sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Formação dos conceitos



Como se formam os conceitos?


 Sabendo que o conceito é uma construção mental poderia não ficar satisfeita a vossa curiosidade sem estes exemplos de construção de conceitos. Por isso, aqui vai!



1.
  Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre um barco, uma cadeira, um gato e um plasma. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de seres, por exemplo, um telemóvel, um plasma, um telefone, um autocarro ou mesmo um DVD. Pela abstracção retemos apenas as características comuns (teclas, ecrã, comunicação) a todos esquecendo aquilo que é particular( côr, tamanho, marca).
Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que servem para processar texto, navegar na net, ir ao MSN,consultar jornais e vídeos, o mesmo conceito – COMPUTADOR.



2. Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre um barco, uma cadeira um gato e um prédio. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de seres, por exemplo, um telemóvel, uma casa, um avião, um bairro ou mesmo um estádio. Pela abstracção retemos apenas as caracteristicas comuns (edifício, alunos, professores, aulas, horários, conteúdos, avaliação) a todos esquecendo aquilo que é particular ( côr, tamanho, nível de ensino, localização).
 Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que, têm como objetivo partilhar conteúdos, formar pessoas, prestar provas, avaliação, horários, regras, o mesmo conceito – ESCOLA..


3. Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre um agricultor, um médico, um político, um cobrador, um pescador e até mesmo um piloto. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de seres, por exemplo, um professor e todas as outras profissões humanas. Pela abstracção retemos apenas as caracteristicas comuns (conhecimentos, competência pedagógica, modelo ético, alunos, aulas, horários, conteúdos, avaliação) a todos esquecendo aquilo que é particular ( côr, sexo, altura, nível de ensino,
elegância, nível económico).

Finalmente, generaliza-se a todos os objectos que, têm como objetivo partilhar conteúdos, formar pessoas, avaliação, horários, regras, o mesmo conceito – PROFESSOR.



LOLA



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...