Jean-Paul Sartre
Lola
A liberdade em
Jean-Paul Sartre: responsabilidade, angústia e má-fé
Não há nada que possa eximir o homem da sua condição
de ser livre e, consequentemente, da sua condição de responsabilidade diante de
seus atos. Barreiras
psicológicas, históricas ou socioeconômicas não são capazes de ofuscar a
liberdade.
Célebre retrato de
Sartre caminhando nas dunas de Nida, na Lituânia, em 1965. Na imagem, vemos o
filósofo projetando a sua sombra nas areias, representando a ideia
existencialista de que é o homem, através da projeção da sua
vontade no mundo, que constrói a si mesmo e o seu próprio caminho
Um dos conceitos fundamentais da filosofia existencialista sartriana é
o de liberdade, uma vez que, para o filósofo, o homem está condenado a ser
livre e toda a sua existência decorre desta condição. Assim, frente a uma
decisão, o homem percebe o seu total desamparo, já que não há nada que possa salvá-lo da tarefa de escolher; em suma,
nada pode salvá-lo de si mesmo – diria Jean-Paul Sartre.
Desse modo, o ser humano,
fundamentando-se na sua estrita liberdade, vê-se a todo instante compelido a se
inventar, posto que são suas escolhas que constroem a sua essência. Diante
desta condição, cabe somente a ele estabelecer, através de suas ações concretas,
os critérios que servirão de norte para as suas decisões, explica Sartre.
“[…] o que se poderia chamar de moralidade cotidiana exclui a angústia
ética. Há angústia ética quando me considero em minha relação original com os
valores. Estes, com efeito, são exigências que reclamam um fundamento. Mas
fundamento que não poderia ser de modo algum o ser, pois todo valor que
fundamentasse a sua natureza ideal sobre seu próprio ser deixaria por isso de
ser valor e realizaria a heteronomia de minha vontade. […] Daí que minha
liberdade é o único fundamento dos valores e nada, absolutamente nada,
justifica minha adoção dessa ou daquela escala de valores.” – [Sartre, O Ser e
o Nada]
Frente a esta falta de fundamentos
prontos, o homem angustia-se diante da responsabilidade de escolher, visto que
a escolha é ao mesmo tempo afirmação do valor daquilo que se escolhe, trazendo
consigo, assim, o peso da responsabilidade. Desse modo, ao escolher algo e,
consequentemente, afirmar o seu valor, estamos ao mesmo tempo comunicando a
todos o caráter benéfico daquela escolha, já que não há ninguém que possa
escolher o mal para si. Desse ponto de vista, nos tornamos
responsáveis não só por nós, mas por toda a humanidade.1
“Escolher ser isto ou aquilo é afirmar ao mesmo tempo o valor do que
escolhemos, porque nunca podemos escolher o mal, o que escolhemos é sempre o
bem, e nada pode ser bom para nós sem que o seja para todos.” – [Sartre, O Existencialismo é um Humanismo]
Quando Sartre diz que “nada pode ser bom
para nós sem que o seja para todos”, ele quer dizer, precisamente, que ao
escolhermos algo, estamos optando por uma alternativa que, dentro das condições
de existência nas quais estamos inseridos, seria a melhor opção e, por ser a
melhor, todos também poderiam optar pela mesma. Assim, ao escolher algo, o
homem cria um modelo de homem que outros podem seguir; daí a sua
responsabilidade diante da humanidade.
O existencialismo de Sartre, ao
contrário das filosofias contemplativas, caracteriza-se por ser uma doutrina
de ação, colocando sempre o compromisso como fator indispensável para a existência
humana, uma vez que, sem compromisso, não há projeto de ser e, sem projeto de
ser, o homem torna-se incapaz de conferir qualquer sentido à existência. Se a
intencionalidade é a característica fundamental da consciência, ser livre é
engajar-se, comprometer-se e, enfim, responsabilizar-se.
Portanto, concluímos que não há nada que
possa eximir o homem da sua condição de ser livre e, consequentemente, da sua
condição de responsabilidade diante de seus atos. Barreiras psicológicas,
históricas ou socioeconômicas não são capazes de ofuscar a liberdade a qual
Sartre se refere, pois estas nada mais são do que as condições de existência
que possibilitam escolher por A ou B; sem tais condições, a escolha seria
impossível; mais do que isso: toda a existência seria impossível.
Toda condição é, por sua natureza, uma
limitação; contudo, é também o que possibilita a existência de algo. Logo, para
que a liberdade exista, é necessário que existam as condições que possibilitem
a sua existência, isto é, que possibilitem o ato da escolher, mas que também,
por outro lado e ao mesmo tempo, limitem as possibilidades dessa escolha.
“O homem é livre porque não é si mesmo, mas a presença a si. O ser
que é o que é não poderia ser livre. A liberdade é precisamente o nada que
tendo sido no âmago do homem e obriga a realidade humana a fazer-se em vez de
ser.” – [Sartre, O Ser e o Nada]
Diante dessa constante tarefa de
fazer-se, do desamparo, da falta de fundamentos prontos e da responsabilidade
que carrega diante de si e da humanidade, a liberdade traz ao sujeito a
angústia existencial, a qual emerge no momento da decisão. Angustia-se, pois
não é capaz de alterar as condições de existência que se lhe apresentam, tendo
de escolher, por vezes, entre o ruim e o pior e tendo de arcar com as
consequências dessa escolha; mais que isso, também não é capaz de não realizar
essa escolha; e por fim, tem a incontornável tarefa de buscar, em sua
subjetividade imanente, ou seja, na sua pura liberdade, os princípios que
regerão sua escolha; isto é, terá de estar diante de seu próprio nada; eis o princípio da angústia.
Veja também: , onde tratamos da problemática do nada
na constituição ontológica do ser.
“E minha liberdade se angustia por ser o fundamento sem fundamento dos
valores. Além disso, porque os valores, por se revelarem por essência a uma
liberdade, não podem fazê-lo sem deixar de ser ‘postos em questão’, já que a
possibilidade de inverter a escala de valores aparece, complementarmente, como
minha possibilidade. A angústia ante os valores é o reconhecimento de sua
idealidade.” – [Sartre, O Ser e o Nada]
A liberdade, porém, não possui uma
realidade concreta; não possui uma essência, uma vez que ela própria é o
fundamento de toda a essência humana na medida em que fundamenta o agir,
possibilitando a projeção da vontade do homem na existência e, por fim, a
construção do seu ser, tendo em vista que, segundo a máxima sartriana, a
existência precede a essência; isto é, primeiramente o homem é lançado na
existência e, só depois, por meio de suas ações, este homem pode representar-se
como sendo alguma coisa, pois, a priori, não era nada.
Como vimos, não há determinismos que
possam eximir o homem da sua condição ontológica de liberdade. Contudo, na
tentativa de livrar-se da angústia trazida pela responsabilidade que a
liberdade carrega consigo, o homem refugia-se na má-fé. Sartre admite que a má-fé pode ser compreendida como o ato de mentir para
si mesmo, mas um mentir que não comporta a dualidade do enganador e do
enganado, pois, aqui, aquele que é enganado é também consciente da verdade que
deseja suprimir. Porém, a má-fé tem por sua natureza mesma a característica
de negar-se como má-fé,
sendo um processo de constante e frustrado esforço, uma vez que, para que se
possa fugir de algo que se faz presente na própria consciência, é necessário
que se pense constantemente nesse algo; isto é, o projeto da má-fé consiste em
encarar certo aspecto do ser com a pretensão de dele fugir, num só movimento;
obviamente, na consciência, tal objetivo é impossível de ser realizado e, por
ser impossível, a má-fé nunca se encerra em seu objetivo.
Basicamente, podemos compreender a má-fé
como a tentativa de transferir responsabilidades que concernem unicamente ao
indivíduo; ou seja, ao atribuir exclusivamente a fatores sociais, metafísicos,
históricos ou até inconscientes o fundamento e as responsabilidades de sua
escolha, o indivíduo se encontra no estado de má-fé, pois tais fatores exercem
influência na sua decisão ao determinarem as possibilidades de escolha;
contudo, cabe somente a ele optar, por meio de sua liberdade, por qual
possibilidade lhe é mais adequada. Aqui, não há como fugir; só há espaço para a
subjetividade do sujeito, ou seja, para o seu próprio nada de ser, e qualquer tentativa de preencher este espaço vazio será aqui
denominada de má-fé.
Lola
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