terça-feira, 7 de março de 2017

Dimensão Pessoal e Social da Ética



Dimensão Pessoal e Social da Ética

"Só posso dizer "eu" graças ao "tu" que ouvi. A pessoa em que me vou tornando não é resultado de um percurso interno solitário. Essa pessoa só pode construir-se situando-se no foco do olhar dos outros; é alimentada por todos os contributos daqueles que a rodeiam, mas sobretudo é constituída pelas trocas que realiza com os outros. Eu sou os laços que teço com os outros. Comunicar é pôr em comum, e pôr em comum é o ato que nos constitui. Se se parte da hipótese de que esse ato é impossível, recusa-se todo e qualquer projeto humano. Respeitar o outro é considerá-lo como uma parte de si próprio, o que é evidente se se aceitar a definição "eu sou os laços que teço com os outros". A ética (...) resulta de uma tomada de consciência do que somos e do que nos faz ser o que somos".


Albert Jacquard, 
Pequeno manual de filosofia para uso dos não filósofos, 
Terramar, 1997, Lisboa, pp. 13-15


Análise do texto de Albert Jacquard
  • Eu só sou EU graças ao TU
  • Pessoa não é um ser solitário
  • Pessoa é um ser de partilha, de troca: de criar laços com os outros
  • Pessoa é um ser de comunicação - sem isso não há projecto humano
  • Devemos respeitar o OUTRO
  •  Pessoa constrói-se na relação com o OUTRO
  • A ética trata de temas como: 
  • "Como agir bem?"
  • "O que somos?"
  • "O que devemos ser em sociedade?"
  • A consciência do EU - "Quem somos?" é fundamental para a ética.

                                                Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...