Conhecimento a priori e a posteriori
Retire um livro retangular da sua estante e olhe para a capa. Qual é a cor predominante, e quantos lados tem? Ao responder a estas questões, o leitor fica a saber duas coisas acerca deste livro, e esses dois factos mostram uma importante distinção entre duas maneiras que temos de adquirir conhecimento.
Para ficarmos a saber a cor do livro temos que
observá-lo (ou pedir a alguém que o faça por nós). A justificação para a sua
crença acerca da sua cor é fornecida pela experiência (nossa ou de outrem). Mas
não precisamos de olhar para um livro rectangular para sabermos quantos lados
tem. Sabemos que os rectângulos têm quatro lados pelo simples facto de
pensarmos o que é um rectângulo. Adquirimos este conhecimento usando apenas os
nossas poderes de raciocínio; não temos de considerar a informação dada pelos
nossos sentidos.
O conhecimento que é justificado pela experiência é denominado
conhecimento a posteriori ou conhecimento empírico. O
conhecimento em que a experiência não tem um papel justificatório é denominado
conhecimento a priori.
Dan O'Brien,
Introdução
à Teoria do Conhecimento
Lola
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