científica e tecnológica
Descrição e interpretação da
atividade cognoscitiva
[Filosofia do Conhecimento]
·
Análise
comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
·
O
problema da possibilidade do conhecimento: o desafio cético.
Descartes,
a resposta racionalista.
·
a dúvida
metódica; o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério
de verdade; o papel da existência de Deus
Hume, a resposta empirista.
·
impressões
e ideias (a posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação
causa-efeito; conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da
indução
·
Formular
o problema da justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência
filosófica.
·
Clarificar
os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias racionalista
(Descartes) e empirista (Hume) enquanto respostas aos problemas da
possibilidade e da origem o conhecimento.
·
Discutir
criticamente estas posições e respetivos argumentos.
·
Mobilizar os conhecimentos
adquiridos para analisar criticamente ou propor
soluções para problemas relativos ao conhecimento que possam surgir a partir da
realidade ou das áreas disciplinares em
estudo, cruzando a perspetiva gnosiológica com a fundamentação do conhecimento
em outras áreas do saber.
O estatuto do conhecimento
científico
[Filosofia da Ciência]
Ciência e construção — validade e
verificabilidade das hipóteses
· O problema da demarcação do conhecimento científico.
· Distinção entre teorias científicas e não científicas.
· O problema da verificação das hipóteses científicas.
·
O papel da indução no método
científico.
· O papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade;
a confirmação de teorias.
·
Popper e o problema da
justificação da indução.
·
O falsificacionismo e o método de
conjeturas e refutações.
· Posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade;
conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.
· Formular o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentado
a sua pertinência filosófica.
· Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma
teoria não científica.
· Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado
a sua pertinência filosófica.
·
Expor criticamente o papel da indução no método científico.
· Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos
da teoria de Popper em resposta
ao problema da verificação das hipóteses científicas.
·
Discutir criticamente a teoria de
Popper.
· Analisar criticamente os fundamentos epistemológicos das ciências que estuda
e respetiva fundamentação metodológica.
A racionalidade
científica e a questão da objectividade
· O problema da evolução da ciência
e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.
· A perspetiva de Popper —
eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento
e aproximação à verdade;
· A perspetiva de Kuhn — ciência
normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade
dos paradigmas; a escolha de teorias.
· Formular os problemas da evolução
e da objetividade do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência
filosófica.
· Clarificar os conceitos
nucleares, as teses e os argumentos das teorias de Popper e Kuhn enquanto respostas
aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.
·
Discutir criticamente as posições
de Popper e de Kuhn.
A dimensão estética —
análise e compreensão da experiência
estética
[Filosofia da Arte]
A criação artística e a obra de arte
·
O problema da definição de arte.
· Teorias essencialistas: a arte
como representação, a arte como expressão e a arte como forma.
·
Teorias não essencialistas: a
teoria institucional e a teoria histórica.
·
Formular o problema da definição
de arte, justificando a sua importância filosófica.
·
Avaliar a ideia de que a arte é
definível e as propostas de definição apresentadas.
· Identificar e classificar como
essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de
arte.
· Clarificar os conceitos
nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação,
arte como expressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.
·
Analisar criticamente cada uma
destas propostas de definição de arte.
A dimensão religiosa: análise e compreensão da
experiencia religiosa
(Filosofia da Religião)
·
|
Religião, razão e fé
O problema da existência de Deus. O conceito teísta de Deus.
Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e
teleológico (Tomás de Aquino);
argumento
ontológico (Anselmo).
O fideísmo de Pascal. O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz). |
Formular o problema da
existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.
Explicitar o conceito
teísta de Deus.
Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
Clarificar o
argumento do mal de Leibniz.
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz
.
Temas/problemas da cultura científico-tecnológica,
de arte e
de religião
1. A redefinição do humano pela tecnociência.
2. Problemas éticos na criação da inteligência artificial.
3. Problemas éticos e políticos do impacto da sociedade de informação no quotidiano.
4. Problemas éticos e políticos do impacto da
tecnociência no mundo do trabalho.
5. Problemas éticos na manipulação do genoma humano.
6. Questões éticas da reprodução assistida.
7. Cuidados de saúde e prolongamento da vida.
8. A legitimidade da experimentação animal.
9. A ciência e cuidado pelo ambiente.
10. Organismos geneticamente modificados:o impacto
ambiental e na saúde humana.
11. Arte, sociedade e política.
12. O ateísmo e os argumentos contemporâneos sobre a
existência de Deus.
13. Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das
Aprendizagens Essenciais propostas
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