios:
-
no texto terá de utilizar e identificar pelo menos uma inferência válida.
-
no texto terá de usar e identificar pelo menos uma falácia informal.
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