terça-feira, 23 de abril de 2024

Filosofia da Arte: Exercicios

 


Filosofia da Arte: 

exercícios


GRUPO I

Na resposta a cada um dos itens seguintes, selecione a única opção correta.

1. Segundo a teoria expressivista da artea obra consiste:

A. na expressão do sentimento do autor

B. num objeto construído para exteriorizar a natureza

C. Em geral emoção no espectador

D. Em ser reconhecida por uma instituição

 

2. A teoria da arte que defende que toda a arte deve reproduzir fielmente um objeto:

A. é a teoria formalista da arte

B. é a teoria expressivista da arte

C. é a teoria mimética da arte

D. é a teoria institucional da arte

 

3. A tese central da teoria da arte como representação é

A. uma obra é arte se, e somente se, provoca emoções estéticas

B. uma obra é arte se, e somente se, imita algo

C.uma obra é arte se, e somente se, exprime as emoções do autor

D.uma obra é arte se, e somente se, possui forma significante

 

4. O problema da definição da arte é o problema de

A. distinguir as obras primas de outras obras de arte

B. justificar o que torna a arte valiosa para as nossas vida

C.explicar o significado estético de cada obra de arte

D.identificar as propriedades que fazem algo ser arte

 

5. A teoria institucional é uma teoria:

A. não essencialista da arte

B. essencialista da arte

C.Expressivista da arte

D.Representativa da arte

 

6. A teoria da arte como forma significante é uma

A. teoria essencialista

B. teoria não essencialista

C.Expressivista da arte

D.Representativa da arte

 

7. A filosofia da arte diz respeito à área da filosofia que:

A. procura discutir criticamente as diferentes conceções de arte

B. analisa os sentimentos que a criação artística produz no homem

C.define o significado de juízo estético e juízo de gosto

D.procura criar teorias que justifiquem a criação

 

8. A música e arquitetura estão entre as artes que mais problemas levantam à:

A. teoria da arte como forma significante

B. teoria histórica da arte

C.teoria da arte como expressão

D.teoria da arte como imitação


9. Uma das principais objeções à teoria da arte como forma significante é:

A. numa obra de arte, o conteúdo é mais importante que a forma

B. o conceito de forma significante é demasiado vago

C. às vezes separa-se a forma do conteúdo da obra de arte

D. numa obra de arte, a forma é mais importante que o conteúdo

 

10. O facto de que é irrealista exigir que um artista sinta sempre tudo o que a sua obra exprime, é um argumento

A. a favor da teoria da arte como forma significante

B. contra a teoria expressivista da arte

C.a favor da teoria expressivista da arte

D.contra a teoria da arte como forma significante

 

11. Os defensores das teorias não essencialistas da arte admitem

A. que a arte tem uma função específica que a distingue de outros saberes

B. que a arte pode assumir diferentes funções como criticar a sociedade ou transformar o mundo

C. que só existe arte quando há uma preocupação de caráter valorativo

D. que a definição de arte é impossível de realizar dada a variedade de objetos artísticos

 

12. George Dickie é defensor da teoria

A. histórica da arte

B. institucional da arte

C.formalista da arte

D.expressivista da arte

 

13. Clive Bell é defensor da teoria:

A. formalista da arte

B. institucional da arte

C.expressivista da arte

D.histórica da arte

 

14. Leon Tolstoi é defensor da teoria:

A. histórica da arte

B. institucional da arte

C. formalista da arte

D.expressivista da arte

 

15. A tese "Uma obra é arte, se e somente se, reúne o consenso dos críticos e especialistas da arte" exprime a posição da teoria

A. histórica da arte

B. da arte como forma significante

C.da arte como representação

D.institucional da arte

 

16. Uma das refutações à teoria institucional da arte é que:

A. o conhecimento artístico é muito vasto e, por isso, não é possível obter consenso dos críticos

B. se são os entendidos que decidem o que é arte, o fazem com base em razões, ou arbitrariamente

C.as obras de arte mais conhecidas não foram escolhidas pelos críticos de arte

D.os críticos de arte não têm conhecimentos suficientes para distinguir o que é arte e o que não é

 

17. A ideia de que "toda a obra de arte é o resultado de uma atividade humana que se relaciona com o seu passado, através da intenção do indivíduo" carateriza a perspetiva:

A. de Levinson e da teoria institucional da arte

B. de Dickie e da teoria histórica da arte

C.de Levinson e da teoria histórica da arte

D.de Dickie e da teoria institucional da arte

 

18. Para a teoria histórica, uma das condições indispensáveis para que um objeto seja considerado obra de arte é:

A. a expressão de um conjunto de emoções relativas a um contexto histórico

B. o direito de propriedade do objeto artístico tem de pertencer ao artista

C.a obra de arte mais reconhecida é aquela que manifesta a intenção do autor

D.que as instituições do passado possam ser projetadas no presente

 

19. A teoria que pode ser criticada por cair num círculo vicioso, sem nos dar conhecimento substancial sobre o que é arte é:

A. a teoria formalista

B. a teoria institucional

C. a teoria histórica

D. a teoria histórico - institucional

 

20. A teoria da arte a que se aplicam a objeção da "primeira arte" e dos autores sem intenção de que os seus produtos fossem vistos como arte é a teoria:

A. histórico - intencional

B. institucional

C. histórico - expressivista

D. institucional - intencionalista


21. Uma das objeções à teoria institucional da arte é relativa ao problema:

A. das artes não imitativas como a música

B. de situar a origem da primeira arte

C. da arte adventícia

D. dos sentidos não intencionados dos artistas

 

Há uma grande diversidade na arte. São arte uma sinfonia e uma escultura, uma pintura e uma canção, um filme e um bailado, um romance e uma ópera, um poema e uma fotografia. Além disso, a diversidade de géneros e correntes em cada uma das formas de arte aumenta a nossa perplexidade. Muitas pessoas chegam a pensar que, desde a coisa mais excecional e bela à mais banal, tudo pode ser arte.

 

22. A diversidade que existe na arte é apresentada por alguns filósofos como uma razão para questionar

(A) o carácter valioso da arte. 

(B) a tentativa de classificar as artes.

(C) o propósito comum às artes.

(D) a ideia de que a arte é definível.


23. Leia os excertos seguintes.


I - Quando no poeta se repreende uma falta contra a verdade, há talvez que responder como Sófocles: que ele representava os homens tais como devem ser, e Eurípides os representava tais como são. 

Aristóteles, Poética, Lisboa, IN-CM, 

1986, p. 144. (Texto adaptado)

 ____________________________________________________

 II -  Talvez o que traz maior valor artístico seja a galeria de arte, pois a aceitação desta pode tornar quase tudo em arte. 

P. Cave, Duas vidas valem mais que uma?, Alfragide, 

Academia do Livro, 2008, p. 192.

 

Identifique as perspetivas acerca da natureza da arte presentes nos textos I e II.

(A) I: representacional; II: institucional.

 (B) I: expressivista; II: histórica.

(C) I: representacional; II: histórica.

(D) I: expressivista; II: institucional.


24.O termo «arte» refere-se, em geral, a algo que é 

A.produzido diretamente pela natureza.

B.socialmente construído.

C.feito para ter uma utilidade meramente prática.

D.definido de forma consensual.

 

25. Se uma suposta condição necessária para algo ser arte não o for de facto, então uma definiçãode arte que apresente tal característica como condição necessária é 

A.excessivamente abrangente.

B.demasiado inclusiva.

C.demasiado restrita.

D.uma boa definição.

 

26. As teorias não essencialistas da arte são teorias que defendem que 

A.não é possível definir arte.

B.a arte se define a partir de determinadas características intrínsecas à obra de arte.

C.só é possível definir arte se existirem contraexemplos para testar diferentes definições.

D.a arte se define a partir de determinadas condições extrínsecas à obra de arte.

 

27.A teoria da arte como forma significante é uma teoria 

A.essencialista.

B.antiessencialista.

C.não essencialista.

D.histórica.

 

28.Só esta afirmação é verdadeira: 

A.Toda a imitação é representação.

B.Para Platão, a arte é imitação; para Aristóteles, não.

C.Toda a representação é imitação.

D.De acordo com a teoria representacionista, algo é arte se e só se representar algo.

 

29. Clive Bell defende que 

A.para um objeto ser arte tem de representar algo.

B.um objeto pode ser arte sem que transmita sentimentos individuais.

C.para um objeto ser arte tem de transmitir emoções coletivas.

D.um objeto pode ser arte sem ter forma significante.

 

30. Tolstoi ______________; Collingwood ____________________

A. apresenta uma teoria essencialista da arte; apresenta uma teoria formalista da arte.

B. ignora a intenção do artista; não ignora a intenção do artista.

C. é um autor antiessencialista; é um teórico do expressivismo.

D. defende que a arte é um meio de comunhão entre as pessoas; defende que exprimir uma emoção não éo mesmo que descrevê-la.

 

31. De acordo com Weitz, 

A.o conceito de arte pode ser explicitamente definido.

B.há um conjunto de características fixas e essenciais, comuns a todas as obras de arte e apenas a elas.

C.o conceito de arte é um conceito aberto.

D.algo é arte se e só se representar emoções.

 

32. A teoria institucional de Dickie é criticada por, entre outros motivos,

A.defender que há uma essência intemporal da arte.

B.excluir a figura do artista isolado.

C.ignorar o contexto cultural.

D.defender que a arte tem de ser sincera.

 

33.A teoria histórica de Levinson não é criticada por  

A. ser demasiado abrangente.

B. ser demasiado restrita.

C. ter ignorado as intenções do artista.

D. não ter resolvido de modo convincente o problema da primeira obra de arte.

 

 GRUPO II

1. Em que sentido, segundo Collingwood, a arte é expressão clarificadora de emoções?

2. Explicite a acusação de circularidade feita pelos críticos à teoria da arte como forma significante.

3. Que outra condição, para além da artefactualidade, é, segundo Dickie, necessária para que algoseja considerado arte? Esclareça-a.

4. Mostre que, para Levinson, a arte tem um carácter retrospetivo

5“Um objeto é uma obra de arte se e somente se além de ser um artefacto, exprime com imaginação emoções do artista. 

- Identifique o autor da frase e justifique a sua opção.

6. Considere a seguinte afirmação

 

"A arte é uma actividade humana que consiste em alguém transmitir de forma consciente aos outros, por certos sinais exteriores, os sentimentos que experienciam, de modo a outras pessoas serem contagiadas pelos mesmos sentimentos, vivendo-os também."

Lev Tolstoi (2013),O Que é a Arte?   

Tendo em conta a afirmação, analise criticamente a definição de arte proposta por Tolstoi.


7. "Sem expressão de sentimentos não há arte. "

Concorda com esta afirmação? Justifique a sua resposta. 

Orientações: 

– formule o problema filosófico em causa; 

– caracterize a teoria da arte em causa; 

– apresente inequivocamente a sua posição; 

– argumente a favor da sua posição. 


8Enuncie o problema filosófico da definição de arte.

- O que é a arte?

- Quais as condições necessárias e suficientes para que um objecto possa ser considerado obra de arte?


9. Distinga teorias essencialistas de teorias não essencialistas.

Teorias essencialistas defendem que existem propriedades essenciais ou intrínsecas comuns a todas as obras de arte.

Teorias não essencialistas defendem a impossibilidades de encontrar propriedades essenciais ou intrínsecas comuns a todas as obras de arte. Defendem, por isso, que as obras de arte são definidas a partir de propriedades extrínsecas.

 

10. Caracterize a teoria da arte como imitação.

Platão): a arte, sendo uma imitação (mimese), uma cópia imperfeita do modelo original ou da realidade (mundo sensível vs mundo inteligível), afastava-nos da verdade e do conhecimento e, por essa razão, era digna de censura. Considerava que o artista produz algo que copia um determinado objeto, o qual, por sua vez, é uma aparência, deste modo a arte é a imitação de uma imitação. A arte encerrava também um conteúdo emocional, que Platão considerava pernicioso. Os artistas eram considerados ilusionistas da verdade e a arte uma forma de ilusão, engano.
(Aristóteles): ao debruçar-se sobre os diferentes tipos de artes, concluiu que as diferentes artes imitam coisas diferentes ou imitam as mesmas coisas de forma diferente. Por exemplo, tanto a poesia como o teatro imitam as ações humanas, mas não da mesma maneira. Para Aristóteles, a arte podia ter um efeito benéfico, libertador (catártico) e purificador em termos emocionais, pois, as pessoas podiam aprender com as imitações. A arte teria ainda um papel pedagógico, que permitiria a plena integração na comunidade. O artista usa as formas da natureza harmonizando-as para que pareçam melhor ao olho humano.

 

11. Apresente objeções à teoria da arte como imitação.

• A teoria da arte como imitação e/ou representação deixa de fora inúmeras formas de manifestação artística, como é o caso, por exemplo da arte abstrata. Existem milhares de obras de arte abstrata que não imitam ou representam algo real.
• Também teríamos de excluir, por exemplo, a própria arquitetura ou mesmo a música, nas suas diversas manifestações. Isto é, há muitas obras e formas artísticas que não são representações, e muito menos imitações. Por isso, ou os excluímos da arte ou, se estamos dispostos a considerá-los arte, teremos de recusar a teoria da arte como imitação.
• O critério que apresenta para definir arte não é necessário nem suficiente para definir a obra de arte. A teoria da arte como imitação é demasiado restritiva.


LOLA

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