Valores e diversidade cultural: Exercícios
GRUPO I
Indique, para cada
questão, a opção correta.
1. O conceito de valor estabelece:
a. Uma preferência.
b. Um facto.
c. Uma propriedade do objeto.
d. Uma qualidade objetiva.
2. Os juízos de facto são:
a. Objetivos e pessoais.
b. Subjetivos e estabelecem uma preferência.
c. Descritivos e empiricamente verificáveis.
d. Apreciativos, verdadeiros ou falsos.
3. Os princípios gerais que permitem
identificar e justificar a adopção de valores denominam-se por:
a. Conflitos valorativos.
b. Critérios valorativos.
c. Conflitos de valores.
d. Princípios específicos.
4. A diversidade
cultural é um fenómeno:
a. Incompatível com a identidade cultural.
b. Idêntico ao relativismo cultural.
c. Caracterizado pela inexistência de padrões culturais.
d. Caracterizado pela multiplicidade de padrões culturais.
5. Segundo o
etnocentrismo:
a. A moralidade é uma questão de convenção social.
b. Os hábitos e as tradições culturais não são discutiveis
c. Há verdades morais aceites por todos os povos e culturas.
d. As verdades morais da sua sociedade são superiores.
6. Diga se as seguintes frases
são verdadeiras (V) ou falsas (F):
a. Os valores introduzem
diferenciação no mundo.
b. Critérios valorativos são
universais.
c. Família, amigos e
escola são agentes de aculturação.
d. O etnocentrismo
defende o objectivismo moral.
e. O interculturalismo defende
padrões culturais universais.
GRUPO II
“Todos nós valoramos e não podemos deixar de valorar. Não é possível a vida
sem proferir constantemente juízos de valor. É da essência do ser humano
conhecer e querer, tanto como valorar. (…) O nosso valorar recai sobre todos os
objetos possíveis: água, pão, vestuário, saúde, livros, opiniões, homens, atos.
Tudo isso é objeto das nossas apreciações. ”
Johannes
Hessen, Filosofia dos Valores
7. Apresente tipos de valores.
8. Explique em que consistem a
polaridade e a hierarquia dos valores.
9. Relacione valores e acção
humana.
GRUPO III
“Se fizermos um inventário do mundo, anotando todas as coisas que existem,
poderemos fazer uma lista muito longa que mencione pedras, rios, montanhas,
plantas e animais. (…) Obviamente nunca conseguiríamos concluir essa lista.
Mas, entre todas essas coisas, onde estão os valores? Em lado nenhum, parece a
resposta. Os valores não existem, pelo menos da mesma forma que as pedras e os
rios. Considerado à margem dos sentimentos e dos interesses humanos, o mundo
parece não incluir quaisquer valores.”
James Rachels; Problemas de Filosofia
10. Identifique o
problema filosófico abordado no texto.
11. Explique a teoria
axiológica que contraria aquela defendida pelo autor.
GRUPO IV
O relativismo cultural desafia a nossa crença habitual na
objectividade e universalidade da verdade moral. Culturas diferentes têm
códigos morais diferentes. Logo, não há uma verdade objectiva de moralidade.
Certo e errado são apenas questões de opinião e as opiniões variam de cultura
para cultura. Podemos chamar a isto o argumento das diferenças culturais. Para
muitas pessoas é persuasivo. Mas, de um ponto de vista lógico, será sólido?
Não é sólido. O problema é que a conclusão não se segue da premissa - isto é,
mesmo que a premissa seja verdadeira a conclusão pode continuar a ser falsa. A
premissa diz respeito àquilo em que as pessoas acreditam - em algumas
sociedades as pessoas acreditam numa coisa; noutras sociedades acreditam
noutra. O erro fundamental do argumento das diferenças culturais é que tenta
derivar uma conclusão substancial sobre um tema partindo do mero facto de
pessoas discordarem a seu respeito.
James Rachels,
Elementos de Filosofia Moral.
12. Analise o texto: tema, problema, tese, argumentos, conclusão e conceitos.
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