segunda-feira, 10 de março de 2014

Tipos de conhecimento



Tipos de conhecimento

 Tipos de Conhecimento

O conhecimento pode ser adquirido ou construído de diversos modos:

a ) Conhecimento da experiência. Surge do contacto com objectos ou situações, mas também na vivência dos nossos estados mentais.

Exemplo: A professora conhece a cidade de Paris.

b) Conhecimento competência. Adquirido em geral através da imitação de acções, e que resultam na aquisição de habilidades e saberes-fazer. Conhecimento prático.

Exemplo: O operario dos Estaleiros de Viana sabe construir barcos.

c) Conhecimento proposicional ou de verdades. Está ligado à produção de juízos, enunciados verbais. É a forma mais frequente de transmissão de conhecimentos entre as pessoas. O conhecimento é verdadeiro ou falso.

Exemplo: Sabe que Kant defendeu o Imperativo Categórico. 


 Que relação entre Conhecimento e Crença?

A teoria tradicional sustenta que para que haja conhecimento é necessário que estejam reunidas três condições: 

a) Crença (ou Convicção). Ninguém conhece nada, se não acreditar naquilo que lhe dado conhecer. Desta afirmação não se pode inferir que saber e acreditar sejam mesma coisa.

b) Verdade. Não basta acreditar para que haja conhecimento, é necessário que aquilo em que acreditamos corresponda a algo real. O conhecimento é inseparável da verdade. As nossas crenças têm que corresponder a algo que possa ser visto, verificado, provado.  Daqui não podemos inferir que todas as crenças que se revelem verdadeiras, e por consequência as possamos considerar conhecimento. 
Exemplo: Posso estar convencido que um dado número irá sair na lotaria, mas se tal por hipótese ocorrer, isto não significa que possamos falar em conhecimento.

c) Justificação. Uma "crença" que se revela "verdadeira" não é nenhum conhecimento. Para que possamos considerar algo como conhecimento é necessário também que este se seja justificado por um conjunto de bons argumentos racionais, capazes de nos convencer que não se trata de um mero acaso ou coincidência.
Não podemos por último concluir uma "crença justificada" seja um conhecimento, é necessário que também seja verdadeira. Neste sentido, podemos definir o conhecimento como uma "crença verdadeira justificada".



Haverà objecções a esta teoria? Quais?






Lola

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