Desfado - Ana Moura
Quer o destino que eu não creia no destino
E o meu fado é nem ter fado nenhum
Cantá-lo bem sem sequer o ter sentido
Senti-lo como ninguém, mas não ter sentido algum
E o meu fado é nem ter fado nenhum
Cantá-lo bem sem sequer o ter sentido
Senti-lo como ninguém, mas não ter sentido algum
Ai que tristeza, esta minha alegria
Ai que alegria, esta tão grande tristeza
Esperar que um dia eu não espere mais um dia
Por aquele que nunca vem e que aqui esteve presente
Ai que alegria, esta tão grande tristeza
Esperar que um dia eu não espere mais um dia
Por aquele que nunca vem e que aqui esteve presente
Sentir-me triste
Só por me sentir tão bem
E alegre sentir-me bem
Só por eu andar tão triste
Só por me sentir tão bem
E alegre sentir-me bem
Só por eu andar tão triste
Ai se eu pudesse não cantar "ai se eu pudesse"
E lamentasse não ter mais nenhum lamento
Talvez ouvisse no silêncio que fizesse
Uma voz que fosse minha cantar alguém cá dentro
E lamentasse não ter mais nenhum lamento
Talvez ouvisse no silêncio que fizesse
Uma voz que fosse minha cantar alguém cá dentro
Ai que desgraça esta sorte que me assiste
Ai mas que sorte eu viver tão desgraçada
Na incerteza que nada mais certo existe
Além da grande incerteza de não estar certa de nada
Ai mas que sorte eu viver tão desgraçada
Na incerteza que nada mais certo existe
Além da grande incerteza de não estar certa de nada
A - LÓGICA
1 – Resuma o conteudo do texto. _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 – Transforme a parte do poema sublinhada por um texto
“com logica”. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Termine o seguinte raciocínio: Ou vou às aulas ou vou ao
concerto ...
__________________________________________________________________________________________________________________________________________
B – ARGUMENTAÇÃO (...e porque estamos na semana de eleições...)
4 – Como sabe, os políticos usam um discurso com determinados objectivos. Quais? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 – Além do discurso político, apresente outros tipos de discurso argumentativo nos vários sectores de uma sociedade. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C – CONHECIMENTO
6 – “Ana Moura conhece o Prince” O que é conhecer?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 – Distinga conhecimento vulgar e conhecimento cientifico. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8 – Identifique vantagens e riscos do avanço da ciência.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 – Filosofia: PORQUÊ? (duas razões) _________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
10 – Filosofia: PARA QUÊ? (duas razões)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Cada questão vale dez pontos.
Este teste
tem apenas como objectivo informar o professor sobre as capacidades de
problematização, conceptualização e argumentação dos seus alunos.
Todos
estes temas serão, convenientemente, abordados ao longo do ano lectivo.
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário