Os elementos do Processo de Conhecimento
Sensação, percepção e razão
Ao contrário da fenomenologia do conhecimento que descreve o conhecimento como um fenómeno que se apresenta à consciência, podemos abordar o conhecimento analisando-o como um processo que se dá entre quem conhece e aquilo que é conhecido.
Quais os elementos do processo de conhecimento?
A- Sensação
- É uma relação imediata com o real através da sensibilidade,
- O sujeito liga-se ao mundo através dos orgãos dos sentidos;
- Através destes captamos aspectos diferentes da realidade;
- Os sentidos são meios de contacto inicial com o real;
- Fornecem informações acerca do que nos rodeia;
- São uma espécie de sensores que reagem a estímulos
- Os dados dos sentidos recebem sensações - a sensação é uma organização das características do objecto que foram captadas pelos orgãos dos sentidos.
- Por exemplo: a cor castanho é um "dado dos sentidos" (é conhecida imediatamente), mas a consciência da cor designa-se "sensação" segundo Bertrand Russell;
- A sensação reside no contacto entre o sujeito e o objecto mas não unifica, não descodifica nem interpreta.
- É necessário um trabalho mental que unifique as sensações, ou seja, a multiplicidade de informações recebidas atribuindo-lhe um significado.
B- Percepção
- Enquanto a sensação recebe imediatamente os dados sensoriais, a percepção descodifica, classifica e organiza os dados da sensação;
- A percepção é, por isso, um processo cognitivo de descodificação, classificação e organização dos dados provenientes da sensação;
- A percepção permite criar a imagem do objecto a conhecer e dar-lhe um significado;
- A percepção permite que sujeitos diferentes interpretem o mundo de modo diferente;
- Pela percepção o sujeito coloca-se numa relação activa com o mundo circundante;
- A percepção dá-nos aparências, ou seja, representações ou revelações.
- Só o sujeito percepciona e toma posse daquilo que percepciona.
- Através da percepção o sujeito forma imagens;
- Será a percepção ou a sensação "o primeiro modo de acesso às coisas?"
C- Razão ou entendimento
- Enquanto Descartes usa o termo razão, David Hume e Kant utilizam o termo entendimento quando analisam o conhecimento;
- Se a percepção se traduz na capacidade de organizar informação recebida pela sensibilidade, o conhecimento não pode ficar por estas duas capacidades;
- E porquê? A este nível expressa-se o pensamento racional em que a linguagem desempenha um papel fundamental;
- A linguagem permite " articular as percepções sensíveis" segundo Ernest Cassirer o que se apresenta como tarefa complexa;
- Pela linguagem, elaboramos conceitos, estabelecemos relações lógicas entre os dados perceptivos, elaboramos representações mentais abstractas - produzimos o pensamento abstracto;
- A mente humana percebe uma determinada realidade, interpreta os dados de forma lógico-racional e procura explicações gerais para o funcionamento do real;
- A razão ou entendimento é uma capacidade que faz a interpretação lógico-racionais dos dados e permite passar do conhecimento sensível, não organizado, múltiplo, para um nível em que se verifica unificação da informação captada e da sua transformação em conhecimento.
- Assim, surgem teorias cientificas e filosóficas mais gerais e que permitem explicar os fenómenos da realidade.
- Realidade é tudo o que tem existência, material ou ideal e que é objecto do conhecimento.
- Conhecer significa contactar com a realidade e intervir nela através da interpretação, compreender e explicar os fenómenos.
Lola
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