Ficha diagnóstica - 10º Ano
Tema: Introdução à Filosofia e ao Filosofar
Analise o seguinte texto:
Qual é afinal a importância de estudar filosofia? Começar a questionar as bases fundamentais da nossa vida pode até ser perigoso: podemos acabar por nos sentir incapazes de fazer o que quer que seja, paralisados por fazer demasiadas perguntas. Na verdade, a caricatura do filósofo é geralmente a de alguém que é brilhante a lidar com pensamentos altamente abstratos no conforto de um sofá, numa sala de Oxford ou Cambridge, mas incapaz de lidar com as coisas práticas da vida: alguém que consegue explicar as mais complicadas passagens da filosofia de Hegel, mas que não consegue cozer um ovo.
Uma razão importante para estudar filosofia é o facto
de esta lidar com questões fundamentais acerca do sentido da nossa existência.
A maior parte das pessoas, num ou noutro momento da sua vida, já se interrogou
a respeito de questões filosóficas. Por que razão estamos aqui? Há alguma
demonstração da existência de Deus? As nossas vidas têm algum propósito? O que
faz com que algumas ações sejam moralmente boas ou más? Poderemos alguma vez
ter justificação para violar a lei? Poderá a nossa vida ser apenas um sonho? É
a mente diferente do corpo, ou seremos apenas seres físicos? Como progride a
ciência? O que é a arte? E assim por diante.
A maior parte das pessoas que estuda filosofia acha
importante que cada um de nós examine estas questões. Algumas até defendem que
não vale a pena viver a vida sem a examinar. Persistir numa existência
rotineira sem jamais examinar os princípios na qual esta se baseia pode ser
como conduzir um automóvel que nunca foi à revisão. Podemos justificadamente
confiar nos travões, na direção e no motor, uma vez que sempre funcionaram
suficientemente bem até agora; mas esta confiança pode ser completamente
injustificada: os travões podem ter uma deficiência e falharem precisamente
quando mais precisarmos deles. Analogamente, os princípios nos quais a nossa
vida se baseia podem ser inteiramente sólidos; mas, até os termos examinado,
não podemos ter a certeza disso.
Contudo, mesmo que não duvidemos seriamente da solidez dos princípios em que baseamos a nossa vida, podemos estar a empobrece - la ao recusarmo-nos a usar a nossa capacidade de pensar. Muitas pessoas acham que dá demasiado trabalho ou que é excessivamente inquietante colocar este tipo de questões fundamentais: podem sentir se satisfeitas e confortáveis com os seus preconceitos. Mas há outras pessoas que têm um forte desejo de encontrar respostas a questões filosóficas que representem um desafio.
Outra razão para estudar filosofia é o facto de isso
nos proporcionar uma boa maneira de aprender a pensar mais claramente sobre um
vasto leque de assuntos. Os métodos do pensamento filosófico podem ser úteis em
variadíssimas situações, uma vez que, ao analisar os argumentos a favor e
contra qualquer posição, adquirimos aptidões que podem ser aplicadas noutras
áreas da vida. Muitas pessoas que estudam filosofia aplicam depois as suas
aptidões em profissões tão diferentes quanto o direito, a informática, a
consultoria de gestão, o funcionalismo público e o jornalismo áreas onde a
clareza de pensamento é um grande trunfo. Os filósofos usam também a
perspicácia que adquirem acerca da natureza da existência humana quando se
voltam para as artes: alguns filósofos foram também romancistas, críticos,
poetas, realizadores de cinema e dramaturgos de sucesso.
[...]
Nigel
Warburton,
Elementos Básicos da
filosofia
TEMA:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
TESE:
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
ARGUMENTOS:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CONCLUSÂO:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
CONCEITOS:
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário