terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Filosofia da Arte: Exercícios 1



Filosofia da Arte: 
Exercícios 1
(Teorias essencialistas da Arte)



GRUPO I

1. Os valores seguintes são estéticos:
A. Beleza, originalidade, utilidade, harmonia
B. Harmonia, graciosidade, justiça, expressividade
C. Expressividade, graciosidade, harmonia, originalidade
D. utilidade, graciosidade, profundidade, intensidade.

2. Uma teoria da arte tenta definir a essência da arte quando apresenta:
A. As propriedades que fazem de algo arte
B. Uma definição implícita de arte
C. Uma definição artística de arte
D. As propriedades comuns à grande maioria das obras de arte.

3. A teoria da arte como imitação defende que a arte imita:
A. A natureza e toda a realidade
B. Os objectos físicos da natureza
D. A natureza e os comportamentos humanos
D. A natureza, os comportamentos humanos e os conceitos.

4. Segundo a teoria da arte como expressão, a obra de arte consiste:
A. Numa ideia na mente do artista
B. Num objecto feito para exteriorizar uma ideia
C. Na  expressão da emoção do artista 
D. No pensamento do público que aprecia a obra.

5. A música e a arquitectura estão entre as artes que maiores problemas levantam à teoria:
A. da arte como imitação
B. da arte como expressão
C. da arte como forma
D. da arte como forma e da arte como imitação.

6. Exigir que o artista sinta sempre tudo o que a sua obra exprime é um argumento:
A. Contra a teoria da arte como imitação
B. A favor da teoria expressivista
C. A favor das teorias expressivista e arte como imitação
D. Contra as teorias expressivista e arte como imitação

7. Uma obra de arte colectiva  não será obra de arte, é uma critica à teoria:
A.  Arte como imitação
B. Arte como expressão
C. Arte como representação.
D. Arte como expressão e imitação.

8. Há obras de arte que não expressam nenhuma emoção ou sentimento do artista. Esta afirmação é:
A. Uma critica à teoria da arte como imitação
B. Uma critica à teoria expressivista
C. Um argumento a favor da teoria expressivista
D. Um argumento a favor da teoria da arte como representação.

9. A filosofia da arte estuda:
A. Juízos de gosto e juízos de belo
B. A origem dos juízos de gosto
C. Problemas, teorias, argumentos e contra argumentos relativos à arte
D. Somente a definição de arte e de obra de arte

10. Estudar as propriedades intrínsecas da arte, é o objectivo de:
A. Arte como representação
B. Arte como expressão
C. Arte como imitação
D. Teorias essencialistas da arte.

11. A teoria formalista da Arte defende que uma obra de arte só o é se:
A. Gerar emoções no espectador
B. Exprimir as emoções do artista
C. Imitar o real
D. Possuir uma forma significante que pode ser apreciada esteticamente

12. Uma das principais objecções à teoria formalista da Arte é:
A. A forma, também, depende do conteúdo
B. O conteúdo é sempre mais importante do que a forma
C. O conteúdo é, muitas vezes, mais importante do que a forma
D. O conceito de forma significante é demasiado vago


13. De acordo com Collingwood, a arte como ofício

A. tem por objetivo provocar na audiência emoções previamente definidas.

B. é a expressão imaginativa das emoções do autor.

C. é uma forma de clarificação dos sentimentos do artista.

D. não pode ter a emoção suscitada na audiência como objetivo previamente definido.

Nota: Collingwwod distingue "arte como oficio" de "arte autêntica". A primeira é, por exemplo, a olaria; a segunda é nas próprias palavras de Collingwood "Um objeto é uma obra de arte se e somente se além de ser um artefacto, exprime com imaginação emoções do artista."

14. “Aquele pintor pinta de tal forma que quase não se distingue um objeto pintado do objeto real.” Esta afirmação diz respeito à

A. Teoria institucional.

B. Teoria historicista.

C. Teoria expressivista.

D. Teoria representacional.



GRUPO II

Integre, justificando, cada uma das obras de arte na respectiva teoria:

A.  Arte como forma significante - Provoca no espectador sentimentos de harmonia, ternura, cumplicidade, delicadeza, quietude, pureza.....

August Renoir, As duas irmãs, 

B. Arte como imitação - o artista tenta imitar ou representar fielmente o real.




C. Arte como Expressão - o artista representa um sentimento de solidão, revolta, angústia, agonia, terror, desespero....



D. Arte como imitação/representação - o artista representa a realidade sem envolver qualquer sentimento.




Mark Pettit, 1959

GRUPO III

Identifique os juízos estéticos e juízos não estéticos:

1.As musicas de Bethoven são intensas. Juízo Estético
2. Bethovan é um compositor surdo.
3.A ponte da Arrábida é de uma elegância extrema. Juízo Estético
4. A ponte da Arrábida foi idealizada pelo grande arquitecto Edgar Cardoso.
5. Os Alpes franceses  são a cadeia montanhosa mais alta e mais extensa que se encontra inteiramente na Europa
6.Os Alpes franceses são lindíssimos. Juízo Estético
7.Os jardins do Chateau de Versalhes são sublimes. Juízo Estético
8.Os jardins do Chateau de Versalhes  cobrem cerca de 800 hectares de terra.


GRUPO IV

Indique o valor de verdade das seguintes afirmações:

1. O quadro "os girassois" de Van Gogh é extremamente valioso é um juízo estético. VERDADEIRO (se por valor se entender valor não económico)
2. Saber se um quadro de Matisse tem um valor estético objectivo ou se as diferentes apreciações não passam de opiniões subjectivas, é uma questão de estética. VERDADEIRO (questão do objectivismo e subjectivismo estético)
3. Os filósofos nunca usam uma teoria da arte para exprimir as suas posições acerca do que faz com que as obras de arte sejam esteticamente boas ou más.FALSO
4. Ter prazer em imitar e ver imitações é um fenómeno específico de certas culturas, o que enfraquece a posição da teoria da arte como imitação. FALSO
5. A teoria da arte como imitação é a mais antiga das teorias que tentam definir a arte. VERDADEIRO (Platão e Aristóteles)
6. Arte como representação é mais abrangente do a arte como imitação. VERDADEIRO (representar é muito mais que imitar).


GRUPO V

Responda, de uma forma breve, às seguintes questões:

1. O que é a estética?
2. Relacione Juizo de gosto e juizo estético.
3. O que entende por experiência estética?
4. Caracterize a experiência estética.
- A experiência estética é uma experiência contemplativa, de prazer desinteressado já que apenas aquilo que importa é a contemplação da obra de arte.
A experiência estética não depende do interesse prático e utilitário do objecto como ler um livro ou apanhar o autocarro. A experiencia estética não visa fins práticos nem depende da utilidade dos objectos em causa.
A experiência estética não está subordinada a interesses cognitivos ou morais: não visa ampliar o conhecimento (Não se pretende esclarecer cientificamente uma obra de arte, por exemplo o ano em que um quadro foi pintado), também não tem interesses morais como, por exemplo, analisar a moralidade do nu na arte.
5. Relacione Estética e Filosofia da Arte?
6. A que questões procura responder a Filosofia da Arte?
7. O que são Teorias essencialistas da Arte?
8. Apresente as teorias estudadas.
9. Qual o critério de Arte para cada uma delas?
10. Apresente criticas a cada uma delas.


GRUPO VI

Considere o seguinte texto e responda às questões:

"Ainda que os artistas não precisem de quaisquer teorias da arte para produzirem obras de arte, todos temos algum tipo de necessidade de compreender o que é isso da arte e como distinguir o que é arte do que não é. Assim, talvez o conhecido artista americano Barnett Newman tenha dito apenas uma parte da verdade quando afirmou que “a estética [ou teoria da arte] está para o artista como a ornitologia está para os pássaros”. Mesmo que os artistas dispensem as teorias, isso não significa que nós não precisemos delas para compreender o que os artistas criam, tal como estudamos ornitologia para conhecer melhor os pássaros, apesar de os próprios pássaros nada aprenderem com isso". 

                                                                                                                          Aires Almeida

1. Qual o tema do texto.
2. Explique a frase sublinhada no texto
3. O texto faz referência aos temas abordados pela Filosofia da Arte? Justifique.
4. Distinga sentido classificativo e valorativo da arte.
5. Poderemos identificar Belo e Obra de Arte? Justifique.




GRUPO VII
Confirme se compreendeu os seguintes conceitos:
  1. Estética
  2. Objecto estético
  3. Experiência estética
  4. Juízo estético
  5. Teoria do Belo, Teoria do Gosto, 
  6. Teorias essencialistas
  7. Arte como imitação
  8. Arte como representação: algo representa outra coisa se, e só se, um emissor tem a intenção de que algo esteja em vez de outra coisa e o receptor compreende essa intenção. Uma representação pode ser imitativa ou não imitativa: o sinal de aproximação a um cruzamento imita o mesmo mas o sinal de sentido proibido limita-se a representar essa proibição, sem imitar a sua forma.
  9. Arte como expressão
  10. Obra de arte no sentido classificativo ou descritivo significa que esse objecto pertence a uma determinada classe. Exemplo: estes objectos são obras de arte!
  11. Obra de arte no sentido valorativo ou avaliativo é reconhecer que esse objecto, além de pertencer à categoria das obras de arte, é um bom exemplar dessa categoria, ou seja, é uma boa obra de arte. Exemplo: este quadro é uma obra de arte!
  12. Criticas às teorias estudadas.



Nota: Ver, também, exercícios acerca da Filosofia da Arte neste BLOG)


                                             Lola

4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...