domingo, 6 de maio de 2018

Conhecimento vulgar e conhecimento científico





Conhecimento vulgar e conhecimento 

científico

Introdução

  • De que cor é a agua do Mar?
  • A Terra move-se?
  • Como se avalia febre?
- O homem vulgar põe a mão na testa: quente/frio
- O homem de ciência usa o termómetro: 39º (quantidade)

Há dois tipos de conhecimento.

A - O Conhecimento vulgar ou senso comum

  • Nasce da experiência vivida
  • É um saber feito através da experiência
  • É um saber espontâneo e sensorial
  • É o contacto imediato e directo com o real. Exemplo: Hoje está quente!

Qual a sua origem?
  • As tradições que passam de geração em geração
  • As nossas experiências de vida traduzem-se na forma como vemos o real
  • As experiências práticas do quotidiano.
O que permite o conhecimento vulgar?
  • Conviver
  • Integração num grupo social
  • Lidar imediata e sensorialmente com o real.
Quais as características do conhecimento vulgar?

  • vulgar
  • empírico (provem da experiência)
  • aparente
  • ingénuo
  • imediato
  • sensorial
  • superficial
  • variável (de homem para homem, de cultura para cultura)
  • subjectivo (varia de sujeito para sujeito)
  • espontâneo
  •  dogmático (não aceita a crítica)
  •  acrítico
  •  assistemático (não organizado)
  • directo
  • constata/regista o que capta pelos sentidos
  • não explica
  • heterogéneo
  • acumulado (soma "conhecimentos" e não os relaciona)
  • é mais um reconhecimento e menos um conhecimento
  • constata mas não descobre, não cria nem constrói
  • lida com qualidades: quente, frio, alto baixo
  • lida com o facto bruto (facto tal qual surge na natureza)
  • avulso (responde a cada situação à medida que ela surge)
  • faz observações ocasionais: desprovidas de reflexão, organização e sistematização
  • não prevê
  • não usa instrumentos
  • gera ambiguidades
  • falível
  • faz generalizações falsas
  •  Intuitivo
  •  Dependente de preconceitos  
  •  Dado e não construído
  •  Ilusório
  • sincrético
  • imperfeito
  • falacioso
  • não é rigoroso
  • limitado
  • pragmático
Sendo o Conhecimento vulgar tão falacioso, porque é que este tipo de conhecimento é importante?

  • Orienta a vida quotidiana
  • tem um carácter prático
  • satisfaz necessidades básicas
  • orienta as nossas acções
  • permite resolver problemas simples
  • o seu grande objectivo é a prática
B- Conhecimento cientifico

Introdução

1. Na Grécia antiga a ciência e a filosofia formavam um único saber que estava num estado teórico. Para Aristóteles o conhecimento era o estudo da causa das coisas;

2. Na Idade Média, a ciência e a Filosofia estavam submissas à Religião;

3. A Ciência Moderna (séc. XVII) nasce com Galileu e Newton que abordaram o real de modo diferente. A ciência separa-se da Filosofia. Galileu nega o geocentrismo aristotélico-ptolemaico e introduz o ideal de quantificação, afirmando: "Mede tudo o que for mensurável e esforça-te por medir mesmo aquilo que o não é".

4. Ciência Pós-moderna (Nova Ciência) - Einstein (Teoria da relatividade) e Heisenberg (Principio da incerteza). São introduzidos os conceitos de indeterminismo e probabilismo.


Características do Conhecimento científico 


  • Crítico
  • Rigoroso
  • Racional (construção do intelecto humano)
  •  Autónomo
  • Reversível/revisível (as verdades científicas são provisórias podendo ser revistas, aperfeiçoadas ou mesmo, substituídas.
  • Metódico (usa técnicas e regras no método científico)
  • Construído (através de teorias e instrumentos)
  • Homogéneo
  • Objectivo – intersubjectivo
  • Positivo – operatório (submetido aos factos)
  • Sistemático
  • Especializado 
  • Fático (estuda os factos)
  • Claro e preciso
  • Comunicável (não é privado, é publico)
  • Usa linguagem matemática
  • Verificável (através da experiência/experimentação)
  • Um sistema de ideias ligadas entre si
  • Explicativa (explica os factos através de leis científicas)




                                                Lola

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