terça-feira, 19 de maio de 2015

Estética: Arte pela arte e arte militante







 Arte pela Arte  e Arte Militante

1 - Arte pela Arte: a poesia de Fernando Pessoa



Tenho uma grande constipação,
E toda a gente sabe como as grandes constipações
Alteram todo o sistema do universo,
Zangam-nos contra a vida,
E fazer espirrar até à metafisica.
Tenho o dia perdido cheio de me assoar.
Dói-me a cabeça indistintamente.
Triste condição para um poeta menor!
Hoje sou verdadeiramente um poeta menor.
O que fui outrora foi um desejo; partiu-se.
Adeus para sempre, rainha das fadas!
As tuas asas eram de sol, e eu cá vou andando.
Não estarei bem se não me deitar na cama.
Nunca estive bem senão deitando-me no universo.

Excusez un peu”...Que grande constipação física!
Preciso de verdade e da aspirina.

Alvaro de Campos




O que é a ARTE pela ARTE?

·      Arte como fim em si mesmo;
·      Arte como inutilidade prática: para que serve a arte? Simplesmente para fruir, para contemplar.
·      Arte como expressão;
·      O artista é o criador de coisas belas;
    A arte é revelada – o artista pode ser ocultado mas a obra de arte perdura, sobrevive. É eterna.









2 – Arte comprometida com fins sociais (Arte militante)

Pergunto ao vento que passa
notícias do meu país
e o vento cala a desgraça
o vento nada me diz.
Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.
Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.


Manuel Alegre, 30 Anos de Poesia

O que é a ARTE MILITANTE?

·      Defende a liberdade
·      Evoca a saudade
·      Exprime a solidão
·      Denuncia os horrores da guerra
·      Fala da ausência
·      Rejeita a repressão numa sociedade
·      Combate as ditaduras
·      Critica o fascismo
·      Assume-se como arma de resistência social.
·      Torna pública a tortura, a violência, a fome e os atentados à dignidade humana.





Fernando Botero e a denuncia da desumanidade na prisão de Abu-Greib



                                                 Lola


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...