sábado, 24 de outubro de 2015

Filmes e Filosofia




Filmes em Filosofia




Quando a diretora alemã Margarethe vonTrotta foi abordada para fazer um filme sobre a cobertura do julgamento de Adolf Eichmann da filósofa Hannah Arendt, ela ficou pouco menos do que entusiasmada. "Como", perguntou ela: "Posso fazer um filme sobre um filósofo, alguém que se senta e pensa?" Colocar intelectuais em filme, assumiu ela, não seria fácil: sentar-se e pensar é praticamente o que eles fazem. É verdade que há muito pouco entusiasmo cinematográfico no dia-a-dia, normalmente trata-se mais de um caso de Bob Jones e o Conselho de Estudos do que de Indiana Jones e o Templo da Perdição.
No entanto, muitos filósofos, na verdade, levaram vidas muito interessantes e bastante coloridas, de modo que a escassez de filmes sobre filósofos - fictícios ou reais - sempre me pareceu surpreendente. Eu sempre senti que uma coloridíssima, assustadoramente opulenta cinebiografia do esteta da Escola de Frankfurt Walter Benjamin - dirigida por BazLuhrmann, é claro - ofereceria uma viagem muito emocionante: Moulin Rouge encontra o materialismo dialético.
Blockbusters recentes concentraram-se nas histórias de matemáticos e físicos em detrimento dos seus primos na faculdade de filosofia.  O ano passado viu o lançamento de TheImation Game, sobre Alan Turing, e The Theory of  Everything, sobre a vida de Stephen Hawking. Nós podemos também apontar para o sucesso de Uma Mente Brilhante (2001) de Ron Howard, sobre o teórico da teoria de jogo John Nash, e Good WillHunting  (1997), em que Matt Damon interpreta um perturbado prodígio da matemática. 

Os protagonistas nesses filmes passaram a vida a braços com os tipos de perguntas que os não-especialistas certamente não conseguem compreender em profundidade, mas os estúdios têm sido subestimados.Como qualquer pessoa que ensinou alunos de graduação sabe, conseguir que uma audiência se invista num assunto de que não sabem nada não é fácil. Os cineastas conseguem contornar esta situação, colocando as vidas emocionais e relacionamentos desses personagens da frente e centro, o que permite ao público ver o seu trabalho intelectual como a elaboração de conflitos pessoais e internos.
Este compromisso apresenta muitas dificuldades, no entanto: um crítico do New York Times  descreveu TheTheory of Everything como "uma conspurcação do trabalho científico do Dr. Hawking, deixando os espectadores no escuro sobre exactamente porque que ele é tão famoso". Misturar conteúdo intelectual com emoção dramática significa, inevitavelmente, diluir a primeira, com resultados mistos: nessa revisão, o crime específico foi o filme afastar-se de mostrar como Hawking "minou noções tradicionais de espaço e tempo" e em vez disso "apelarem a sensibilidades religiosas sobre o que o seu trabalho diz ou não sobre a existência de Deus, que na verdade, é muito pouco ".
Tudo isso significava que o mais recente filme de Woody Allen - uma tentativa de trazer a filosofia para um modo de cinema mais tradicional – chamou a minha atenção. Allen sempre gostou de pensar em si mesmo como um cineasta bastante cerebral - podemos observar o cameo de Marshall McLuhan em AnnieHall  (1977), ou que as alusões que Match Point  (2005) faz a Crime and Punishment de Dostoiévski . As notas de produção de Irrational Man orgulhar-se de o filme envolver "grandes ideias", também. Então, quão longe iria agora o filme explorar questões filosóficas genuínas e argumentos? E tal aconteceria em detrimento da narrativa ou do nosso envolvimento emocional com as personagens?







Irrational Man, com abertura no Reino Unido nesta semana, apresenta Joaquin Phoenix como um gordo semi-alcoólico e filósofo-depressivo. Abe Lucas, que não consegue terminar o seu livro sobre Martin Heidegger. Abe deve ensinar durante o verão na universidade ficcional de Braylin, o tipo de ambiente banhada pelo sol que diz ao público que o romance está no ar. Muitas das normais convenções do romance de campus estão aqui, especialmente nas suas manifestações de David Lodge  (Changing Places) ou PhilipRoth  (The Human Stain). Abe vê seus esforços intelectuais como desesperados: todos os seus protestos e ativismo são inúteis, a filosofia é apenas muito palavreado vazio e ele está tão cansado e niilista que usa frases como "o analgésico de um orgasmo". Claro, isso torna-o irresistível para o corpo discente e corpo docente, ao invés do tipo de pessoa que, na realidade, você evitaria numa conferência.
Inevitavelmente, o seu aluno mais talentoso é, por acaso, a mulher mais jovem e atraente da sua classe, Jill Pollard, interpretada por Emma Stone, sendo que esta escreve um artigo que aparentemente oferece uma crítica fortíssima do próprio trabalho de Abe e  o seu interesse é despertado. (Fora da tela, se pensasse que os seus alunos de graduação estavam a escrever um trabalho que realmente estava a sabotar as fundações do seu próprio, provavelmente concluiria que tinha bebido demais e / ou que precisava de pensar devera com muito cuidado sobre a próximo ciclo do quadro de excelência em pesquisa.)
Os pais de Jill são professores tensos. Jamie Blackley interpreta o seu doce namorado Roy, um personagem bastante branda que veste sweaters de tricô, pelo que o seu destino como um corno está mais ou menos selado desde o início. Não admira que Jill não possa resistir a Abe, que toma goles regulares da sua garrafa de bolso, gregariamente deturpando o imperativo categórico de Kant, e que joga roleta russa numa festa da fraternidade para expressar o seu interesse intelectual na oportunidade e indeterminação. Para a primeira metade do filme, Allen dá-nos um campus peculiar com a ocasional citação de Kierkegaard deixada cair dentro, tudo apoiado pelo estridente piano de jazz do Trio Ramsey Lewis.
Filmes sobre filósofos que pisam a linha entre a biopic e o cinema narrativo são mais frequentemente nominativos e discursivos. Mais recentemente, Martin McQuillan, pro vice-reitor de pesquisa na Universidade de Kingston e a diretora Joanna Callaghan embarcaram numa dramatização ambicioso de O cartão postal Jacques Derrida  - um belo, se ilegível, livro de 1980 sobre a escrita de cartas, a assinatura, amor, Sócrates, e a morte, que consiste em ficcionais "cartas de amor" e ensaios sobre Freud. Amor no Correio (2014) abraça o ecletismo formal e temática de Derrida: em torno do relacionamento central de um estudioso de literatura ficcional e sua enigmática esposa orbitam comentários críticos sobre Derrida de líderes acadêmicos e reflexões de Callaghan sobre a filmagem do infilmável. O filme é desconcertante e encantador; a  sua qualidade indescritível convoca a expansividade do pensamento de Derrida.
Mas não é exatamente um filme que se assista pelo enredo. Pode ser muito difícil injetar no filosofar o tipo de emoção cinematográfica concreto que é necessária a blockbusters tradicionais - daí a cena da roleta russa em IrrationalMan.
No entanto, o filme de Allen faz uma tentativa ousada. No seu terço médio, ele emenda o campus com algo semelhante à Corda de Alfred Hitchcock ou de fato Strangerson a Train. Abe, ouvindo uma conversa casual num restaurante sobre uma batalha de custódia e um juiz corrupto, decide que está perfeitamente posicionada para cometer o crime perfeito, sem que o juiz saiba e aparentemente sem motivo.





Fonte: 
Heimatfilm / Kobal
Savant em celulóide: Barbara Sukowa no papel-título de Hannah Arendt

Este é um momento verdadeiramente epifânio para Abe: ele começa a comer o pequeno-almoço, é capaz de ter uma ereção novamente, e começa a desfrutar de longas caminhadas ao longo da praia. O assassínio torna-se um ato de significado metafísico e pessoal muito mais significativo do que ajudar as vítimas do furacão Katrina ou escrever para o The New York Times, os compromissos ativistas são agora por ele desprezados. Isto torna-se a sua obsessão, e nós caímos mais fundo no seu monólogo conspiratório interno.
Felizmente, a trama de assassinato faz restaurar um pouco da energia da de facto cansada narrativa e traz um pouco de carne filosófica para o filme. A decisão de Abe para assassinar o juiz pode, talvez, ser lida como a inversão da famosa frase de André Breton: "O mais puro ato surrealista é penetrar numa multidão com uma arma carregada e disparando nela aleatoriamente." Abe, ao contrário, espera para cometer um muito especial homicídio. No entanto, como uma deliciosa reviravolta do filme que tenuemente mostra, são aleatoriedade e a contingência que desfazem o seu plano cuidadosamente costurado. Espero que eu esteja dando ao filme demasiado crédito por sugerir que, ironicamente, esvazia o ridículo e auto engrandecedor "único ato significativo" de Abe, mostrando um mundo de muito maior caos e complexidade do que a sua obsessão algo solipsista com a "escolha" individual e "liberdade" pode compreender.
Uma das coisas deliciosas sobre Love in the Post é que o seu estilo auto-reflexivo irónico podem perfurar algumas pretensões; Abe seria um personagem muito mais envolvente fora o seu narcisismo desinflado de tempos a tempos, mas o filme raramente oferece tais ocasiões. Os suaves pastéis do estilo visual do filme retiram pungência às "grandes ideias" nas quais Allen diz estar tão interessado nas notas de produção do filme. Há provavelmente menos resumos breves dos grandes pensadores da tradição filosófica do que há planos luminosos de pernas de alunas de graduação a passarem através das cenas (um tique visuais cronometrado imediatamente por um colega que me acompanhou até à sessão). O Atlântico foi contundente: o mais recente filem de Allen consiste em "fantasias tediosas e escuras", cheias das suas predileções e neuroses "específicas".

Então como é que o esforço de Allen se compara com outras tentativas de trazer a filosofia para o grande ecrã? 

Apesar de suas preocupações iniciais Hannah Arendt (2012), de von Trotta, acabou por ser um bom exemplo de um filme um pouco mais intelectualmente substancial do ponto de vista da narrativa. Representar pessoas que se sentavam a pensar é complicado, mas uma configuração muito bem estilizada pode ajudar. Enquanto que Arendt (interpretada por Barbara Sukowatautly) rumina em Jerusalém sobre a escrita de Eichmann, apresentam-se-nos montagens periódicas de si deitada no sofá fumando, ou batendo furiosamente  na sua máquina de escrever, tudo no seu belo e detalhado apartamento em Upper West Side.

O relacionamento de Arendt com seu mentor e ex-amante Martin Heidegger é uma parte fundamental do desenvolvimento da personagem. O filme é parcialmente eficaz porque entrelaça o interesse filosófico dela em questões de pensamento e ser como são apresentadas ao julgamento de Eichmann com sua ligação pessoal com o próprio Heidegger (interpretado por Klaus Pohl). Personagens do filme reivindicam que o seu compromisso romântico para metafísica alemã de Heidegger distanciou dela, como emigrante judia-alemã, de sua "verdadeira" identidade judaica. É esta relação que impulsiona o antagonismo de Arendt perante espetáculo do julgamento de Eichmann em Israel e o seu questionamento do papel dos Conselhos Judeus no Holocausto.

Mas, para uma masterclass sobre colocar o que Adorno chamou de "a ciência melancolica" em filme, é preciso virar-separa Violette (2013), de língua francesa  dirigido por Martin Provost. Violette segue a voluntariosa e brilhante romancista francesa do período pós-guerra Violette Leduc, autora de In the Prisonof Her Skin and Starved, interpretado com vulnerabilidade e panache por Emmanuelle DevosO motor do filme, no entanto, é a relação dela com Simone de Beauvoir, jogada, como The New York Times colocou, como um "cruzamento entre uma dominatrix e uma madre superior", pela austera Sandrine Kiberlain.

De Beauvoir é a mentora de Leduc, e ela traz a intensidade política e intelectual do seu trabalho: "Escreva tudo! Diga tudo! Deves ir mais longe! ", Ela exorta Leduc, ao ler um rascunho inicial de sua obra-prima In the Prison of Her Skin and Starved.Ela é uma acérrima defensora dos romances explícitos e dolorosos de Leduc sobre a experiência das mulheres para o conjunto editorial facilmente intimidado e misógino parisiense.
As suas cenas conjuntas são de tirar o fôlego: de Beauvoir é proibidora, fria, repreensiva e também nervosa perante a perspectiva de que os talentos de Leduc podem eclipsar os dela. A obsessão de Leduc é inicialmente sufocante, e reprova as explosões emocionais dela, como se a dor de Leduc fizesse ceder o severo projeto filosófico existencialista de Beauvoir, mesmo quando ela precisa de Leduc tanto quanto esta precisa dela.

As internas e desiguais contendas da sua relação comunicam o desabrochar de uma consciencialização política e filosófica de ambos os autores, enquanto que Beauvoir concluí O Segundo Sexo e Leduc escreve sobre sua experiência como uma mulher que foi frustrada toda a sua vida.
As apostas para a filosofia e as relações que nos permite ter com os outros, são muito mais elevados em Violette do que são para Abe, cujos planos para cometer assassinato são apenas uma rota para algum tipo de difusa auto-realização. 



Usar o pensamento para tentar transformar o mundo em Violette é preocupante, perigoso e emocionalmente desgastante; em Irrational Man, o melhor que a filosofia pode fazer é ressuscitar o libido de um professor universitário em envelhecimento. 


Independentemente das suas expectativas do filme mais recente de Allen, se você estava à espera de algo que atraísse um público mais amplo para o “corte e perfuração” do argumento intelectual e da reflexão, então este não é o que estava à espera: ao invés filosofia é reduzido a frases soantes que ajudam a Abe a justificar as suas ações criminosas. 


Vamos torcer para que, no futuro, mais cineastas possam encontrar os meios para dramatizar o quão intelectualmente e eletrizante a filosofia pode ser.


10 de setembro de 2015

Benjamin Poore é um teachingfellow na Escola de Inglês e Drama na Queen Mary Universityof London. Ele é também pesquisador-em-residência do conselho de pesquisa de Artes e Humanidades no Museu Freud.


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Tradução livre do aluno
 Pedro Justo
11° A


OBRIGADO!
                                             Lola

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