domingo, 15 de setembro de 2019

O que vamos estudar no 11º ano?





O que vamos estudar no 11º ano?




Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade 
científica e tecnológica

Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 
[Filosofia do Conhecimento]


·        Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
·        O problema da possibilidade do conhecimento: o desafio cético.

Descartes, a resposta racionalista.
·        a dúvida metódica; o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus

Hume, a resposta empirista.
·        impressões e ideias (a posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da indução
·        Formular o problema da justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência filosófica.
·        Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias racionalista (Descartes) e empirista (Hume) enquanto respostas aos problemas da possibilidade e da origem o conhecimento.
·        Discutir criticamente estas posições e respetivos argumentos.

·        Mobilizar os conhecimentos adquiridos para analisar criticamente ou propor soluções para problemas relativos ao conhecimento que possam surgir a partir da realidade ou das áreas disciplinares em estudo, cruzando a perspetiva gnosiológica com a fundamentação do conhecimento em outras áreas do saber.

O estatuto do conhecimento científico

 [Filosofia da Ciência]


Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses

·      O problema da demarcação do conhecimento científico.

·      Distinção entre teorias científicas e não científicas.

·      O problema da verificação das hipóteses científicas.

·        O papel da indução no método científico.

·       O papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias.

·        Popper e o problema da justificação da indução.

·        O falsificacionismo e o método de conjeturas e refutações.

·  Posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

·  Formular o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentado a sua pertinência filosófica.

·  Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.

·    Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica.

·        Expor criticamente o papel da indução no método científico.

·     Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas.

·        Discutir criticamente a teoria de Popper.

·    Analisar criticamente os fundamentos epistemológicos das ciências que estuda e respetiva fundamentação metodológica.


A racionalidade científica e a questão da objectividade


·   O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.

·     A perspetiva de Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento e aproximação à verdade;

·       A perspetiva de Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.

·  Formular os problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência filosófica.

·     Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias de Popper e Kuhn enquanto respostas aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

·        Discutir criticamente as posições de Popper e de Kuhn.


A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética 

[Filosofia da Arte]



A criação artística e a obra de arte

·        O problema da definição de arte.

·      Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma.

·        Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.

·        Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.

·        Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.

·      Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.

·  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação, arte como expressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.

·        Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.



A dimensão religiosa: análise e compreensão da experiencia religiosa 

(Filosofia da Religião)

·        
Religião, razão e fé

O problema da existência de Deus.
O conceito teísta de Deus.
Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e  teleológico (Tomás de Aquino);
 argumento ontológico  (Anselmo).
O fideísmo de Pascal.
O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz). 
Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.
Explicitar o conceito teísta de Deus.
Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
Clarificar o argumento do mal de Leibniz.
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz

.





Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, 

de arte e de religião



1.      A redefinição do humano pela tecnociência.


2.      Problemas éticos na criação da inteligência artificial.


3.      Problemas éticos e políticos do impacto da sociedade de informação no quotidiano.


4.      Problemas éticos e políticos do impacto da tecnociência no mundo do trabalho.


5.      Problemas éticos na manipulação do genoma humano.


6.      Questões éticas da reprodução assistida.


7.      Cuidados de saúde e prolongamento da vida.


8.      A legitimidade da experimentação animal.


9.      A ciência e cuidado pelo ambiente.


10. Organismos geneticamente modificados:o impacto ambiental e na saúde humana.


11. Arte, sociedade e política.


12. O ateísmo e os argumentos contemporâneos sobre a existência de Deus.


13. Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens Essenciais propostas 

para o 11.º ano).







                                                Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...