científico
Introdução
- De que cor é a agua do Mar?
- A Terra move-se?
- Como se avalia febre?
- O homem vulgar põe a mão na testa: quente/frio
- O homem de ciência usa o termómetro: 39º (quantidade)
Há dois tipos de conhecimento.
A - O Conhecimento vulgar ou senso comum
- Nasce da experiência vivida
- É um saber feito através da experiência
- É um saber espontâneo e sensorial
- É o contacto imediato e directo com o real. Exemplo: Hoje está quente!
Qual a sua origem?
- As tradições que passam de geração em geração
- As nossas experiências de vida traduzem-se na forma como vemos o real
- As experiências práticas do quotidiano.
O que permite o conhecimento vulgar?
- Conviver
- Integração num grupo social
- Lidar imediata e sensorialmente com o real.
Quais as características do conhecimento vulgar?
- vulgar
- empírico (provem da experiência)
- aparente
- ingénuo
- imediato
- sensorial
- superficial
- variável (de homem para homem, de cultura para cultura)
- subjectivo (varia de sujeito para sujeito)
- espontâneo
- dogmático (não aceita a crítica)
- acrítico
- assistemático (não organizado)
- directo
- constata/regista o que capta pelos sentidos
- não explica
- heterogéneo
- acumulado (soma "conhecimentos" e não os relaciona)
- é mais um reconhecimento e menos um conhecimento
- constata mas não descobre, não cria nem constrói
- lida com qualidades: quente, frio, alto baixo
- lida com o facto bruto (facto tal qual surge na natureza)
- avulso (responde a cada situação à medida que ela surge)
- faz observações ocasionais: desprovidas de reflexão, organização e sistematização
- não prevê
- não usa instrumentos
- gera ambiguidades
- falível
- faz generalizações falsas
- Intuitivo
- Dependente de preconceitos
- Dado e não construído
- Ilusório
- sincrético
- imperfeito
- falacioso
- não é rigoroso
- limitado
- pragmático
Sendo o Conhecimento vulgar tão falacioso, porque é que este tipo de conhecimento é importante?
- Orienta a vida quotidiana
- tem um carácter prático
- satisfaz necessidades básicas
- orienta as nossas acções
- permite resolver problemas simples
- o seu grande objectivo é a prática
B- Conhecimento cientifico
Introdução
1. Na Grécia antiga a ciência e a filosofia formavam um único saber que estava num estado teórico. Para Aristóteles o conhecimento era o estudo da causa das coisas;
2. Na Idade Média, a ciência e a Filosofia estavam submissas à Religião;
3. A Ciência Moderna (séc. XVII) nasce com Galileu e Newton que abordaram o real de modo diferente. A ciência separa-se da Filosofia. Galileu nega o geocentrismo aristotélico-ptolemaico e introduz o ideal de quantificação, afirmando: "Mede tudo o que for mensurável e esforça-te por medir mesmo aquilo que o não é".
4. Ciência Pós-moderna (Nova Ciência) - Einstein (Teoria da relatividade) e Heisenberg (Principio da incerteza). São introduzidos os conceitos de indeterminismo e probabilismo.
Características do Conhecimento científico
- Crítico
- Rigoroso
- Racional (construção do intelecto humano)
- Autónomo
- Reversível/revisível (as verdades científicas são provisórias podendo ser revistas, aperfeiçoadas ou mesmo, substituídas.
- Metódico (usa técnicas e regras no método científico)
- Construído (através de teorias e instrumentos)
- Homogéneo
- Objectivo – intersubjectivo
- Positivo – operatório (submetido aos factos)
- Sistemático
- Especializado
- Fático (estuda os factos)
- Claro e preciso
- Comunicável (não é privado, é publico)
- Usa linguagem matemática
- Verificável (através da experiência/experimentação)
- Um sistema de ideias ligadas entre si
- Explicativa (explica os factos através de leis científicas)
Lola
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