Notícias - Vamos Argumentar?
Guerra entre médicos por causa de atestados
Publicado às 00.00
MIGUEL GONÇALVES
O Instituto da Mobilidade e dos Transportes está a recusar atestados de médicos dentistas para obtenção de cartas de condução. A Ordem dos Médicos Dentistas diz que é ilegal. A dos Médicos diz que, se assim fosse, até veterinários podiam passar atestados.
" |
"Fiquei estupefacto quando um paciente me comunicou que o atestado médico que lhe tinha passado, para ele revalidar a carta de condução, tinha sido recusado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), com o argumento de que só aceitava documentos emitidos por médicos. Isso é um insulto, barbaridade e tremenda ilegalidade", disse, ao JN, bastante indignado, um médico dentista do Porto, deixando uma pergunta: "Afinal, há duas categorias de médicos: os de elite e os de refugo?".
In Jn de 19 de Novembro de 2013
Arábia Saudita: "Conduzir automóveis danifica ovários das mulheres"
30 Setembro 2013
Um ’sheik’ saudita, Saleh al Lohaidan, conselheiro jurídico do Ministério da Justiça da Arábia Saudita, defendeu que a condução de carros pode danificar os ovários das mulheres. O religioso afirmou que a medicina estudou o assunto, argumentando que quando as mulheres guiam existe uma elevação das ancas, o que pode afectar os ovários.
Segundo Saleh al Lohaidan, as condutoras podem gerar crianças com algum tipo de deficiência, pedindo às mulheres para serem "mais razoáveis" e usarem "mais a mente do que o coração".
A Arábia Saudita, que adopta uma interpretação muito rígida do islamismo, é o único país do mundo que proíbe as mulheres de conduzir. A proibição entrou em vigor em 1990.
Um grupo de activistas lançou recentemente uma campanha para contestar esta proibição e pediu às mulheres sauditas para desafiarem a lei e saírem para as ruas com os seus próprios carros no próximo dia 26 de Outubro.
Em Setembro de 2007, um grupo de mulheres sauditas criou a primeira associação para reivindicar o direito a conduzir.
Fonte: DN
Arábia Saudita multa mulheres que quebraram a proibição de conduzir
No sábado participaram numa campanha pelo direito a conduzirem, coisa que não podem fazer desde os anos 1990.
In Público
LOLA
Sem comentários:
Enviar um comentário