Exame Filosofia 2014
No dia 17 de Junho, terça-feira, pelas 9,30 horas, realiza-se o exame de Filosofia - 714.
Que Conteudos?
Módulo II — A ação humana e os valores- 10° ANO
Unidade 1. A ação
humana — análise e compreensão do agir
1.1. A rede
conceptual da ação
– A distinção
entre ação e acontecimento;
– A distinção
entre voluntário e involuntário;
– A articulação
entre deliberação e decisão racional.
1.2. Determinismo
e liberdade na ação humana
– Discussão das
posições fundamentais de resposta ao problema da relação entre determinismo e livre-arbítrio:
o determinismo radical, o determinismo moderado e o libertismo.
Unidade 2. Os
valores — análise e compreensão da experiência valorativa
2.1. Valores e
valoração — a questão dos critérios valorativos
– A distinção
entre juízo de facto e juízo de valor;
– A
subjetividade, a relatividade ou a objetividade dos juízos de valor.
Unidade 3.
Dimensões da ação humana e dos valores
3.1. A dimensão
ético-política — análise e compreensão da experiência convivencial
3.1.3. A
necessidade de fundamentação da moral — análise comparativa de duas perspetivas filosóficas:
– A ética
deontológica de I. Kant — o dever e a lei moral; a boa vontade; imperativo
hipotético e
imperativo categórico; heteronomia e autonomia da vontade; agir em
conformidade com
o dever e agir por dever;
– A ética
utilitarista de S. Mill — intenção e consequências; o princípio da utilidade; a
felicidade;
prazeres inferiores e prazeres superiores; a ausência de deveres absolutos.
3.1.4. Ética,
direito e política — liberdade e justiça social; igualdade e diferenças;
justiça e
equidade
– A articulação
entre ética e direito;
– O problema da
relação entre liberdade política e justiça social:
• A teoria da
justiça de J. Rawls — a posição original e o véu de ignorância; a justiça
como equidade; os
princípios da justiça; a regra maximin; o contratualismo e a
rejeição do
utilitarismo;
• As críticas à
teoria de J. Rawls
3.2. A dimensão
estética — análise e compreensão da experiência estética
3.2.1. A
experiência e os juízos estéticos
– O carácter
subjetivo ou objetivo dos juízos estéticos.
3.2.2. A criação
artística e a obra de arte
– O problema da
definição de arte;
– Teoria da
imitação, teoria expressivista e teoria formalista.
Módulo III —
Racionalidade argumentativa e Filosofia - 11° ANO
Unidade 1.
Argumentação e lógica formal
1.1. Distinção
validade — verdade
– A lógica como
estudo da validade dos argumentos;
– noções de
proposição, argumento, premissa, conclusão e argumento válido.
PERCURSO A —
Lógica Aristotélica
1.2. Formas de inferência
válida
– Caracterização
da linguagem da lógica silogística com as suas quatro formas;
– Definição e
estrutura do silogismo categórico — termos maior, menor e médio e premissas
maior e menor;
– Classificação
dos silogismos categóricos em figuras e modos;
– Distribuição
dos termos nas proposições categóricas;
– Regras de
validade do silogismo categórico.
1.3. Principais
falácias
– Falácias
formais: falácia do termo não distribuído, ilícita maior e ilícita menor.
1.3. Principais
falácias
– Falácias formais:
afirmação da consequente e negação da antecedente
Unidade 2.
Argumentação e retórica
2.1. O domínio do
discurso argumentativo — a procura de adesão do auditório
– A distinção
entre demonstração e argumentação;
– A relação
necessária ao auditório no discurso argumentativo.
2.2. O discurso
argumentativo — principais tipos de argumentos e de falácias informais
– Critérios para
avaliar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade;
– Falácias
informais: petição de princípio, falso dilema, apelo à ignorância, ad hominem,
derrapagem (ou
bola de neve) e boneco de palha (ou espantalho).
Unidade 3.
Argumentação e Filosofia
3.1. Filosofia,
retórica e democracia
– A retórica no
contexto da democracia ateniense: o confronto entre as perspetivas dos sofistas e de Platão.
3.2. Persuasão e
manipulação ou os dois usos da retórica
– A crítica
filosófica aos usos da retórica.
3.3.
Argumentação, verdade e ser
– A argumentação
filosófica e o seu vínculo à procura da verdade.
Módulo iV — O
conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica
Unidade 1.
Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva
1.1. Estrutura do
ato de conhecer
– O conhecimento
como relação entre um sujeito e um objeto;
– Discussão da
definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada.
1.2. Análise
comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
– O racionalismo
de Descartes — a dúvida metódica; o cogito; a clareza e a distinção das ideias como critério de
verdade; o papel da existência de Deus;
– O empirismo de
D. Hume — impressões e ideias; questões de facto e relações de ideias; a relação
causa-efeito; conjunção constante e conexão necessária.
Unidade 2.
Estatuto do conhecimento científico
2.1. Conhecimento
vulgar e conhecimento científico
– A relação entre
o senso comum e a ciência — discussão do valor do senso comum e da ciência como formas de
conhecimento.
2.2. Ciência e
construção — validade e verificabilidade das hipóteses
– As conceções
indutivista e falsificacionista do método científico:
• O indutivismo
clássico — o papel da observação e da experimentação; verificação e
verificabilidade;
a confirmação de teorias;
• O
falsificacionismo de K. Popper — o problema da indução; falsificação e
falsificabilidade;conjeturas e
refutações; a corroboração de teorias.
2.3. A
racionalidade científica e a questão da objetividade
– As perspetivas
de K. Popper e de T. Kuhn sobre a evolução e a objetividade do conhecimento
científico:
• A perspetiva de
K. Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas,
aproximação à
verdade;
• A perspetiva de
T. Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica;
incomensurabilidade
dos paradigmas; a escolha de teorias.
Qual a Estrutura da Prova?
http://www.gave.min-edu.pt/np3content/?newsId=536&fileName=IE_EX_Fil714_2014.pdf
Que horário das aulas de preparação?
Avisam-se os alunos inscritos no EXAME de FILOSOFIA (714)
a ter lugar dia 17 de Junho, pelas 9,30 h, que as aulas de preparação
decorrerão
na sala 33:
DATA
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HORÀRIO
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TEMAS
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Dia
11 de Junho
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11:00-13:00
Horas
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10º
Ano (teórica e fichas)
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Dia
12 de Junho
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11:00-13:00
Horas
|
10º
Ano (teórica e fichas)
|
Dia
13 de Junho
|
11:00-13:00
Horas
|
11º
Ano (teórica e fichas)
|
Dia
16 de Junho
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11:00-13:00
Horas
|
11º
Ano (teórica e fichas)
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BOM TRABALHO!
Lola
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