domingo, 2 de dezembro de 2018

Preparação Testes 10° Ano







Preparação  2º Teste - 10°Ano 


(Flexibilidade Curricular)


Estrutura 

  •  Itens de escolha múltipla - 5x10
  •  Exercícios de Lógica Proposicional - 6x20
  •  Itens de resposta extensa - 1x30

Tempo : 50 minutos


Competências
Lógica proposicional

  1. Identificar e distinguir Proposições Simples e Compostas. 
  2. Reconhecer a Forma padrão  
  3. Identificar os 4 tipos de proposições categóricas. 
  4. Aplicar o quadrado da oposição.
  5. Negar proposições categóricas. 
  6. Identificar e aplicar a  contraditória de uma proposição.
  7. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
  8. Identificar e distinguir Proposições Compostas/Complexas: Negações, Conjunções, Disjunções inclusivas e exclusivas, Condicionais e Bicondicionais.
  9. Identificar os símbolos representativos das conectivas proposicionais
  10. Identificar variáveis proposicionais. 
  11. Identificar Operadores Verofuncionais. 
  12. Aplicar regras das proposições complexas.
  13. Formalizar as proposições aplicando os aplicar os operadores e as letras que representam as proposições.
  14. Fazer o dicionário de proposições dadas.
  15. Saber aplicar tabelas de verdade para identificar em que condições uma proposição é verdadeira ou falsa.
  16. Identificar Inferências ou argumentos válidos
  17. Identificar uma inferência:Modus Ponens e Modus Tollens
  18. Formalizar simbolicamente os argumentos. Ver AQUI
  19. Determinar o seu valor de verdade recorrendo a tabelas de verdade.
  20. Reconhecer as falácias do Modus Tollens e Modus Ponens:Negação do antecedente e Afirmação do consequente
  21. Distinguir no texto o tema, o problema, a tese, os argumentos e a conclusão.
  22. Interpretar um texto filosófico e assumir uma posição crítica face ao problema em análise pelo autor do texto.



Questões de preparação
Exercícios

O que é a lógica?

Através da lógica proposicional é possível avaliar a validade de um argumento. Um inspector de circunstância, com o recurso às tabelas da verdade, pode revelar se um argumento é válido pela simples constatação da presença ou não de circuntâncias que possuem premissas verdadeiras e conclusão falsa.



Em lógica proposicional aplicamos determinadas letras para substituir as proposições, tal como em aritmética substituímos números por letras: 2+3=5 pode-se exprimir por X+Y=Z quando queremos dizer qualquer número.

Distinga Proposições simples e complexas? Exemplifique.


As proposições podem ser simples (ex.: “Rodolfo come peixe”) ou compostas (enunciados compostos por 2 ou mais proposições simples articuladas entre si ex.: “Rodolfo come carne e peixe”)

 Quantas proposições temos no exemplo?

Duas: Platão é grego e Sócrates é Grego. De seguida vamos substituir cada proposição por uma letra

p: Platão é grego.
q: Sócrates é grego.

Então, substituindo as proposições por letras, fica:
P e Q
logo, P

O que sãovariáveis proposicionais?


São as letras que substituem as proposições

O  que é uma conetiva (ou operador) proposicional?

Utilizamos conectivas proposicionais para expressar determinadas formas lógicas. Entende-se por conectiva expressões que se podem acrescentar a uma frase ou frases, formando assim novas frases:

Por exemplo: se juntarmos a expressão «ou» às frases «Platão era romano» e «Platão era grego», ficamos com a frase «Platão era romano ou Platão era grego».


Existem muitas formas conectivas: Penso queacho que, porque...não são frases mas que servem para gerar uma frase se for colocada alguma depois dela.

O que é uma conectiva verofuncional?

Uma conectiva proposicional é verofuncional quando o valor de verdade da proposição com a conectiva é inteiramente determinado pelo valor de verdade da proposição ou proposições sem conectiva. Ou seja, 


O que é uma tabela de verdade?

Uma tabela de verdade é um dispositivo gráfico que permite exibir as condições de verdade de uma forma proposicional dada. 

Como e quando se colocam os parentises  nas proposições complexas?

Os parêntesis usam-se sempre que é necessário isolar uma conectiva dominante, para se “dar força” (âmbito da conectiva) a uma conectiva de menor dominância. 

Ordem decrescente de dominância das conectivas: equivalência, implicação, conjunção, disjunção, e negação. 

Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas quanto ao seu valor de verdade. 

Ou seja, a dominante é a última a ser avaliada.

Exs.: Negação ~ (p  q Þ r)
          Conjunção ~ p  (q  r)
          Implicação ~ p  q  r 

Traduza em linguagem simbólica os seguintes enunciados e saliente a conectiva dominante:

Não é verdade que Ana tem saúde e trabalha
Pedro não tem saúde e trabalha
Se Manuel tem saúde e trabalha, então ganha dinheiro
Rui tem saúde e, se trabalha, então ganha dinheiro

(p  q ) negação 
~ p  q    conjunção
 p  q   implicação 
 (q   conjunção 

Negação ~ + 
Disjunção  ++ 
Conjunção  +++ 
Implicação  ++++ 

Equivalência ↔++++++ 

Dominância máxima (maior âmbito) Dominância mínima (menor âmbito)

Conectiva principal de uma fórmula.

 Esta aplica-se a toda a fórmula, de modo que na construção de tabelas de verdade com mais do que uma conectiva, avança-se das conectivas de menor âmbito para as de maior âmbito, sendo que o resultado final da tabela surge na conectiva principal (a última operação a efectuar). 

Para determinar se um argumento é válido, segundo o método das tabelas de verdade , procede-se aos seguintes passos :

  • Elabora-se o dicionário, atribuindo uma letra proposicional/variável de fórmula (ex.: p, q, r, s …) a cada proposição simples;
  • formaliza-se o argumento ( tradução em linguagem simbólica : variáveis ordenadas segundo a sequência, as conectivas que as articulam e os parêntesis curvos ou rectos quando necessário);
  • constrói-se a      tabela operacionalizando as conectivas lógicas desde as de menor âmbito ou dominância à de maior âmbito (que expressará o resultado da tabela);

A elaboração da tabela segue o mesmo procedimento  da elaboração das tabelas de verdade de cada uma das conectivas.


Exemplos de questões do Teste:

Traduza numa tabela de verdade a seguinte proposição:

«O professor vai ganhar a lotaria ou os alunos vão ganhar» 
  • caso os dois ganhem (inclusiva)



P  Q
P  v  Q
V  V
V  F
F  V
F   F
V
V
V
F

  • Se fôr só um a ganhar (exclusiva)


P  Q
P v  Q
V  V
V  F
F  V
F  F
F
V
V
F


1.  Identifique  e formalize as seguintes proposições: 

a)   “Se Platão era filósofo então não era sábio.” CONDICIONAL.  Forma lógica:(P~Q )
b)  “Sempre que rio, sinto-me bem” CONDICIONAL. (PQ)   
c)   “Não existem burros na escola” NEGAÇÃO.    ~P 
d)  “Ou o Amor existe ou a vida não faz sentido” DISJUNÇÃO EXCLUSIVA. (PV~Q)  
e)   “O Homem é um animal racional e não é um monstro” CONJUNÇÃO. (PΛ~Q)
f)    “Nem o Pedro nem a Rita  vão a Paris” CONJUNÇÃO. (~PΛ~Q)  
g)  "Só estudo Filosofia se e só se me derem um livro”  BICONDICIONAL. (P Q)


2. Considere as seguintes proposições:

          P - Romeo é professor
          Q - Romeo é pintor

   Escreva em linguagem natural

        a.  p ^q        Romeo é professor e Pintor
b      b.  pvq         Romeo é professor ou Pintor
c      c.  ~pv~q     Romeo não é Professor ou não é Pintor
d      d. ~p^~q      Romeo não é Professor e não é Pintor
e      e.  ~qv~p     Romeo não é Pintor ou não é Professor


3. Escreva as fórmulas que traduzem as proposições seguintes.

a) Sócrates é filósofo ou político.  PvQ 

b) É falso que Sócrates não seja Filósofo P

c) Se Sócrates é filósofo, então não é político nem é jurista       P ~(Q^R)



Dicionário

P- Sócrates é filósofo

Q – Sócrates é político

R – Sócrates é jurista.


4. Formalize os seguintes argumentos:


A - Se somos livres, então poderemos agir de modo diferente. As pessoas não podem agir de modo diferente. Logo, as pessoas não são livres.

Forma canónica:

(1) Se somos livres, então podemos agir de modo diferente.
(2) As pessoas não podem agir de modo diferente.
(3) Logo, as pessoas não são livres.


Dicionário:

P - Somos livres
Q- Podemos agir de modo diferente

Formalização:

(P  Q), 
¬Q 
 ¬P 

B -  Se somos livres, podemos escolher as nossas ações. Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determinados. Portanto, se somos livres, não somos determinados.

Forma canónica:

(1) Se somos livres, podemos escolher as nossas ações.
(2) Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determidados.
(3) Logo, se somos livres, não somos determinados.

Dicionário:

P- Somos livres
Q- Podemos escolher as nossas ações.
R- Somos determinados.


Formalização:

(P Q),
 (Q  ¬R)
  (P  ¬R)

C - Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir. Mas a existência é uma perfeição. Além disso, é verdade que Deus tem por definição todas as perfeições. Logo, Deus por definição tem de existir.

Forma canónica:

(1) Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir.
(2) A existência é uma perfeição.
(3) Deus tem por definição todas as perfeições.
(4) Logo, Deus por definição tem de existir.

Dicionário:

P- A existência é uma perfeição.
Q- Deus por definição tem todas as perfeições
R- Deus por definição tem de existir.


Formalização:

((PQ) R), P, Q  R) 


5. Considere a conjunção "A Filosofia é agradável e o Mar também"
Se "A Filosofia não for agradável", a conjunção é verdadeira ou falsa?
    
FALSA.
 Para uma conjunção ser V  têm as proposições conjuntas de ser ambas  verdadeiras.

6. Considere a condicional “Se cantar, choro”  Se considerarmos que o antecedente é verdadeiro e o consequente falso a condicional é verdadeira ou falsa? 

FALSA .
Uma proposição condicional só é F quando o antecedente é V e o consequente F.

7. Os argumentos que se seguem são válidos? Justifique a sua resposta.

a)Ninguém pode estudar e simultaneamente estar a conversar nas redes sociais. O Pedro conversa nas redes sociais. Logo, não estuda. 

Não Válido. 
Falácia da Afirmação do consequente.

P- Pedro estuda
Q - Pedro conversa nas redes sociais

ou P ou Q
  Q
  logo não P
  

b) Para tirar positiva no teste, bastaria ter estudado pelo menos uma tarde. Ora, tirei positiva no teste. Portanto, estudei pelo menos uma tarde. 

P- Tirar positiva no teste
Q - Estudar, pelo menos, uma tarde

P então Q. 

Válido pois segue a regra do Modus Ponens.


c) Ninguém pode estudar e simultaneamente estar a conversar nas redes sociais. É certo que a Marta não está a conversar nas redes sociais. Portanto, estuda.  


d) Para tirar positiva no teste, bastaria ter estudado pelo menos uma tarde. Tirei negativa no teste. Logo, é certo que não estudei sequer uma tarde. 




8.  Teste a  validade da seguinte forma argumentativa através de um Inspetor de circunstância. 

      ¬(P^Q), P logo Q  



P

Q

¬  (P^Q)

P

Q

V

V

V

V

V

V

F

F

V

F

F

V

F

F

V

F

F

F

F

F





R: A forma argumentativa é válida, porque na única circunstância em que as premissas são ambas verdadeiras a conclusão também é verdadeira.


Se estudar, tenho boa nota
 estudo
 Logo, tenho boa nota

MODUS PONENS INFERÊNCIA VÁLIDA
Afirmação do antecedente

P
Q
P→Q
 P
 Q
 V
 V
 V
 V
 V
 V
 F
 F
 V
 F
 F
 V
 V
 F
 V
 F
 F
 V
 F
 F
.
 É falso que copiei ou menti no teste. 
Logo, não copiei e não menti.

INFERÊNCIA VÁLIDA -APLICAÇÃO DAS LEIS DE MORGAN
Na tabela de verdade os valores de verdade das premissas



P
Q
 ~(PVQ)
~PΛ~Q
 V
 V
 F
F
 V
 F
 F
F
 F
 V
 F
F
 F
 F
 V
V



E não esqueça... 


LINGUAGEM NATURAL
CONECTIVAS PROPOSICIONAIS
SÍMBOLOS DAS CONETIVAS
“não…”
“não é verdade que…”
“é falso que…”
Negação
¬
“… e …”
“tanto…como…”
“…, mas também…”
Conjunção
˄
“… ou…”
“…a não ser que…”
Disjunção inclusiva
V
“…ou…ou…
Disjunção exclusiva
V
“Se… então…”
“… desde que…”
“…só se…”
Condicional
“…se e só se…”
“… se e somente se…”
“condição necessária e suficiente”
Bicondicional



                                       Lola


5 comentários:

  1. Bom dia
    Talvez desta forma acabe o meu Karma. Disciplina de Filosofia é "coisa" que o meu adolescente "não percebe nada"!
    Pode ser que desta forma ele se entusiasme.
    Muito Obrigada pela forma como expõe a matéria.
    Maria Nunes

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  2. Gostei imenso, obrigada pelo recurso,
    Muito útil!

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