domingo, 24 de maio de 2015

Preparação Testes 10° Ano






Preparação 5° teste 10° Ano




Estrutura 
  • Itens de escolha múltipla
  • Itens de resposta restrita
  • Itens de resposta extensa


TEMPO: 90 minutos


Conteúdos

Manual pp. 146 a 212


 A - A ético- direito -politica

O Estado: Instituição política.
 Norma moral e norma jurídica.


 B - Formas de legitimar a autoridade do Estado:

- O Estado liberal de Locke.

O Estado Natureza. A Sociedade Civil. O Contrato Social.



 C - A teoria da justiça de John Rawls


Os princípios da sociedade justa e o véu da Ignorância.


D- A dimensão Estética

A experiência e os juízos estéticos.
2   Os problemas estudados pela Estética: O gosto, o Belo e a Arte.
     O problema do Belo. Objectivismo e Subjectivismo.

     A Arte: Definição de Arte: Imitação, Expressão e Forma Significante.
A arte e mercado.




Algumas Questões:


  1. Relacione Ética, Direito e Política.
Ética, direito e política são conceitos diferentes, mas que se relacionam e completam. O direito faz apelo à ética: uma das funções do direito é a realização de uma sociedade justa, mas é à ética que cabe definir em que consiste a justiça. Ética e Direito mantêm também relações com a política. É que, neste contexto, quando se referem normas éticas para a regulação das condutas, não se trata da ação de um homem isolado, mas de uma ação extensiva a todos os homens que integram uma sociedade politicamente organizada, ou seja, um Estado.
Na realidade, ao viver em sociedade, o homem tem que respeitar os códigos morais vigentes e a sociedade tem que possuir, obrigatoriamente uma forma de organização política. Por isso, sempre que falamos de homem referimo-nos a um cidadão que faz parte de um Estado e que se sujeita à autoridade de um Governo. Este pode ser justo ou injusto – questão ética – e as leis que formula – questão jurídica – serem aceitáveis ou inaceitáveis pela maioria da população – questão sociológica. O cidadão pode ser alguém chamado a participar na gerência dos assuntos do estado – política democrática – ou apenas um súbdito a quem cabe aceitar as ordens de quem governa – política ditatorial.
Porque é que a Etica é insuficiente?Serà que todo o homem age eticamente bem?
Necessidade do Direito e da Política (o Estado)
A dimensão ético-moral não é a única dimensão do ser humano.
Podemos analisá-lo enquanto indivíduo, enquanto pessoa e enquanto cidadão

  1. Distinga normas morais e normas juridicas.
           Normas morais
       Normas jurídicas
• Não estão necessariamente codificadas (escritas)
• A aceitação e cumprimento resultam da decisão individual
• A transgressão é punida com o remorso, culpa, reprovação social e marginalização do indivíduo
• Apresentam-se sob a forma de códigos, leis e regulamentos
• A aceitação e o cumprimento são impostos pelo Estado   
• As pessoas têm que cumprir as normas mesmo
que não lhes pareçam justa
• A transgressão é punida
com multa, prisão (ou mesmo  pena de morte)


  1. Dê exemplos.
  2. DIREITO – o que é?, Que necessidade?, Que importância?, Que objectivo?
Para gerir os conflitos sociais e garantir o bem comum, precisamos de normas coercivas – as leis jurídicas - e instituições com poder e meios para impor o cumprimento dessas leis (Estado)
 O que é o Direito?
Direito é o conjunto de normas que regulam as relações entre os cidadãos, estabelecendo também as formas de punição para a violação dessas normas.
Moral e Direito - que relação?
Genericamente, Moral e Direito têm os mesmos objetivos: estabelecer  e fundamentar um conjunto de princípios e normas que permitam resolver os conflitos entre os cidadãos. Mas têm meios diferentes
  1. POLÍTICA – o que é?, Qual o seu campo específico? Qual o seu objectivo? 
Política
A finalidade da Política é a gestão dos assuntos da comunidade (polis ) garantindo as condições para a satisfação das necessidades humanas. É a ciência (vertente teórica) e a arte (vertente prática) de realização dos fins de uma comunidade, da procura dos meios para alcançar esses fins, da harmonização dos conflitos entre interesses particulares e coletivos, e da gestão das relações com comunidades externas
  1. O que é o Estado? (p.147)
  2. O que é o Estado de Direito? (p.148)
  3. Qual a origem do Estado em J. Locke? (p.149)
  4. O que é o Estado Natureza?(p.149)
  5. O que é a Lei Natural?
  6. Qual a necessidade da passagem do Estado Natureza à Sociedade Civil?
  7. O que é o Contrato Social?
  8. Quais as obrigações assumidas por cada um?
  9. O que confere legitimidade ao governo constituido?(p.151)
  10. Porque é que a teoria de John Locke é contratualista?
  11. Qual o objetivo de  John Rawls?
  12. Qual a posição de John Rawls face ao utilitarismo? 
  13. Assinale pontos de contacto e divergência entre Kant e Rawls? 
  14. Porquê a necessidade de escolha racional de princípios de justiça social? 
  15. O que é a posição original?
  16. Defina “Véu de ignorância”.
  17. O Conceito de Justiça em Rawls desenvolve-se em torno de dois princípios. O que nos diz cada um deles? (pp.158 e 159)
  18. O que significa o princípio da diferença? 
  19. Será legitimo para Rawls a desobediência civil? 
  20. Que aspectos deverão ser ponderados quando a ela se recorre?
  21. Qual o papel da desobediência civil?(p.166)
  22. O que é a objecção de consciência?
  23. Apresente criticas à Teoria de Justiça de Jonh Rawls?
  24. Apresente razões para justificar a seguinte crítica de Nozick: "o estado social,proposto por Rawls, é imoral e injusto".  
  25.  A Dimensão Estética  - conceitos fundamentais


  1. Não devemos confundir teoria do belo, teoria do gosto e filosofia da arte. Até porque há obras de arte que não são belas, como o célebre Urinol, de Marcel Duchamp; há obras de arte de que não gostamos, como acontece comigo em relação à música dos Madredeus, aos quadros de Júlio Pomar, aos livros de José Saramago e aos filmes de Manoel de Oliveira; há coisas belas que não são arte, como um pôr-do-sol natural e a planície alentejana; e há coisas de que gostamos que não são arte nem são belas, como a nossa caminha e melão com presunto
Isto significa que os objectos que fazem parte da extensão dos conceitos de belo, de gosto e de arte não são os mesmos, pelo que não estamos a discutir os mesmos problemas quando discutimos cada um desses conceitos.

Aires Almeida, in critica
  • Estética(p.172)
A estética é o estudo dos sentimentos, conceitos e juízos resultantes da nossa apreciação das artes, ou da classe mais geral de objectos considerados tocantes, belos ou sublimes. A estética preocupa-se com problemas como os seguintes: o que é uma obra de arte? O que torna uma obra de arte bem-sucedida? Pode a arte ser um veículo da verdade? É a arte a expressão ou a comunicação dos sentimentos do artista? Funciona ela, ao invés, por provocação, simbolização ou catarse de sentimentos? Qual é a diferença entre compreender uma obra de arte e não o conseguir fazer? Por que motivo tiramos prazer estético do inesperado, como acontece com as tragédias ou com o horror de algumas cenas naturais? Por que podem coisas de tipos muito diferentes parecer igualmente belas? Tem a percepção da beleza alguma relação com a virtude moral, ou com a apreensão de algo universal ou essencial, e estão a educação e a prática estéticas associadas a estas capacidades? Qual é o papel da imaginação na produção ou na apreciação da arte? São os juízos estéticos susceptíveis de aperfeiçoamento e treino? E, nesse caso, têm eles algum tipo de objectividade? 

(Simon Blackburn, Dicionário Oxford de Filosofia)




  • Atitude estética (p.175)
  • experiência estética   (p.175) 
  • juizo estetico.(p.177) 
  • juizo estético de gosto. (p.177)
  • Subjetivismo estético;
  • Objetivismo estético.
  • Kant e o juizo estético. (p.178) 
  • Belo, agradàvel e Sublime.
  • Arte, artista e espectador.
  • Teorias sobre a arte: imitação  (p.188), expressão   (p.190)  e forma significante  (p.193) 
  • Criticas às teorias da arte.( ver no blog Teorias da Arte )                                                                                                                                        
  • Arte e mercado.  ( ver no blog Estética: mercado e pluralidade de sentidos da obra de arte)                                                                                                                                        

Lola

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