sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Teorias do livre - arbítrio





Teorias do livre arbítrio


Qual o problema do livre arbítrio?

Somos verdadeiramente livres?

Temos efectivamente controlo sobre as nossas acções?
Será possível compatibilizar a liberdade humana com aspectos que parecem anula-la?

Como definir os conceitos?

DETERMINISMO - é uma teoria segundo a qual todos os acontecimentos do universo, incluindo as realizações humanas, estão submetidas a leis da natureza causal, ou seja, tudo é efeito de uma causa anterior.

LIVRE - ARBÍTRIO - é a vontade consciente de um sujeito livre e responsável.

Que respostas para este problema?

Estas são as  respostas possíveis para o problema:

1 - Determinismo (radical ou absoluto) ou Incompatibilismo
2 - Indeterminismo
3 - Compatibilismo ou determinismo moderado
4 - Libertismo


1 -  INCOMPATIBILISMO OU DETERMINISMO RADICAL 

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – A liberdade não é compatível com a força que a anula: a causa.
Tese que defende que as acções humanas são determinadas por causas necessárias (impossíveis de ser alteradas), são previsíveis e inevitáveis, portanto o ser humano não é livre.

ARGUMENTOS

·   Se o ser humano faz parte do mundo natural, então terá que obedecer às mesmas leis que os restantes fenómenos e seres. Desta forma, não há qualquer tipo de liberdade e, consequentemente, livre-arbítrio.
·  Se o passado controla o futuro, ou seja, se a uma causa se segue necessariamente um efeito e nós não podemos controlar as causas, isso significa que o ser humano não tem o poder para interferir no processo Causa-Efeito (não pode controlar a forma como a causa gera um efeito). Logo, não é livre.


CONSEQUÊNCIAS / CRITICAS

 As acções humanas são inevitáveis;
 As acções humanas são meros efeitos de causas que não controlamos;
 Não podemos ser responsabilizados pelas acções;
 Se não podemos ser responsabilizados pelas nossas acções, então a noção de justiça   e as ideias de Bem e Mal não fazem sentido;

 NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO



2 -  INDETERMINISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade não é compatível com as forças que a anulam: o acaso e o aleatório. 
Tese que defende que as acções humanas são o resultado imprevisível do acaso e são indeterminadas, portanto o ser humano não é livre.

  ARGUMENTOS

·     Assim como num sistema microfísico não podemos prever o comportamento das partículas porque sobre elas actua o acaso, também não podemos prever as acções humanas – são imprevisíveis ou apenas prováveis. Assim, se o acaso controla as acções humanas, então tais acções não dependem da vontade livre do agente.


CONSEQUÊNCIAS
As acções humanas são aleatórias ou fruto do acaso.
 As acções humanas são imprevisíveis, portanto não são livres.
O agente não pode ser responsabilizado.

NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO

DILEMA DO DETERMINISMO:
Tanto a tese Determinista como a tese Indeterminista, apesar de partirem de argumentos contrários, chegam à mesma conclusão: a negação da liberdade e da responsabilidade. 
Se o Determinismo for verdadeiro, as acções estão dependentes de causas que o agente não domina, logo não são livres. 
Se o Indeterminismo for verdadeiro, então as acções estão dependentes do acaso e não da vontade do agente, logo não são livres.


3 - COMPATIBILISMO OU DETERMINISMO MODERADO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade é compatível com o determinismo (forças que a anulam). 
Tese que defende que é possível compatibilizar o determinismo com a vontade livre, ou seja, aceita-se o determinismo do mundo natural mas também que há espaço para a liberdade e responsabilidade humanas.


ARGUMENTO 

·  Mesmo que as nossas acções sejam determinadas ou causadas, podemos sempre agir de maneira diferente, se assim escolhermos. 


CONSEQUÊNCIAS /CRITICAS
Se, apesar de determinados podemos agir livremente, então não só somos livres como responsabilizados.

RESOLVE O DO PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO


4 -  LIBERTISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – Não há compatibilidade entre a liberdade e o determinismo, pois somos absolutamente livres.
Tese que defende, de modo radical, a liberdade e a responsabilidade humanas, ou seja, o ser humano não é determinado, pois ele tem o poder de se auto determinar através da sua mente.


ARGUMENTO

·    A vontade do ser humano não é causalmente determinada nem aleatória, pois o agente tem o poder de interferir no curso normal das coisas, através da sua mente.
·   Assim, defende-se uma separação entre o corpo e a mente, sendo que esta última está fora do domínio das leis da Natureza que determinam o ser humano. A mente é capaz de se auto determinar.


 CONSEQUÊNCIAS

Se o ser humano é capaz de se auto determinar, então ele é absolutamente livre e responsável.

NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO






                                             Lola



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