Filosofia - Exames 2014 - Prova 714
Conteudos
10° Ano
Módulo ii — A ação humana e os valores
Unidade 1. A ação humana — análise e compreensão do agir
1.1. A rede conceptual da ação
– A distinção entre ação e acontecimento;
– A distinção entre voluntário e involuntário;
– A articulação entre deliberação e decisão racional.
1.2. Determinismo e liberdade na ação humana
– Discussão das posições fundamentais de resposta ao problema da relação entre determinismo
e livre-arbítrio: o determinismo radical, o determinismo moderado e o libertismo.
Unidade 2. Os valores — análise e compreensão da experiência valorativa
2.1. Valores e valoração — a questão dos critérios valorativos
– A distinção entre juízo de facto e juízo de valor;
– A subjetividade, a relatividade ou a objetividade dos juízos de valor.
Unidade 3. Dimensões da ação humana e dos valores
3.1. A dimensão ético-política — análise e compreensão da experiência convivencial
3.1.3. A necessidade de fundamentação da moral — análise comparativa de duas perspetivas filosóficas
– A ética deontológica de I. Kant — o dever e a lei moral; a boa vontade; imperativo
hipotético e imperativo categórico; heteronomia e autonomia da vontade; agir em
conformidade com o dever e agir por dever;
– A ética utilitarista de S. Mill — intenção e consequências; o princípio da utilidade; a
felicidade; prazeres inferiores e prazeres superiores; a ausência de deveres absolutos.
3.1.4. Ética, direito e política — liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e
equidade
– A articulação entre ética e direito;
– O problema da relação entre liberdade política e justiça social:
• A teoria da justiça de J. Rawls — a posição original e o véu de ignorância; a justiça
como equidade; os princípios da justiça; a regra maximin; o contratualismo e a
rejeição do utilitarismo;
• As críticas à teoria de J. Rawls.
Opção por 3.2. ou por 3.3.
3.2. A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética
3.2.1. A experiência e os juízos estéticos
– O carácter subjetivo ou objetivo dos juízos estéticos.
3.2.2. A criação artística e a obra de arte
– O problema da definição de arte;
– Teoria da imitação, teoria expressivista e teoria formalista
3.3. A dimensão religiosa — análise e compreensão da dimensão religiosa
3.3.1. A religião e o sentido da existência — a experiência da finitude e a abertura à transcendência
– A resposta religiosa à questão do sentido da existência;
– Perspetivas não religiosas sobre o sentido da existência.
3.3.3. Religião, razão e fé — tarefas e desafios da tolerância
– Uma das provas da existência de Deus;
– Uma das críticas à perspetiva religiosa
11° ANO
.Módulo iii — Racionalidade argumentativa e Filosofia
Unidade 1. Argumentação e lógica formal
1.1. Distinção validade — verdade
– A lógica como estudo da validade dos argumentos;
– noções de proposição, argumento, premissa, conclusão e argumento válido.
Opção pelo Percurso a ou pelo Percurso B
PERCURSO a — Lógica Aristotélica
1.2. Formas de inferência válida
– Caracterização da linguagem da lógica silogística com as suas quatro formas;
– Definição e estrutura do silogismo categórico — termos maior, menor e médio e premissas
maior e menor;
– Classificação dos silogismos categóricos em figuras e modos;
– Distribuição dos termos nas proposições categóricas;
– Regras de validade do silogismo categórico.
1.3. Principais falácias
– Falácias formais: falácia do termo não distribuído, ilícita maior e ilícita menor.
PERCURSO B — Lógica Proposiciona
1.2. Formas de inferência válida
– Caracterização da linguagem da lógica proposicional com as cinco conectivas: «não», «e»,
«ou», «se... então», «se e somente se»;
– Formalização de frases e de argumentos; prática de interpretação de fórmulas;
– Funções de verdade e uso de tabelas de verdade para testar a validade de argumentos;
– Formas de inferência válida: modus ponens, modus tollens, contraposição, silogismo
disjuntivo, silogismo hipotético e leis de De Morgan.
1.3. Principais falácias
– Falácias formais: afirmação da consequente e negação da antecedente.
Unidade 2. Argumentação e retórica
2.1. O domínio do discurso argumentativo — a procura de adesão do auditório
– A distinção entre demonstração e argumentação;
– A relação necessária ao auditório no discurso argumentativo.
2.2. O discurso argumentativo — principais tipos de argumentos e de falácias informais
– Critérios para avaliar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade;
– Falácias informais: petição de princípio, falso dilema, apelo à ignorância, ad hominem,
derrapagem (ou bola de neve) e boneco de palha (ou espantalho).
Unidade 3. Argumentação e Filosofia
3.1. Filosofia, retórica e democracia
– A retórica no contexto da democracia ateniense: o confronto entre as perspetivas dos sofistas e de Platão.
3.2. Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica
– A crítica filosófica aos usos da retórica.
3.3. Argumentação, verdade e ser
– A argumentação filosófica e o seu vínculo à procura da verdade.
Módulo iV — O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica
Unidade 1. Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva
1.1. Estrutura do ato de conhecer
– O conhecimento como relação entre um sujeito e um objeto;
– Discussão da definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada.
1.2. Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
– O racionalismo de Descartes — a dúvida metódica; o cogito; a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus;
– O empirismo de D. Hume — impressões e ideias; questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante e conexão necessária.
Unidade 2. Estatuto do conhecimento científico
2.1. Conhecimento vulgar e conhecimento científico
– A relação entre o senso comum e a ciência — discussão do valor do senso comum e da ciência como formas de conhecimento.
2.2. Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses
– As conceções indutivista e falsificacionista do método científico:
• O indutivismo clássico — o papel da observação e da experimentação; verificação e
verificabilidade; a confirmação de teorias;
• O falsificacionismo de K. Popper — o problema da indução; falsificação e falsificabilidade;
conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.
2.3. A racionalidade científica e a questão da objetividade
– As perspetivas de K. Popper e de T. Kuhn sobre a evolução e a objetividade do conhecimento científico:
• A perspetiva de K. Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas,
aproximação à verdade;
• A perspetiva de T. Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica;
incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.
NOTA: Os conteúdos e as capacidades relativos ao módulo inicial do Programa, nomeadamente à subunidade «A dimensão discursiva do trabalho filosófico», embora não incluídos nas Orientações, poderão, dada a sua natureza transversal, ser mobilizados em articulação com os que são relativos aos módulos sujeitos a avaliação externa.
Os conteudos assinalados com fundo azul não foram leccionados aos meus alunos!
Para mais informações (relativas à estrutura da prova e outras) consultar:
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=536&fileName=IE_EX_Fil714_2014.pdf
http://www.gave.min-edu.pt/ np3/np3/341.html
http://www.gave.min-edu.pt/
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