quinta-feira, 13 de abril de 2017

Tradição Grega


Tradição Grega
A Tradição Grega dos Ovos da Páscoa Vermelhos

A Páscoa é a festividade mais importante do calendário Grego, não só pela sua importância religiosa, mas também devido às reuniões familiares e às maravilhosas tradições associadas a esta festividade.




Uma destas fantásticas tradições é o curioso costume dos Ovos da Páscoa vermelhos. Na manhã de Quarta-feira Santa, as senhoras da casa cosem os ovos e colocam-nos numa panela com água, vinagre e tinta vermelha. Alguns preferem métodos mais tradicionais e usam beterrabas e cascas de cebolas vermelhas. Após a Ressurreição, sábado à noite ou no domingo de Páscoa, é habitual fazer o tsougrisma, o  tocar nos ovos. Uma pessoa segura num ovo e bate no de outrem, dizendo “ChristosAnesti” (Cristo ergueu-se), enquanto o outro responde “Alithos Anesti (Deveras ergueu-se)
O vencedor é aquele cujo ovo não foi partido pelo toque do outro, ou aquele cujo ovo se apresentar menos danificado.




Várias são as histórias que explicam a origem deste notável costume. A versão mais popular é de que o ovo simboliza o túmulo de Cristo, em que ele permaneceu fechado, como se dentro da casca de um ovo, enquanto isso o vermelho simboliza o seu sacrifício pela Humanidade.
Outras lendas contam que a Virgem Maria ofereceu ovos cozidos aos guardas que vigiavam o túmulo de Cristo, e que o vermelho advém das lágrimas dela, ou que Maria tentou convencer o Imperador, que lhe havia dito que Se Cristo se ergueu,os ovos são vermelhos",apresentando-lhe ovos pintados de vermelho.
Independentemente da origem desta amável tradição, todos irão ter a oportunidade de a experienciar daqui a alguns dias. 
Não nos esqueçamos de aproveitar os ovos quebrados para fazer deliciosas receitas.


 05/04/2017
Tirado DAQUI


    Tradução do inglês de Pedro Justo.

Muito Obrigado, querido aluno!


Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...