segunda-feira, 10 de março de 2014

Criticas à Fenomenologia

Foto André Teixeira


Críticas à Fenomenologia


Centremo-nos nos seguintes exemplos:
  • O bebé conhece o prato da papa;
  • O adolescente conhece as notas da pauta;
  • O médico conhece o diagnóstico do doente;
  • A cozinheira conhece os ingredientes do prato típico da região.

Nota: Os sujeitos que conhecem têm características diferentes como: idade, género, raciocínio, vivências, contexto, cultura e educação - que não são tidos em conta pela fenomenologia ( pois a fenomenologia só descreve a estrutura comum a todo o acto do conhecimento).


Será semelhante o conhecimento que a menina tem da  borboleta e que
Galileu tem da teoria da queda dos corpos ?




Que críticas se poderão fazer à Fenomenologia do conhecimento?
  • Ignora o contexto do S (sujeito) e do O (objecto) - descontextualizando-os;


  • Limita-se a descrever, quando o essencial da Filosofia é interpretar o que origina várias perspectivas ou teorias - por exemplo, o EMPIRISMO e o RACIONALISMO como respostas ao problema da origem do conhecimento;


  • Limita-se a descrever o essencial ou que é comum a todo o conhecimento, não distinguindo tipos de conhecimento;


  • Para a fenomenologia, S e O são entidades abstractas, "fora do mundo";

  • A fenomenologia vê o conhecimento como um acto, é algo de estático e nós sabemos, desde Jean Piaget,  que o conhecimento é um processo dinâmico.

  • Poderemos entender a fenomenologia como um método redutor e limitado de análise do conhecimento.

Síntese:

  • A fenomenologia é um método que permite encontrar a estrutura comum a qualquer conhecimento, procurando o que é essencial e se encontra em todo o tipo de conhecimento;
  • Este método foi desenvolvido por Edmund Husserl para evidenciar o que acontece no acto do conhecimento independente e previamente a qualquer interpretação do mesmo;
  • A fenomenologia descrevendo o fenómeno do conhecimento como algo que se apresenta à nossa consciência, pode ser aplicado a vários níveis de cultura nomeadamente à religião, arte e valores.

       A quem interessar:

   A fenomenologia é um movimento radicalmente oposto ao positivismo, porque se centra na experiência intuitiva capaz de apreender o mundo exterior e porque abala a crença mantida pelo homem comum de que os objectos existiam independentemente de nós mesmos nesse suposto mundo que nos seria estranho. 
Foi graças a Husserl que a fenomenologia se transformou numa disciplina que se ocupa do estudo dos fenómenos puros, como estudo descritivo de tudo quanto se revela no campo da consciência transcendental. Husserl afirma que, ao nível da consciência, podemos ter a certeza sobre a forma como apreendemos os fenómenos em si mesmos, ilusórios ou reais, mesmo que não exista evidência sobre a existência independente das coisas. 
Toda a consciência é consciência de alguma coisa, isto é, não há consciência sem um objecto de referência, porque um pensamento está sempre “voltado para” algum objecto. 
O mundo exterior fica assim reduzido àquilo que se forma na nossa consciência, às realidades que constituem os puros fenómenos, num processo a que Husserl chama a redução fenomenológica. Se não pode existir um acto de pensamento consciente sem um objecto de referência, também não pode existir um objecto sem existir também um sujeito capaz de o interpretar e apreender.
 O que ficar de fora desta correlação fundamental deve ser excluído porque não está “imanente” à consciência e porque não é real — os fenómenos são reais enquanto parte do mundo que a nossa consciência concebe. Isto significa que os fenómenos só existem porque os compreendemos, na exacta medida em que lhes conseguimos atribuir um significado. 
Esta perspectiva coloca o objecto da filosofia na "experiência vivida" do sujeito, em vez de concepções metafísicas que escapariam ao trabalho da consciência e às quais não seria possível atribuir uma intencionalidade.

In Carlos Ceia
E- Dicionario de termos literarios





                                                       Lola



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