David Hume
O hábito e a ideia de conexão necessária
«O hábito é o grande guia da vida humana. É o único princípio que torna a nossa experiência útil para nós, e nos faz esperar, no futuro, um curso de eventos similar aos que ocorreram no passado. Sem a influência do hábito seríamos inteiramente ignorantes de todas as questões de facto que ultrapassem o que está imediatamente presente à memória e aos sentidos. Nunca saberíamos como adaptar os meios aos fins, nem como empregar os nossos poderes naturais para produzir qualquer efeito. Acabaria imediatamente toda e qualquer ação, bem como a maior parte da especulação.»
David Hume
Investigação sobre o Entendimento Humano
- A ideia de causalidade exprime uma conexão que não podemos mostrar nem demonstrar que existe na realidade. Mas acreditamos que existe uma conexão necessária entre causa e efeito.
- Se não existe na realidade, então onde existe?
- A ideia de conexão necessária só existe na nossa mente.
- Como se forma?
- Mediante um mecanismo psicológico chamado hábito.
- A experiência repetida da conjunção constante entre dois acontecimentos leva-nos a esperar que a sua conjunção continue a acontecer no futuro.
- Um exemplo: tantas vezes observarmos que um corpo dilata após um determinado aumento de temperatura acontece isto: sempre que vemos acontecer um dado aumento de temperatura, concluímos, devido ao hábito ou costume, que certos corpos vão dilatar e sempre assim será.
- A experiência repetida da conjunção constante entre dois acontecimentos leva-nos a esperar que a sua conjunção continue a acontecer no futuro.
- Esta conexão necessária entre certos objetos não está nos próprios objetos – a experiência não a encontra neles. Devido ao hábito, projetamos nas coisas o que sentimos em nós.
- A necessidade que supomos numa relação de causa-efeito é um produto da mente e não algo que esteja nas próprias coisas.
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário