sábado, 20 de outubro de 2018

Preparação Testes 10° Ano





Preparação  Teste - 10°Ano 
(Flexibilidade Curricular)



Estrutura 
·                     Itens de escolha múltipla
·                     Itens de resposta restrita
·                     Itens de resposta extensa

Tempo : 50 minutos


Conteúdos

FILOSOFIA E FILOSOFAR

  •       A adolescência como idade filosófica;
  •      O que é a filosofia;
  •      O problema da definição da filosofia;
  •      O sentido etimológico
  •      Caracteristicas da Filosofia
  •      A especificidade da filosofia;
  •      A filosofia e os outros saberes: 
  •      As competências da Filosofia:
  •      As questões da filosofia;
  •      As áreas da filosofia;
  •      Questões filosóficas e não filosóficas;
  •      Como reconhecer as questões filosóficas;
  •      Como analisar um texto em Filosofia;
A  DIMENSÃO DISCURSIVA DO TRABALHO FILOSÓFICO

  •     Definir Lógica
  •     Mostrar a necessidade da Lógica
  •     Explicar os conceitos de: tese, argumento, validade, verdade e solidez
  •     Encontrar num texto o tema, problema, tese, argumentos e conclusão
  •     Explicar a noção de Proposição
  •     Distinguir proposições e não proposições
  •     Relacionar Verdade e validade
  •     Aferir a validade/invalidade  de um argumento
  •     Distinguir Argumentos Dedutivos e Argumentos Indutivos


Questões de preparação

1.       Porque se pode afirmar que a adolescência é a idade filosófica por      excelência?
2.       Qual o primeiro grande problema que se coloca à Filosofia?
3.       Complete a seguinte afirmação: “Não há uma definição de Filosofia...”
4.       Porque é tão difícil definir Filosofia?
5.       Poderemos aproximar-mo-nos da definição de Filosofia centrando-nos no seu     sentido etimológico. Como?
6.       Porque é que variam as respostas dadas pelos Filósofos?
7.       Não será a Ciência suficiente para responder às questões que inquietam o ser     humano?
8.       Relacione Filosofia e Ciência enquanto modos de abordar o real.
9.       Haverá verdade em Filosofia? Justifique.
10.   Qual o objecto e o método da Filosofia?
11.   Porque se poderá afirmar que a Filosofia é inevitável?
12.   Será a Filosofia útil ou inútil?
13.   Distinga a Filosofia de outros saberes.
14.   Quais as três competências da Filosofia?
15.   Apresente uma definição pessoal de Filosofia.
16.   Afinal, quem é o Filósofo?
17.   Que características tem o Filósofo?
18.   Que tipo de respostas dá o Filósofo?
19.   Como se reconhece a especificidade das questões filosóficas? (conteúdo e forma)
20.   Quais as áreas da Filosofia? (Metafísica, ontologia, estética....)
21.   Como se analisa um texto Filosófico?
22.   O que significa afirmar que a Filosofia tem uma dimensão discursiva?
23.   O que é a Lógica? Qual a sua necessidade?
24.   O que é a tese?
25.   O que é um argumento?
26.   O que é uma Proposição?
27.   O que é um argumento bom, válido e sólido?
28.   Relacione a  verdade das premissas e da conclusão e a validade/invalidade de um argumento.
29. O que são Argumentos dedutivos? Exemplifique
30. O que são Argumentos Indutivos? Exemplifique.


Um argumento pode ser dedutivo ou indutivo. A diferença entre ambos os argumentos recai no tipo de relação entre as premissas e a conclusão. 

Num argumento dedutivo a verdade das premissas garante a verdade da conclusão , enquanto num argumento indutivo a verdade das premissas tornam plausível a verdade conclusão, mas não a garantem.


Exemplos de questões do Teste:


1. Qual das frases seguintes exprime, inequivocamente, uma proposição?

(A) Amanhã vai chover.
(B) Que bom seria se amanhã chovesse.
(C) Amanhã vai chover?
(D) Prometo que, se amanhã chover, fico em casa.

2. Considere o argumento seguinte.

Todos os homens são imortais.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é imortal.

Este argumento não é sólido porque

(A) a conclusão não se segue das premissas.
(B) o número de premissas é insuficiente.
(C) é reconhecidamente falso.
(D) uma das premissas é falsa.

3. O facto de este argumento ter premissas e conclusão verdadeiras torna-o sólido?Justifique.

 A China tem mais habitantes do que a Índia.
 A Índia, por sua vez, tem mais habitantes do que o Brasil.
Logo, a China é o país com mais habitantes do mundo.

 4. Um argumento sólido…

(A) tem de ter premissas verdadeiras, mas pode ter conclusão falsa.
(B) tem de ter premissas e conclusão verdadeiras.
(C) pode ter premissas falsas, mas a conclusão tem de ser verdadeira.
(D) pode ter premissas e conclusão falsas.


5. Do ponto de vista dedutivo, é correto afirmar que…

(A) a validade dos argumentos depende unicamente do conteúdo.
(B) os argumentos são inválidos se as premissas forem falsas e a conclusão verdadeira.
(C) a validade dos argumentos depende da forma e do conteúdo.
(D) os argumentos são inválidos se as premissas forem verdadeiras e a conclusão falsa.

6. Para a lógica formal, a validade dos argumentos diz respeito à:

(A) relação de consequência entre proposições.
(B) verdade ou falsidade dos argumentos.
(C) probabilidade da conclusão.
(D) certeza das premissas.

7. Considere as frases seguintes.

1. As baleias são peixes.
2. As baleias não são peixes.
3. As baleias são peixes?
4. Ensinar a pescar, em vez de dar o peixe.

Selecione a opção correta.
(A) As frases 1, 2 e 4 exprimem proposições; a frase 3 não exprime uma proposição.
(B) As frases 1 e 2 exprimem proposições; as frases 3 e 4 não exprimem proposições.
(C) As frases 1 e 3 exprimem proposições; as frases 2 e 4 não exprimem proposições.
(D) A frase 1 exprime uma proposição; as frases 2, 3 e 4 não exprimem proposições

8. Enquadre as questões do texto nas áreas da Filosofia.

Uma das razões pelas quais gosto de escalar montanhas é que, quando me sento lá em cima, a puxar e a distender a corda enquanto o meu companheiro sobe, posso contemplar a paisagem e pensar.
Em que penso? Bem, olhar as coisas tão de cima permite uma visão diferente do mundo. Em vez de ser atropelado pelas situações da minha vida quotidiana, acabo habitualmente a pensar em coisas como: de onde veio o universo? Existe vida após a morte? Deus existe? O que faz com que as coisas sejam certas ou erradas? Pode a minha vida inteira ter sido um sonho?
Estas são questões filosóficas. Estão entre as maiores e mais perturbadoras perguntas que já foram feitas. E a humanidade debate-se com elas há milhares de anos.
E tenho a certeza de que já fez estas perguntas a si mesmo.

Stephen Law, Os Arquivos Filosóficos (São Paulo, 1993).

9. Identifique os seguintes argumentos:

A. Todos os seres humanos são mortais. Dado que Sócrates é um ser humano. Sácrates é mortal.

B. Sócrates é mortal. Todos os homens são mortais.


10. Descreva as diferenças entre a Filosofia e a Ciência 


Analise o seguinte texto:
Defende-se por vezes que não vale a pena estudar filosofia uma vez que tudo o que os filósofos fazem é discutir sofisticamente o significado das palavras; nunca parecem atingir quaisquer conclusões de qualquer importância e a sua contribuição para a sociedade é virtualmente nula. Continuam a discutir acerca dos mesmos problemas que cativaram a atenção dos gregos. Parece que a filosofia não muda nada; a filosofia deixa tudo tal e qual.
Qual é afinal a importância de estudar filosofia? Começar a questionar as bases fundamentais da nossa vida pode até ser perigoso: podemos acabar por nos sentir incapazes de fazer o que quer que seja, paralisados por fazer demasiadas perguntas. Na verdade, a caricatura do filósofo é geralmente a de alguém que é brilhante a lidar com pensamentos altamente abstractos no conforto de um sofá, numa sala de Oxford ou Cambridge, mas incapaz de lidar com as coisas práticas da vida: alguém que consegue explicar as mais complicadas passagens da filosofia de Hegel, mas que não consegue cozer um      ovo. “Uma razão importante para estudar Filosofia…”.

            Nigel Warburton (1998). 
         Elementos básicos de filosofia  
                                                                                                                   (Lisboa: Gradiva)


                                            Lola

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