Argumentação, Verdade e Ser
Na Na perspectiva de Paul Watzlawick a realidade o possui
dois aspectos fundamentais:
· o primeiro relacionado
com as propriedades físicas e ligado a uma percepção sensorial ou senso comum e
à verificação objectiva e científica.
· o segundo aspecto
consiste na atribuição de valores às coisas, baseando-se na comunicação. (o conhecimento não é exclusivo
de um filósofo).
· A
realidade, que é ela própria um conceito plural, apresenta-se em diferentes
contextos e com diferentes significados, existindo variados discursos sobre a
realidade correspondendo cada um a uma interpretação do real que visa ser
verdadeira.
· “A controvérsia da verdade não pode ser
eliminada”, a verdade
actual tem um estatuto diferente da verdade na antiguidade.
Segundo Edgar Morin
a verdade é biodegradável, pois esta existe em condições e limites de
existência dados, como se tivesse uma validade a prazo.
A Filosofia é a procura da verdade
· Na concepção
clássica (Grécia antiga) o ser é identificado como tudo o que existe,
independentemente da maneira que o conhecemos ou dizemos e a verdade é unívoca,
absoluta e universal, correspondendo ao conhecimento absoluto do ser. A
realidade é considerada absoluta, perfeita e imutável (concepção Socrático-Platónica)
· Na concepção contemporânea o ser é plural, diz-se de diferentes
maneiras e só pode ser conhecido por intermédio da linguagem e a verdade nem é
unívoca ou absoluta, é renovável.
· Com a nova
concepção de conhecimento, nasce também um novo modelo de razão, que é
entendida como faculdade humana plural, portadora de conhecimento de várias
vertentes, plurìvoca,em que poderemos integrar a racionalidade argumentativa
(conhecimento não reduzido á lógica e proposições válidas).
· As teses
são tanto mais universais quanto mais adesão provocarem por serem as mais
plausíveis, aquelas que melhor explicam a realidade ao auditório universal,
tendo em vista o entendimento, sendo o discurso sempre plural.
· O
pluralismo que a racionalidade encerra é o reconhecimento que se pode conhecer
o real de diferentes maneiras.
Actualmente, quando um filósofo expõe uma verdade
possível, esta tem de vir aliada à crítica, atitude de abertura e
questionamento do real.
·A razão (argumentativa) tem em vista descobrir a verdade
e é através da argumentação que os filósofos manifestam a sua atitude de “tudo repor constantemente
questão” (Antero de Quental).
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário