segunda-feira, 6 de abril de 2020

Questões Filosóficas em tempo de Pandemia



Questões Filosóficas em tempo de Pandemia


Rafael G., 11º A

1. Será, para Kant, a ação de declarar o estado de emergência e limitar a liberdade dos cidadãos uma ação moralmente boa?
2. A pandemia a que estamos a assistir terá sido provocada pelas decisões dos homens ou terá sido causalmente determinada pelas leis da natureza?
3. Se o mundo moderno nunca experienciou uma situação como esta, será possível afirmar que o conhecimento que permite aos membros do governo gerir esta situação tem origem na experiência?
4. Muitas pessoas, incluindo membros do governo português, compararam a situação que vivemos a uma guerra, já que tem efeitos semelhantes principalmente a nível económico. Será esta uma falsa analogia devido às diferenças entre as duas situações?
5. Devido a esta pandemia, em países como Itália os médicos têm de deixar morrer pessoas de idade mais avançada e com menos esperança de vida para tentarem salvar pessoas mais jovens e com maior esperança de vida. Esta ação, para Stuart Mill, será moralmente boa ou má? 

Miguel B., 11º A

1. Será o covid-19 o resultado das ações do homem em relação ao planeta?
2. Será que estamos segundo Stuart Mill a agir bem se ajudarmos uma pessoa a fazer algo, mas sem intenção infetarmos a mesma com covid-19?
3. Segundo Kant, será que agimos bem se ajudarmos uma pessoa a fazer algo, mas sem intenção infetarmos a mesma com covid-19?
4. Será que o estado tem o direito de limitar a liberdade das pessoas, se esta ação contribuir para o bem comum?

Pedro G., 11ºC

Num tempo em que se discute a eutanásia, a morte assistida, a morte sem sofrimento, o direito à vida ou o livre arbítrio, como fica a questão da ética, seja ela pessoal, religiosa, ou profissional, quando somos confrontados com os casos de decisões extremas que têm que ser tomadas diariamente quando se trata de decidir da vida de um ser humano tendo apenas em conta a sua idade?

1. A minha vida deixa de ter importância só porque tenho mais de 70 anos?



André G. 11º B

1.     A vida vale a pena?
2.     Se tudo tem um fim há algo que tenha valor?
3.     O que significa morrer?
4.     Somos verdadeiramente livres?
5.     A coragem depende da esperança ou a esperança depende da coragem?
6.     O que é a liberdade?
7.     Somos livres para mudar o que quisermos?
8.     Devemos sempre ajudar os outros?
9.     A morte é um processo ou um momento?
10.  Obrigações como a quarentena são consideradas "prisões"?
11.  Quando é que somos incapazes de escolher?
12.  Mais ciência leva a mais ética?

Maria C. 11º A 

A Covid-19 acelerou a ciência de tal forma que os cientistas procuram, incansavelmente, maneiras de reduzir o seu impacto na sociedade.

 1.Segundo a epistemologia, qual será o método científico mais adequado?
  2. Sendo o método hipotético-dedutivo (defendido por Galileu) o mais utilizado pelos cientistas em pesquisas laboratoriais, que garantias de sucesso nos dá a sua utilização?

Por hipótese, numa família, a mãe está infetada com o novo vírus, por isso, o resto da família também está. 
 3. Tendo em conta este cenário, que tipo de falácia é cometida?
 4. A forma como cada um de nós encara o risco é diferente. Sendo assim, até que ponto a liberdade individual põe em risco a saúde dos que nos rodeiam?
5. Teremos, durante este período, direito ao livre-arbítrio?
6. Será possível compatibilizar o poder exercido pelo Estado e o livre arbítrio, por exemplo no fecho de fronteiras ou no estado de quarentena obrigatória?
7. Estaremos dispostos a proteger a saúde dos outros, como se fosse a nossa, mesmo sendo necessário assumir riscos desconhecidos?
8.  Em situações extremas de sobrecarga do sistema de saúde, como escolher quem salvar?
9. Para Stuart Mill, defensor da imparcialidade, seria correto dar prioridade à vida de um amigo relativamente à de um desconhecido?
10. Terá um idoso menos direito à vida do que um jovem?
11. Numa perspetiva filosófica, até que ponto nos submetermos a testes para a descoberta de uma vacina para o vírus, pode ser considerado uma atitude de altruísmo ou egoísmo?



 Matilde M. 11º B

1.      Se tudo tem um fim o que é que tem valor?
2.      Quando é que a segurança limita a minha liberdade?
3.      Ser livre é fazermos tudo o que queremos?
4.      A liberdade é um estado de espírito?
5.      A morte é um limite à liberdade?

Celeste J. 11º A
  1. Hoje em dia somos aconselhados a não deixar as nossas casas, e até, em casos mais extremos, proibidos de o fazer, mas será que o estado tem direito de interferir com o nosso livre arbítrio? 
  2. Será o dever social superior ao dever individual?
  3.  Estaria esta pandemia destinada a acontecer devido a ações nossas anteriores?
  4. Muitas pessoas estão a comprar items como máscaras e desinfetantes em grandes quantias, fazendo com que estes passem a estar esgotados e, consequentemente, inacessíveis para outros que deles necessitem. Será esta 'corrida aos supermercados' moralmente correta?
  5. Será que esta pandemia está a condicionar a nossa liberdade? 

 Bruna A. 11º A

1.     Como sabemos se as medidas que estamos a tomar são as medidas Corretas?
2.     Será que a informação transmitida pela comunicação social é a verdade absoluta?
3.     O que será de Portugal após o fim do estado de emergência?
4.     Tal como já foi suposto por várias pessoas, será que este vírus foi criado em laboratório para outros fins, como a diminuição da população na china?
5.     Será que o corona vírus é bastante mais grave do que é dito?
6.     Será que este vírus é transmissível de pessoas a animais domésticos e vice-versa?


Eduardo 11º A

1.   Que influência poderá ter o Covid-19 na ética das pessoas?
2.   Será o isolamento social uma boa resolução ética e moral para a resolução desta pandemia?
3.   Será que esta pandemia pode alterar a sanidade mental da população?
4.   Será que o isolamento social vai mudar a maneira das   pessoas pensarem e de agirem?
5.   Poderá o Covid-19 criar novas formas de descriminação?
6.   Qual seria a opinião de Descartes perante esta pandemia?



Alexandre J. 11º A

1.   É ético que o médico, perante a escassez de recursos materiais, com base em dados epidemiológicos, retire um ventilador a um doente grave com várias comorbilidades para o dar a outro mais saudável, e que por isso tem maiores hipóteses de sobrevivência?
2.   Os profissionais de saúde são obrigados, devido ao estado de emergência, a continuar a trabalhar, estando assim a colocar-se a eles e às suas famílias em risco? Devem os médicos que desrespeitarem esta norma enfrentar consequências legais?
3.   O que significam ‘direitos’ se estes podem ser suspensos a qualquer momento pelo estado?
4.   E em que situações é legitimo que o estado suspenda os direitos e liberdades individuais?
5.   São todos os direitos passíveis de serem suspensos, em nome do bem maior?
6.   Como podemos prevenir novas epidemias, sem colocar em causa o princípio da soberania nacional?

7.   A possibilidade de futuras epidemias, até mais graves do que atual, coloca em causa a globalização e o mundo moderno, como o conhecemos?


João A. 11º C

1.  Quando é que a segurança limita a nossa liberdade?
2.  O que, realmente, é a liberdade?
3.  Quando há falta de material para salvar todas as pessoas (como em Itália), qual é o critério para decidir quais salvar?
4.  Porque é que em Itália decidiram salvar os mais novos em vez dos mais velhos? Não são todos pessoas e não têm todos os mesmos direitos?
5.  Existem pessoas não humanas?



Rui T. 11º A

1.     A ética moral das pessoas pode se afetada pelo covid-19?
   2.  Poderá a pratica da quarentena logo após sabermos da existência do virus evitar a sua propagação ?
3.     Devido ao covid-19 poderá aparecer novas formas de discriminação ?
4.     Poderá a quarentena alterar os nossos juizos morais ?


Henrique J. 11º A


Segundo Jean Rostand, «Refletir é desarrumar os pensamentos». Então, a questão que eu coloco é: 
1. Será que esta pandemia que estamos a vivenciar nos permite fazer uma pausa e refletir sobre nós mesmos?
2. Valerá a pena preocuparmo-nos com um futuro a longo prazo se, de repente, deixamos de existir?
3. Onde está Deus nestas horas de agonia?
4. Será a era digital o futuro da educação?
5. Quem nos salvará desta epidemia? Será a ciência?
6. A filosofia é a ciência que se debruça sobre a reflexão e o saber. Então, porque nós, estudantes, não aproveitamos para refletir sobre as nossas ações e mudamos algumas atitudes?
7. A sociedade será a mesma depois do covid-19?
8. As pandemias mudam as sociedades?

Ana A. 11º A


 1. Será o Coronavírus um fruto do destino, um efeito de uma causa anterior, que retira ao sujeito responsabilidade pelas suas ações e escolhas? 
2. E se esta pandemia for, de facto, regida por uma lei da Natureza, ao procurarmos soluções e precauções para a combater estaremos a impedir que ocorra seleção natural? Ou tudo o que façamos não terá qualquer impacto?
3. Se num Hospital não existirem camas, ventiladores ou funcionários suficientes para cuidar do número de infetados, estará moralmente correto dar prioridade àqueles que apresentarem maior probabilidade de sobreviver, comprometendo, desta forma, a vida de uns em prol da maximização da felicidade?
4. Ou o Homem deve agir por dever, tratando todos os pacientes de igual forma, mesmo que isso implique uma maior taxa de insucesso?
5. Será a função do Estado intervir nesta situação, aplicando medidas como isolamento obrigatório a uma sociedade? 
6. O Homem tem o direito à liberdade. Deverá, portanto, obedecer a estas medidas do Estado, comprometendo os seus direitos em função de um bem maior?

7. Será a ciência a solução para o fim desta tragédia? 
8. Em relação ao tratamento e à infeção deste vírus, deveremos acreditar no senso comum ou na ciência? 
9. Se acreditarmos na ciência, como teremos forma de provar a veracidade da mesma, visto que esta evolui constantemente? 


Mariana F. 11º A
  1.  Irá a ciência conseguir combater esta pandemia?
  2. Será que a Filosofia nos poderá ajudar a ultrapassar/compreender o porquê desta pandemia?
  3.  Será que há fuga possível desta pandemia?
  4.  O que vem/o que deveria vir e o que desejamos que venha a seguir à pandemia?
  5. Será que poderemos superar o medo da morte?
  6. Quem salvar primeiro?
  7. Como superar a angústia do isolamento social?
  8. Será que a verdade sobre esta “guerra” nos fará mais fortes?

Luis D. 11º B

1.     Qual o papel da religião nos tempos de quarentena?
2.     Qual o papel da arte nos tempos de quarentena?  
3.     Será ético mentir para salvar uma vida?
4.     Se Deus é moralmente bom porque é que existe o covid-19?
5.     Qual o papel da filosofia perante uma epidemia?



Ana Filipa Quaresma Nº3 11ºD

1. Como vai ser o futuro depois desta pandemia?
2. Como teremos a certeza de que se tivermos higiene e nos prevenirmos estamos livres de ficar infetados com o covid-19?
3. Se estou fora do grupo de risco, não tenho que me preocupar?
4. Como é que vamos conseguir por fim a este vírus que já está espalhado por todo o mundo?
5. Terá um idoso menos direito à vida do que um jovem?
6.  Será que para os filósofos o estado de emergência seria necessário?


Micael 11ºD

Boa tarde…
Hoje, como tantos outros dias, ainda estamos numa fase de combate contra mais uma pandemia mundial, mais uma que, como tantas outras, está a ser mortífera a nível global.
Vivemos dias estranhos e uma pandemia com características inéditas, mas as questões que surgem são iguais às de outras crises: o medo da morte, quem salvar, o poder do Estado, a economia, o confronto com nós mesmos, as marcas que vai deixar, se a seguir virá um “mundo novo”, mas, para além de todas estas, as seguintes questões são as que me suscitam mais interesse em referir:
1.             Se esta pandemia só nos leva a pensar na catástrofe, qual a distância que estamos de um pensamento apocalíptico?
2.             Será que a ética nos pode ajudar a decidir “o que devo fazer”?.
3.             Três pacientes — um rapaz de 16 anos com diabetes, uma mãe de 25 anos e um avô de 75 anos de plena saúde — estão num hospital e necessitam de auxílio respiratório. Existe apenas um ventilador. A quem deverá ser atribuído?
4.             Uma das principais questões na área da filosofia feitas acerca do covid19 é, “Este vírus escolhe  a cor de pele, se é rico ou pobre, se é mau ou bom?”
5.             Vamos todos ficar bem? Voltará tudo á normalidade?


Inês A.11ºD

1. Caso haja falta de ventiladores, os existentes vão ser usados por uma pessoa mais jovem e não por uma pessoa mais idosa. Isto significa que a vida de um jovem é mais importante que a vida de um idoso?
2. Estando cientificamente provado que esta doença afeta mais os idosos, será esta uma razão para os jovens andarem mais despreocupados e não tomarem as devidas precauções?
3. Como estamos num mundo tecnológico onde as informações chegam até nós de uma forma muito rápida, será que devemos acreditar em tudo o que vemos nestes meios, sem antes fazer uma pequena pesquisa para as verificarmos?
4. Será este vírus uma obra do destino, algo que já estava traçado e que não podemos alterar?
5. Podemos confiar nos cientistas para encontrarem a cura do Covid-19?

Rafael Soares  11ºB

1.   Será correto cobrar mais por algo que ajuda diretamente ao combate da pandemia (álcool, mascaras, luvas, etc).
2.   Esta pandemia também pode ter lados positivos?
3.   O risco de transmissão do vírus justificará o abandono de animais domésticos?  (visto que já existem animais infetados com o por exemplo o tigre-malaio      https://observador.pt/2020/04/05/tigre-num-jardim-zoologico-de-nova-iorque-testou-positivo-para-a-covid-19/)
4.   Será o vírus(COVID-19) uma defesa criada pela natureza?
5.   Esta pandemia poderá estabelecer a ajuda necessária para o abrandamento do aquecimento global? (visto que muitas empresas pararam a produção e com isso a poluição, o trafico automóvel, etc).
6.   A punição atribuída a quem transmitir o vírus é suficiente?
7.   Será a pandemia justificação para adotar regime de guerra nos hospitais?


   
Teresa M. 11º A
1.      Devido aos tempos que estamos a passar, será moralmente correto compararmos esta pandemia com uma guerra?
2.      Ao estarmos em isolamento social a pandemia e o contágio acabarão mais cedo ou prolongar-se-ão? (o que vai ajudar nos hospitais por exemplo).
3.      Como estarão as pessoas quando tudo isto terminar?
4.      Esta pandemia irá mudar os pensamentos das pessoas acerca da vida?
5.      De onde veio tudo isto? Será mesmo que esta pandemia foi criada, em laboratório, como muitos pensam, para diminuir a população mundial ou até mesmo por causa da poluição? Será que foi mesmo o destino? Ou Deus?
6.      Devido à falta de ventiladores e outro material necessário em hospitais, para ajudar algumas pessoas a combater o vírus, quem devemos salvar primeiro? E como chegar a uma resposta? Uma pessoa mais idosa ou uma pessoa com menos idade?
7.      Como acabará tudo isto?

Maria G. 11º D

1.   Quando é que todo este sofrimento passará?
2.   Quem poderemos culpar por tudo o que está a acontecer?
3.   Haverá um fim para esta pandemia? Ou ela estará de agora em diante presente no nosso quotidiano mas de uma maneira mais ausente? 
4.   Todos nós temos direito a viver. Porque é que os médicos e os auxiliares de saúde preferem dar um ventilador a um jovem do que a um idoso, sendo que temos todos os mesmos direitos enquanto seres humanos?
5.   Poderá o ser humano ter o direito de escolher quem vive e quem morre perante esta pandemia?
6.   Será que os meios de comunicação social contam tudo o que se passa ou omitem factos?


Simão B. 11º D.

1.     Será que, de modo a não aumentar o medo sentido pela população, os governos omitem alguns dados?
2.     Como irá ser o pós-pandemia?
3.     Como soubemos através da comunicação social, em Itália, os médicos tiveram de escolher quem ajudavam e quem "descartavam". Até que ponto estará um médico capaz de tomar uma decisão destas? Qual será a escolha mais correta?
4.     Será que, tomando como lição alguns erros cometidos durante esta situação, caso volte a haver uma pandemia, estaremos nós preparados para ela?
5.     Derivado da partilha de muitas fake news, será que podemos acreditar em tudo o que nos é dito?
6.     Muito se fala acerca das máscaras. Há quem diga que devemos usar, há quem diga que não. Quem tem razão? Devemos ou não devemos usá-las?


Ana B. 11º D.

1.     Num mundo onde lutamos pelos mesmo direitos e pelos mesmos deveres, porque tomamos como garantido que os idosos viverão menos anos que um jovem de 20 anos?
2.     Será que o virus afeta somente os mais fragilizados, neste caso os mais idosos ou afetará a todos? A ser verdade, será que os meios de comunicação assim omitem esta informação para os mais jovens não ficarem agitados nem preocupados? 
3.     Numa ida ao supermercado, porque nos "obrigam" a desinfetar as mãos, sendo que provavelmente não desinfetam os produtos ai comercializados.
4.     Com os alarmismos que nos foram dirigidos sobre a poluição no nosso planeta, será que este virus foi originado para diminuir a taxa de poluição sobre a terra?
5.     Visto que são apresentadas várias origens do virus, qual será realmente a verdadeira ou será que a verdadeira ainda não foi divulgada?
6.     Será que este virus é um alerta para algo maior que poderá surgir?
7.     O que será da população ao fim desta pandemia?
8.     Será que este virus vai trazer uma crise económica a nível mundial e até que ponto a poderemos superar?
9.     Será que devemos acreditar em tudo o que vemos/ ouvimos?
10.  Se os cientistas/ médicos não sabem a solução para isto, como saberão eles as melhores medidas a serem tomadas?



MUITO OBRIGADO A TODOS!
Orgulhosa de vós!





À espera de novas questões filosóficas 

construidas pelos  meus alunos...






                                                Lola

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