Teeteto
(...) Sócrates - Então, para
começar, que diremos, mais uma vez, que seja conhecimento? Pois estou certo de
que não vamos parar aqui.
Teeteto - De jeito nenhum; salvo
se desanimares.
Sócrates - Então, dize qual é a
melhor maneira de defini-lo sem nos contradizermos muito.
Teeteto - Precisamente a que
tentamos há pouco, e Sócrates; não vejo outra saída.
Sócrates - Qual é?
Teeteto - Opinião verdadeira é
conhecimento. O pensamento certo está isento de erro, e tudo o que sai dele é
belo e bom.
Sócrates - O guia para passar o
rio a vau, Teeteto, costuma dizer: É o que ele mesmo vai demonstrar daqui há
pouco. Assim estamos nós; se levarmos adiante nosso estudo, talvez iremos
bater com os pés no que procuramos; aqui, parados, é que nada se esclarecerá.
Teeteto - Tens razão; prossigamos e investiguemos.
Sócrates - Não vai ser longa essa
investigação. Uma arte inteirinha está a indicar que conhecimento não é isso.
Teeteto - De que forma? E que arte é essa?
Sócrates - A dos grandes mestres
de sabedoria, que denominamos oradores e advogados. Não é com sua arte e
ensinando que eles convencem os outros, mas levando-os, por meio da sugestão, a
admitir tudo o que eles querem. Acreditas, mesmo, que haja profissionais tão
habilidosos, a ponto de demonstrarem a verdade do fito; para quem não foi
testemunha ocular de alguma violência ou roubo de dinheiro, no pouquinho de
tempo que a água corre na clepsidra?
Teeteto - De jeito nenhum posso
acreditar nisso; o que eles fazem é persuadir.
Sócrates - E persuadir, no teu modo de pensar, não é levar alguém a admitir alguma opinião?
Sócrates - E persuadir, no teu modo de pensar, não é levar alguém a admitir alguma opinião?
Teeteto - Sem dúvida.
Sócrates - Nesse caso, quando os Juízes
são persuadidos por maneira justa, com relação a fatos presenciados por uma
única testemunha, ninguém mais julgam por ouvir dizer, após formarem opinião
verdadeira; é um juízo sem conhecimento; porém ficaram bem persuadidos, pois
sentenciaram com acerto.
Teeteto - Isso mesmo.
Sócrates - No entanto, amigo, se conhecimento
e opinião verdadeira nos tribunais fossem a mesma coisa, nunca o melhor juiz
julgaria sem conhecimento. Mas agora parece que são coisas diferentes.
Teeteto - Sobre isso, Sócrates, esquecera-me o
que vi alguém dizer; porém agora volto a recordar-me. Disse essa pessoa que
conhecimento é opinião verdadeira acompanhada da explicação racional, e que
sem esta deixava de ser conhecimento. As coisas que não encontram explicações
não podem ser conhecidas - era como ele se expressava - sendo, ao revés disso,
objeto do conhecimento todas as que podem ser explicadas.
Sócrates - Falas muito bem. Porém
dize-me como ele distingue as conhecidas das que não são, para vermos se eu e
tu ouvimos a mesma cantiga.
Teeteto - Não sei se poderei recordar-me;
porém se alguém fizer essa exposição, penso que me será fácil acompanhá-lo.
Sócrates - Então, que vá um sonho
em troca de outro. Eu também, parece-me ter ouvido de e certa pessoa que os
denominados elementos primitivos de que somos compostos, como tudo o mais, não
admitem explicação. A cada um só poderás dar nome, sem nada mais acrescentar,
nem que é nem que não é, pois isso já implicaria atribuir-lhe existência
ou não existência, o que não seria··ucito, se quiseres falar dele, apenas dele.
Como também não devemos determiná-los com expressões como: Mesmo, Aquilo, Cada
um, ou: Só, Isto e muitas outras do mesmo tipo. Porque semelhantes
determinações circulam por tudo e em tudo aderem, sendo diferentes das coisas a
que se juntam, quando o importante para aqueles elementos, no caso de nos ser
possível defini-los e de comportar cada um sua explicação particular, seria
serem enunciados à parte de tudo, sem acréscimo de qualquer natureza. A
verdade, em suma, é que nenhum desses elementos admite explicação; só podem ser
nomeados; é só o que têm: nome. Diferentemente se passa com os compostos desses
elementos: por serem complexos, são expressos por uma combinação de nomes, pois
a essência da definição consiste numa combinação de nomes. A esse modo, as
letras são inexplicáveis e desconhecidas, porém percebidas pelos sentidos, ao
passo que as sílabas são conhecíveis, explicáveis e podem ser objeto da opinião
verdadeira. Por isso, quando alguém formà opinião verdadeira de qualquer c
objeto, sem a racional explicação, fica sua alma de posse da verdade a respeito
desse objeto, porém sem conhecê-lo, pois quem não sabe nem dar nem receber
explicação de alguma coisa, carece do conhecimento dessa coisa; porém se a essa
opinião acrescentar a explicação racional, então ficará perfeito em matéria de
conhecimento. Foi isso que ouviste em sonhos, ou foi coisa diferente?
Teeteto - Foi exatamente isso.
Sócrates - Semelhante explicação
te satisfaz, e admites agora que a opinião verdadeira, acompanhada da razão
seja conhecimento?
Teeteto - Sem dúvida.
Sócrates - Dar-se-á o caso, Teeteto, de termos
conseguido encontrar hoje o que de muito tantos sábios procuravam e
envelheceram sem encontrar?
Teeteto - Quer parecer-me, Sócrates, que a
presente explicação foi muito bem conduzida.
Sócrates - É provável que seja assim mesmo;
pois como poderia haver conhecimento sem explicação racional e opinião
verdadeira? Só uma coisa não me agrada em tudo o que ficou dito.
Teeteto - Que é?
Sócrates - Justamente o que dá a
impressão de ser mais engenhoso, a saber: que os elementos não podem e ser
conhecidos, o que não se dá com suas combinações.
Teeteto - E não estará certo?
Sócrates - É o que precisamos
verificar. Como reféns dessa proposição, temos os próprios modelos usados pelo
autor da tese.
Teeteto - Que modelos?
Sócrates- Os elementos da escrita
e suas combinações, ou seja, as letras e as sílabas. Ou achas que tinha outra
coisa em vista quem formulou o que acabamos de expor?
Teeteto - Não; era isso mesmo!
Platão, Teeteto
200d-202 d
200d-202 d
- O que é o saber ou o conhecimento?
- Apresente a primeira definição de conhecimento?
- Qual a objecção de Sócrates?
- Apresente a segunda definição de conhecimento?
- Qual o critério para que uma crença ou opinião seja verdadeira?
- Qual a conclusão?
Lola
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