Como se formam os conceitos?
Sabendo que o conceito é uma construção mental poderia não ficar satisfeita a vossa curiosidade sem estes exemplos de construção de conceitos.
Por isso, aqui vai!
1. Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre um barco, uma cadeira, um gato e um plasma. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de seres, por exemplo, um telemóvel, um plasma, um telefone, um autocarro ou mesmo um DVD. Pela abstracção retemos apenas as características comuns (teclas, ecrã, comunicação) a todos esquecendo aquilo que é particular( côr, tamanho, marca).
Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que servem para
processar texto, navegar na net, ir ao MSN,consultar jornais e vídeos, o mesmo
conceito – COMPUTADOR.
2. Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica.
Pela comparação notamos características que distinguem
o comum e o diferente entre um barco, uma cadeira um gato e um prédio. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto
de seres, por exemplo, um telemóvel, uma casa, um avião, um bairro ou mesmo um
estádio. Pela abstracção retemos apenas as caracteristicas
comuns (edifício, alunos, professores, aulas, horários, conteúdos, avaliação) a
todos esquecendo aquilo que é particular ( côr, tamanho, nível de ensino,
localização).
Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que, têm como
objetivo partilhar conteúdos, formar pessoas, prestar provas, avaliação,
horários, regras, o mesmo conceito – ESCOLA..
3. Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica.
Pela comparação notamos características que distinguem
o comum e o diferente entre um agricultor, um médico, um político, um cobrador,
um pescador e até mesmo um piloto. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto
de seres, por exemplo, um professor e todas as outras profissões humanas. Pela abstracção retemos apenas as caracteristicas
comuns (conhecimentos, competência pedagógica, modelo ético, alunos, aulas,
horários, conteúdos, avaliação) a todos esquecendo aquilo que é particular (
côr, sexo, altura, nível de ensino,
elegância, nível económico).
Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que, têm como
objetivo partilhar conteúdos, formar pessoas, avaliação, horários, regras, o
mesmo conceito – PROFESSOR.
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