Ficha Formativa - 10° ANO
Valores e Cultura
1. A afirmação "Não há códigos morais únicos nem valores
absolutos" identifica-se com a perspectiva filosófica que habitualmente
designamos por:
(A) etnocentrismo;
(B) dogmatismo;
(C) relativismo;
(D) absolutismo.
2. A perspectiva axiológica que
afirma os valores como propriedades reais existentes nos objectos designa-se
por:
(A) subjectivismo;
(B) ontologismo;
(C) objectivismo;
(D) naturalismo.
3. A cultura pode ser definida
como:
(A) um conjunto de saberes que
permite distinguir os indivíduos dentro do grupo social a que pertencem;
(B) um conjunto de formas de estar, pensar e agir
características de uma sociedade;
(C) um fenómeno que ocorre no interior das sociedades actuais;
(D) um fenómeno que ocorre entre os diversos seres vivos.
4. O juízo "A discriminação
das mulheres grávidas no acesso ao emprego é injusta" é um juízo:
(A) de valor; verdadeiro;
(B) de valor; afirmativo;
(C) de facto; afirmativo;
(D) de facto; verdadeiro.
5. O facto de ao valor belo
corresponder o seu contravalor feio permite-nos confirmar:
(A) a sua objectividade;
(B) a sua subjectividade;
(C) a sua polaridade;
(D) a sua hierarquia.
6. O relativismo cultural é a
perspectiva filosófica que defende:
(A) a universalidade de valores e
culturas;
(B) a impossibilidade de as culturas serem tolerantes umas
com as outras;
(C) a possibilidade de as culturas se compreenderem
mutuamente à luz dos seus próprios valores;
(D) a diversidade de valores e culturas.
7. Os juízos de valor são
enunciados subjectivos. Esta afirmação é:
(A) verdadeira, porque os juízos
de valor são afirmações sobre diferentes sujeitos;
(B) verdadeira, porque os juízos de valor são enunciados que
derivam da valoração que o sujeito faz da realidade;
(C) falsa, porque os juízos de valor são afirmações que
derivam de experiências que são comuns a todos os homens;
(D) falsa, porque os juízos de valor são enunciados objectivos.
8. O diálogo intercultural
implica:
(A) A comunicação entre as
diferentes culturas, tendo em vista o seu entendimento e mútuo enriquecimento;
(B) a aceitação passiva de uma pluralidade de opiniões
provenientes de diferentes culturas;
(C) a comunicação a partir de uma dada cultura e de uma
língua específica que todos conhecem;
(D) a aceitação de uma pluralidade de opiniões provenientes
exclusivamente de uma dada cultura dominante.
(A) os valores são bipolares;
(B) os valores são hierarquizáveis;
(C) os valores são universais;
(D) os valores são objectivos;
10. De acordo com o relativismo
cultural,
(A) os critérios valorativos não
variam de cultura para cultura;
(B) existe um padrão universal para avaliar os costumes;
(C) todas as práticas culturais devem ser toleradas;
(D) os códigos morais são idênticos em todas as culturas.
11. Segundo o relativismo
cultural,
(A) a moralidade não é uma questão
de convenção social;
(B) os hábitos e as tradições culturais não devem ser
valorizados;
(C) há verdades morais aceites por todos os povos e culturas;
(D) os juízos morais dependem das convenções de cada
sociedade.
12. Analise as seguintes
afirmações:
1. 'Portugal é o melhor país da
Europa para se viver'; JV
2. 'Hoje em Faro registou-se uma temperatura de zero graus à
meia-noite';JF
3. 'A Torre de Belém é um edifício manuelino';JF
4. 'Camões é o melhor escritor português de todos os tempos';JV
6. 'Cristiano Ronaldo é o futebolista português com mais
títulos';JF
7. 'Cristiano Ronaldo é um bom jogador';JV
8. 'Esta sala é adequada ao estudo'.JV
13. Das seguintes alternativas, escolha
a que identifica os juízos
de valor:
(A) 1; 3; 7 e 8;
(B) 1; 4; 7 e 8;
(C) 2; 4; 8;
(D) 1; 2; 4; 7.
14. A cultura de uma sociedade
corresponde:
(A) Aos seus modos de vida;
(B) Às suas formas de produção artística;
(C) Aos seus padrões de trabalho;
(D) Às suas actividades de lazer.
15. Considere as afirmações
seguintes:
1. É errado não ajudar a resolver
o problema da fome no mundo.
2. Muitas pessoas não ajudam a resolver o problema da fome no
mundo.
3. Algumas pessoas abandonam o seu estilo de vida, chegando
mesmo a pôr a sua vida em risco, para ajudar a combater a fome no mundo.
(A) 1 e 2 são juízos de facto e 3
é um juízo de valor.
(B) 1 é um juízo de valor e 2 e 3 são juízos de facto.
(C) 1 e 3 são juízos de valor e 2 é um juízo de facto.
(D) 3 é um juízo de facto e 1 e 2 são juízos de valor.
16. Analise as afirmações que se
seguem sobre juízos de facto e juízos de valor. Em seguida escolha alternativa
correta:
(A) Os juízos
de valor são interpretações subjetivas e expressam as emoções do sujeito;
(B) os juízos de facto são descrições objetivas e expressam
as emoções do sujeito;
(C) os juízos de valor são descritivos, neutros, impessoais e
empiricamente verificáveis;
(D) Os juízos de facto são interpretações subjetivas e
expressam as emoções do sujeito;
17. Considere as seguintes
afirmações:
1. Os juízos de valor são apenas
uma questão de gosto pessoal.
2. Em matéria de valores, todas as opiniões são erradas.
3. Os juízos de valor dependem dos contextos sociais.
Acerca dos valores, os
relativistas consideram que:
(A) 3 é
verdadeira; 1 e 2 são falsas.
(B) 1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.
(C) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(D) 1, 2 e 3 são verdadeiras.
18. De acordo com os defensores do
objetivismo axiológico:
(A) os valores dependem dos
critérios valorativos de cada indivíduo;
(B) os valores estão nas propriedades concretas dos objetos;
(C) o ensino dos valores não faz sentido;
(D) Não há valores absolutos.
19. Considere as afirmações
seguintes:
1. Os valores dependem apenas da
educação que se teve.
2. Os juízos de valor de pessoas diferentes não podem
coincidir.
3. Os valores são uma questão de preferências pessoais.
Acerca dos valores, os
subjetivistas consideram que:
(A) 1 é falsa;
2 e 3 são verdadeiras.
(B) 1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
(C) 1 e 2 são falsas; 3 é verdadeira.
(D) 1 é verdadeira; 2 e 3 são falsas.
20. A axiologia é a disciplina
filosófica que estuda:
(A) A totalidade do real;
(B) os valores;
(C) os objectos valiosos;
(D) o homem e as suas experiências de vida.
21.De acordo com o subjetivismo
axiológico:
(A) Os valores têm uma existência
autónoma em relação ao sujeito;
(B) os valores são uma propriedade objetiva da realidade;
(C) os valores devem a sua existência às características
psicológicas do sujeito;
(D) a avaliação que o
ser humano faz do mundo depende de critérios valorativos universais.
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