domingo, 12 de setembro de 2021

O que vamos estudar no 11º ano?




  O que vamos estudar no 11º ano?


Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade 
científica e tecnológica

Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva 
[Filosofia do Conhecimento]


·        Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
·        O problema da possibilidade do conhecimento: o desafio cético.

Descartes, a resposta racionalista.
·    A dúvida metódica; o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus

Hume, a resposta empirista.
·        impressões e ideias (a posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da indução
·        Formular o problema da justificação do conhecimento, fundamentando a sua pertinência filosófica.
·  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias racionalista (Descartes) e empirista (Hume) enquanto respostas aos problemas da possibilidade e da origem o conhecimento.
·    Discutir criticamente estas posições e respetivos argumentos.

·  Mobilizar os conhecimentos adquiridos para analisar criticamente ou propor soluções para problemas relativos ao conhecimento que possam surgir a partir da realidade ou das áreas disciplinares em estudo, cruzando a perspetiva gnosiológica com a fundamentação do conhecimento em outras áreas do saber.


O estatuto do conhecimento científico

 [Filosofia da Ciência]


Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses

·      O problema da demarcação do conhecimento científico.

·      Distinção entre teorias científicas e não científicas.

·      O problema da verificação das hipóteses científicas.

·        O papel da indução no método científico.

·   O papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias.

·        Popper e o problema da justificação da indução.

·        O falsificacionismo e o método de conjeturas e refutações.

·  Posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

·  Formular o problema da demarcação do conhecimento científico, fundamentado a sua pertinência filosófica.

·  Enunciar os critérios que permitem diferenciar uma teoria científica de uma teoria não científica.

·  Formular o problema da verificação das hipóteses científicas, fundamentado a sua pertinência filosófica.

·   Expor criticamente o papel da indução no método científico.

·   Clarificar os conceitos nucleares, a tese e os argumentos da teoria de Popper em resposta ao problema da verificação das hipóteses científicas.

·   Discutir criticamente a teoria de Popper.

·   Analisar criticamente os fundamentos epistemológicos das ciências que estuda e respetiva fundamentação metodológica.


A racionalidade científica e a questão da objectividade


·   O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.

·     A perspetiva de Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento e aproximação à verdade;

·       A perspetiva de Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.

·  Formular os problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico, fundamentando a sua pertinência filosófica.

·     Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias de Popper e Kuhn enquanto respostas aos problemas da evolução e da objetividade do conhecimento científico.

·        Discutir criticamente as posições de Popper e de Kuhn.


A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética 

[Filosofia da Arte]



A criação artística e a obra de arte

·        O problema da definição de arte.

·      Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma.

·        Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.

·        Formular o problema da definição de arte, justificando a sua importância filosófica.

·        Avaliar a ideia de que a arte é definível e as propostas de definição apresentadas.

·      Identificar e classificar como essencialistas ou não essencialistas diferentes posições sobre a definição de arte.

·  Clarificar os conceitos nucleares, as teses e os argumentos das teorias da arte como representação, arte como expressão, arte como forma, teoria institucional e teoria histórica.

·        Analisar criticamente cada uma destas propostas de definição de arte.



A dimensão religiosa: análise e compreensão da experiência religiosa 

(Filosofia da Religião)

·        
Religião, razão e fé

O problema da existência de Deus.
O conceito teísta de Deus.
Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e  teleológico (Tomás de Aquino);
 argumento ontológico  (Anselmo).
O fideísmo de Pascal.
O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz). 
Formular o problema da existência de Deus, justificando a sua importância filosófica.
Explicitar o conceito teísta de Deus.
Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
Clarificar o argumento do mal de Leibniz.
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz


Temas/problemas da cultura científico-tecnológica, 

de arte e de religião



1.      A redefinição do humano pela tecnociência.


2.      Problemas éticos na criação da inteligência artificial.


3.      Problemas éticos e políticos do impacto da sociedade de informação no quotidiano.


4.      Problemas éticos e políticos do impacto da tecnociência no mundo do trabalho.


5.      Problemas éticos na manipulação do genoma humano.


6.      Questões éticas da reprodução assistida.


7.      Cuidados de saúde e prolongamento da vida.


8.      A legitimidade da experimentação animal.


9.      A ciência e cuidado pelo ambiente.


10. Organismos geneticamente modificados: o impacto ambiental e na saúde humana.

11. Arte, sociedade e política.


Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens

 Essenciais propostas para o 11.º ano).



https://www.paginasdefilosofia.net/materiais/filosofia-11-o/



Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade
científica e tecnológica 

Vídeo | A alegoria da caverna

Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva
[Filosofia do Conhecimento]

Análise comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento. O problema da possibilidade do conhecimento: o desafio cético.

Descartes, a resposta racionalista.
a dúvida metódica; o cogito (a priori); a clareza e a distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de Deus

Hume, a resposta empirista.

impressões e ideias (a posteriori); questões de facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante, conexão necessária e hábito; o problema da indução

Texto | Platão e o conhecimento como crença verdadeira justificada

Livro | Platão, Teeteto

Vídeo | Verdade

Filme |  Descartes (filme)

Livro | René Descartes, Discurso sobre o Método

Texto | O modelo matemático (Descartes)

Texto | Descartes – o modelo matemático

Texto | De Deus ao Génio Maligno

Texto | O Génio Maligno

Vídeo | O papel do Cogito na filosofia cartesiana

Livro | David Hume, Ensaio sobre o entendimento humano

Texto | David Hume: ideias e impressões

Texto: David Hume – perceções

Texto: A relação causa-efeito

Texto | David Hume –  causalidade

Texto | A mente não é uma tabula rasa

Livro | David Hume: Ensaio sobre o Entendimento Humano

 

O estatuto do conhecimento científico
[Filosofia da Ciência] 
 

Ciência e construção — validade e verificabilidade das hipóteses

O problema da demarcação do conhecimento científico.

Distinção entre teorias científicas e não científicas.

O problema da verificação das hipóteses científicas.

O papel da indução no método científico.

O papel da observação e da experimentação; verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias.

Popper e o problema da justificação da indução.

O falsificacionismo e o método de conjeturas e refutações.

Posição perante o problema da indução; falsificação e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.

 

A racionalidade científica e a questão da objetividade

O problema da evolução da ciência e da objetividade do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn.

 

A perspetiva de Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento e aproximação à verdade;

 

A perspetiva de Kuhn — ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos paradigmas; a escolha de teorias.

 

Vídeo | Jennifer Nagel: O problema do cepticismo

Filme | Awakenings

Texto | O conhecimento segundo Bacon

Texto | O indutivismo de Bacon

Livro | Francis Bacon, Novum Organum

Texto | Mill e o indutivismo

Texto | Saber é poder

Texto | O que conhecemos?

Texto | Onde está a verdade?

Texto | O que é a Ciência?

Texto | O que há de distintivo na ciência humana?

Filme | Contacto

Vídeo | Karl Popper: O problema da demarcação

Texto | O que é uma teoria científica?

Vídeo | Aqui há dragões – ciência e pseudociência

Texto | O conhecimento científico é objetivo

Texto | O progresso da ciência

Texto | Problemas científicos e filosóficos

Texto | O novo problema da indução

Livro | Francis Bacon, Novum Organum

Texto | A comunidade científica

Texto | A comunidade científica (2)

Texto | O que é um paradigma?

Texto | O que é um paradigma? (2)

Texto | A estrutura das revoluções científicas

Texto | A estrutura das revoluções científicas (2)

Texto |Incomensurabilidade

A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética
[Filosofia da Arte]

A criação artística e a obra de arte

O problema da definição de arte. Teorias essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte como forma.

Teorias não essencialistas: a teoria institucional e a teoria histórica.

 

Vídeo | Bonito

Texto | O que é  a arte?

Texto | Como definir a arte?

Texto | Quando é que um objeto é uma obra de arte?

Texto | Quando é arte?

Vídeo | Roger Scrouton: O que faz de algo uma obra de arte?

Texto | O juízo estético

Texto | A Arte como autenticidade

Texto | Estética Analítica

Texto | Estética fenomenológica

A dimensão religiosa — análise e compreensão da experiência religiosa
[Filosofia da Religião] 

Religião, razão e fé

O problema da existência de Deus.O conceito teísta de Deus.

Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino); argumento ontológico (Anselmo).

O fideísmo de Pascal.

O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz).

Texto | Textos de Filosofia da Religião

Texto | Deus e os filósofos

Texto | Fé, livre-arbítrio e conhecimento

Texto | Fé e violência

Texto | Confrontações metafísicas

Texto | O problema do Mal

Filme | I Origins

 

Temas/ problemas da cultura científico tecnológica, de arte e de religião

Desenvolvimento de um dos seguintes temas

 

1. A redefinição do humano pela tecnociência.


2. Problemas éticos na criação da inteligência artificial.


3. Problemas éticos e políticos do impacto da sociedade da informação no quotidiano.


4. Problemas éticos e políticos do impacto da tecnociência no mundo do trabalho.


5. Problemas éticos na manipulação do genoma humano.


6. Questões éticas da reprodução assistida.


7. Cuidados de saúde e prolongamento da vida.


8. A legitimidade da experimentação animal.


9. A ciência e cuidado pelo ambiente.


10. Organismos geneticamente modificados e o impacto ambiental e na saúde humana.


11. Arte, sociedade e política.


12. O ateísmo e os argumentos contemporâneos sobre a existência de Deus.

13. Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens Essenciais propostas para o 11.º ano).

Filme |  Nightcrawler |

Texto | Michael Sandel e os veículos autónomos

Vídeo | A ameaça da Inteligência Artificial

Texto | A deificação do Homem

Texto | O Homem para lá do animal

Texto | Cecília Neves: A questão do humano: entre o humanismo e opós-humanismo

Texto | A clonagem

Texto | Clonagem de primatas

Texto | Clonagem: híbridos

Texto | Clonagem: o que são embriões híbridos?

Texto | A clonagem nos seres humanos

Texto | Pela clonagem

Texto | Clonagem humana terapêutica

Texto | Benefícios da clonagem humana

Texto | Argumentos a favor da clonagem

Texto | Embriões excedentários

Texto | Clonagem: o que fazer com os embriões excedentários?

Texto | Potenciais riscos da clonagem humana

Texto | Argumentos contra a clonagem 1

Texto | Argumentos contra a clonagem

Texto | Autonomia e clonagem humanas

Texto | Onde não há cuidados paliativos há mais pedidos de eutanásia

Texto | Eutanásia, ortotanásia e distanásia: qual a diferença?

Texto | A moralidade da eutanásia_1

Texto | A moralidade da eutanásia_2

Texto | Eutanásia: quem deve decidir?

Texto | A moralidade da eutanásia_3

Texto | A moralidade da eutanásia_4

Texto | Como refutar os argumentos favoráveis à eutanásia e ao suicídio assistido

Texto | Judith Jarvis Thomson: uma defesa do aborto

Texto | Aborto: uma defesa do direito à vida dos anencéfalos

Texto | A vida do feto é mesmo sagrada?

Texto | E se a informação genética estivesse disponível?

Texto | Ética, Saúde e Ópio

 

 

https://www.paginasdefilosofia.net/materiais/filosofia-11-o/


                                                 Lola


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