sábado, 9 de novembro de 2013

Teste Diagnóstico





Teste Diagnóstico - Filosofia 11° Ano

Ouça a melodia, leia o poema e responda às questões.



Desfado  -  Ana Moura


Quer o destino que eu não creia no destino
E o meu fado é nem ter fado nenhum
Cantá-lo bem sem sequer o ter sentido
Senti-lo como ninguém, mas não ter sentido algum


Ai que tristeza, esta minha alegria
Ai que alegria, esta tão grande tristeza
Esperar que um dia eu não espere mais um dia
Por aquele que nunca vem e que aqui esteve presente


Ai que saudade
Que eu tenho de ter saudade
Saudades de ter alguém

Que aqui está e não existe                                                      
Sentir-me triste
Só por me sentir tão bem
E alegre sentir-me bem
Só por eu andar tão triste


Ai se eu pudesse não cantar "ai se eu pudesse"
E lamentasse não ter mais nenhum lamento
Talvez ouvisse no silêncio que fizesse
Uma voz que fosse minha cantar alguém cá dentro


Ai que desgraça esta sorte que me assiste
Ai mas que sorte eu viver tão desgraçada
Na incerteza que nada mais certo existe
Além da grande incerteza de não estar certa de nada





A -  LÓGICA

1 – Resuma  o conteudo do texto.  _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2 – Transforme a parte do poema sublinhada por um texto “com logica”. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Termine o seguinte raciocínio: Ou vou às aulas ou vou ao concerto ... __________________________________________________________________________________________________________________________________________

B – ARGUMENTAÇÃO (...e porque estamos na semana de eleições...)

4 – Como sabe, os políticos usam um discurso com determinados objectivos. Quais? _________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – Além do discurso político, apresente outros tipos de discurso argumentativo nos vários sectores de uma sociedade.  ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
C – CONHECIMENTO

6 – “Ana Moura conhece o Prince” O que é conhecer?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 – Distinga conhecimento vulgar e conhecimento cientifico. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

8 – Identifique vantagens e riscos do avanço da ciência.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9 – Filosofia: PORQUÊ? (duas razões)  _________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________                             

 10 – Filosofia: PARA QUÊ? (duas razões)
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Cada questão vale dez pontos.

Este teste tem apenas como objectivo informar o professor sobre as capacidades de problematização, conceptualização e argumentação dos seus alunos.


Todos estes temas serão, convenientemente, abordados ao longo do ano lectivo.





Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...