O que vamos estudar no 11º ano?
A dimensão religiosa: análise e compreensão da experiência religiosa (Filosofia da Religião) · |
Religião, razão e fé O problema da existência de Deus. O conceito teísta de Deus. Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino); argumento ontológico (Anselmo). O fideísmo de Pascal. O argumento do mal para a discussão da existência de Deus (Leibniz). |
Enunciar os argumentos cosmológico e teleológico (Tomás de Aquino) e ontológico (Anselmo) sobre a existência de Deus.
Discutir criticamente estes argumentos sobre a existência de Deus.
Caracterizar a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente a posição fideísta de Pascal.
Analisar criticamente o argumento do mal de Leibniz
Módulo IV — O conhecimento e a racionalidade |
Vídeo | A alegoria da caverna |
Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva Descartes, a resposta racionalista. Hume, a resposta empirista. impressões e ideias (a posteriori); questões de
facto e relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante,
conexão necessária e hábito; o problema da indução |
Texto | Platão e o conhecimento como crença verdadeira
justificada Livro | Platão, Teeteto Vídeo | Verdade Filme | Descartes (filme) Livro | René Descartes, Discurso sobre o Método Texto | O modelo matemático (Descartes) Texto | Descartes – o modelo matemático Texto | De Deus ao Génio Maligno Texto | O Génio Maligno Vídeo | O papel do Cogito na filosofia cartesiana Livro | David Hume, Ensaio sobre o entendimento humano Texto | David Hume: ideias e impressões Texto: David Hume – perceções Texto: A relação causa-efeito Texto | David Hume – causalidade Texto | A mente não é uma tabula rasa Livro | David Hume: Ensaio sobre o Entendimento Humano |
O estatuto do conhecimento científico Ciência e construção — validade e verificabilidade
das hipóteses O problema da demarcação do conhecimento científico. Distinção entre teorias científicas e não
científicas. O problema da verificação das hipóteses científicas. O papel da indução no método científico. O papel da observação e da experimentação;
verificação e verificabilidade; a confirmação de teorias. Popper e o problema da justificação da indução. O falsificacionismo e o método de conjeturas e
refutações. Posição perante o problema da indução; falsificação
e falsificabilidade; conjeturas e refutações; a corroboração de teorias. A racionalidade científica e a questão da
objetividade O problema da evolução da ciência e da objetividade
do conhecimento: as perspetivas de Popper e Kuhn. A perspetiva de Popper — eliminação do erro e
seleção das teorias mais aptas; progresso do conhecimento e aproximação à
verdade; A perspetiva de Kuhn — ciência normal e ciência
extraordinária; revolução científica; a tese da incomensurabilidade dos
paradigmas; a escolha de teorias. |
Vídeo | Jennifer Nagel: O problema do cepticismo Filme | Awakenings Texto | O conhecimento segundo Bacon Texto | O indutivismo de Bacon Livro | Francis Bacon, Novum Organum Texto | Mill e o indutivismo Texto | Saber é poder Texto | O que conhecemos? Texto | Onde está a verdade? Texto | O que é a Ciência? Texto | O que há de distintivo na ciência humana? Filme | Contacto Vídeo | Karl Popper: O problema da demarcação Texto | O que é uma teoria científica? Vídeo | Aqui há dragões – ciência e pseudociência Texto | O conhecimento científico é objetivo Texto | O progresso da ciência Texto | Problemas científicos e filosóficos Texto | O novo problema da indução Livro | Francis Bacon, Novum Organum Texto | A comunidade científica Texto | A comunidade científica (2) Texto | O que é um paradigma? Texto | O que é um paradigma? (2) Texto | A estrutura das revoluções científicas Texto | A estrutura das revoluções científicas (2) Texto |Incomensurabilidade |
A dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética A criação artística e a obra de arte O problema da definição de arte. Teorias
essencialistas: a arte como representação, a arte como expressão e a arte
como forma. Teorias não essencialistas: a teoria institucional e
a teoria histórica. |
Vídeo | Bonito Texto | O que é a arte? Texto | Como definir a arte? Texto | Quando é que um objeto é uma obra de arte? Texto | Quando é arte? Vídeo | Roger Scrouton: O que faz de algo uma obra de arte? Texto | O juízo estético Texto | A Arte como autenticidade Texto | Estética Analítica Texto | Estética fenomenológica |
A dimensão religiosa — análise e compreensão da experiência religiosa Religião, razão e fé O problema da existência de Deus.O conceito teísta
de Deus. Argumentos sobre a existência de Deus: cosmológico e
teleológico (Tomás de Aquino); argumento ontológico (Anselmo). O fideísmo de Pascal. O argumento do mal para a discussão da existência de
Deus (Leibniz). |
Texto | Textos de Filosofia da Religião Texto | Deus e os filósofos Texto | Fé, livre-arbítrio e conhecimento Texto | Fé e violência Texto | Confrontações metafísicas Texto | O problema do Mal Filme | I Origins |
Temas/ problemas da cultura científico tecnológica, de arte e de religião Desenvolvimento de um dos seguintes temas |
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1. A redefinição do humano pela tecnociência.
13.
Outros (desde que inseridos nas áreas filosóficas das Aprendizagens
Essenciais propostas para o 11.º ano). |
Filme | Nightcrawler | Texto | Michael Sandel e os veículos autónomos Vídeo | A ameaça da Inteligência Artificial Texto | A deificação do Homem Texto | O Homem para lá do animal Texto | Cecília Neves: A questão do humano: entre o humanismo e
opós-humanismo Texto | A
clonagem Texto | Clonagem de primatas Texto | Clonagem: híbridos Texto | Clonagem: o que são embriões híbridos? Texto | A clonagem nos seres humanos Texto | Pela clonagem Texto | Clonagem humana terapêutica Texto | Benefícios da clonagem humana Texto | Argumentos a favor da clonagem Texto | Embriões excedentários Texto | Clonagem: o que fazer com os embriões excedentários? Texto | Potenciais riscos da clonagem humana Texto | Argumentos contra a clonagem 1 Texto | Argumentos contra a clonagem Texto | Autonomia e clonagem humanas Texto | Onde não há cuidados paliativos há mais pedidos de
eutanásia Texto | Eutanásia, ortotanásia e distanásia: qual a diferença? Texto | A moralidade da eutanásia_1 Texto | A moralidade da eutanásia_2 Texto | Eutanásia: quem deve decidir? Texto | A moralidade da eutanásia_3 Texto | A moralidade da eutanásia_4 Texto | Como refutar os argumentos favoráveis à eutanásia e ao
suicídio assistido Texto | Judith Jarvis Thomson: uma defesa do aborto Texto | Aborto: uma defesa do direito à vida dos anencéfalos Texto | A vida do feto é mesmo sagrada? Texto | E se a informação genética estivesse disponível? Texto | Ética, Saúde e Ópio |
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