segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Sensação, Percepção e Razão.



Os elementos do Processo de Conhecimento

Sensação, percepção e razão

Ao contrário da fenomenologia do conhecimento que descreve o conhecimento como um fenómeno que se apresenta à consciência, podemos abordar o conhecimento analisando-o como um processo que se dá entre quem conhece e aquilo que é conhecido.

Quais os elementos do processo de conhecimento?


A- Sensação

  • É uma relação imediata com o real através da sensibilidade,
  • O sujeito liga-se ao  mundo através dos orgãos dos sentidos;
  •  Através destes captamos aspectos diferentes da realidade;
  • Os sentidos são meios de contacto inicial com o real;
  • Fornecem informações acerca do que nos rodeia;
  • São uma espécie de sensores que reagem a estímulos
  • Os dados dos sentidos recebem sensações - a sensação é uma organização das características do objecto que foram captadas pelos orgãos dos sentidos.
  • Por exemplo: a cor castanho é um "dado dos sentidos" (é conhecida imediatamente), mas a consciência da cor designa-se "sensação" segundo Bertrand Russell;
  • A sensação reside no contacto entre o sujeito e o objecto mas não unifica, não descodifica nem interpreta.
  • É necessário um trabalho mental que unifique  as sensações, ou seja, a multiplicidade de informações recebidas atribuindo-lhe um significado.

B- Percepção

  • Enquanto a sensação recebe imediatamente os dados sensoriais, a percepção descodifica, classifica e organiza os dados da sensação;
  • A percepção é, por isso, um processo cognitivo de descodificação, classificação e organização dos dados provenientes da sensação;
  • A percepção permite criar a imagem do objecto a conhecer e dar-lhe um significado;
  • A percepção permite que sujeitos diferentes interpretem o mundo de modo diferente;
  • Pela percepção o sujeito coloca-se numa relação activa com o mundo circundante;
  • A percepção dá-nos aparências, ou seja, representações ou revelações.
  • Só o sujeito percepciona e toma posse daquilo que percepciona.
  • Através da percepção o sujeito forma imagens; 
  • Será a percepção ou a sensação "o primeiro modo de acesso às coisas?"

C- Razão ou entendimento


  • Enquanto Descartes usa o termo razão, David Hume e Kant utilizam o termo entendimento quando analisam o conhecimento;
  • Se a percepção se traduz na capacidade de organizar informação recebida pela sensibilidade, o conhecimento não pode ficar por estas duas capacidades;
  • E porquê? A este nível expressa-se o pensamento racional em que a linguagem desempenha um papel fundamental;
  • A linguagem permite " articular as percepções sensíveis" segundo Ernest Cassirer o que se apresenta como tarefa complexa;
  • Pela linguagem, elaboramos conceitos, estabelecemos relações lógicas entre os dados perceptivos, elaboramos representações mentais abstractas - produzimos o pensamento abstracto;
  • A mente humana percebe uma determinada realidade, interpreta os dados de forma lógico-racional e procura explicações gerais para o funcionamento do real;
  • A razão ou entendimento é uma capacidade que faz a interpretação lógico-racionais dos dados e permite passar do conhecimento sensível, não organizado, múltiplo, para um nível em que se verifica unificação da informação captada e da sua transformação em conhecimento.
  • Assim, surgem teorias cientificas e filosóficas mais gerais e que permitem explicar os fenómenos da realidade.
  • Realidade é tudo o que tem existência, material ou ideal e que é objecto do conhecimento.
  • Conhecer significa contactar com a realidade e intervir nela através da interpretação, compreender  e explicar os fenómenos.



                                                Lola

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