Discurso Publicitário
É um dos discursos que pretende cativar mais atenção do auditório.
As suas principais características são:
As suas principais características são:
1º É dirigido a um auditório específico;
2º Tenta responder a necessidades, mas também as cria;
3º Propõe de forma condensada um visão do mundo (sistema de valores);
4º É sedutor, pois dirige um apelo específico à sensibilidade/emoção;
5º Faz promessas veladas;
6º Opta por mensagens curtas(imagem/sonoridade), com pouca informação;
A publicidade serve-se sempre de uma linguagem sedutora, faz promessas ao encantamento e à necessidade de prazer des espectadores.
O poder sedutor da publicidade tem como consequência a deslocação dos actos decisórios da esfera crítica da razão para as áreas acríticas da afectividade. O resultado é comportar-se o consumidor de acordo com o previsto pelos peritos que arquitectaram a mensagem: a razão é posta de lado e age-se movido pelo desejo. Através de técnicas eficazes estabelece-se uma relação imaginária e mágica entre o consumidor e o produto anunciado. É que a aquisição de um produto faz-se não apenas por ele satisfazer necessidades básicas, mas especialmente porque ele é apresentado como uma mais valia que vai de encontro aos desejos e aos valores das pessoas.
A actuação mágica da publicidade aposta na simbologia das coisas conotando os produtos que anuncia com valores sensuais. A relação entre o consumidor e o valor simbólico do produto é tão intensa que as pessoas chegam a ser levadas ao consumo apenas pelo valor mágico que lhe atribuem. Deste modo, um jovem não necessita de comprar uma determinada marca de calças porque é imprescendível, mas porque é sinal de prestígio, elegância, estatuto social.
Não é a coisa sem si que se pretende comprar, mas é a marca que se pretende adquirir, independentemente do produto, a marca é uma espécie de assinatura.
Por esta razão, é muito importante para o Marketing a Publicidade, centrando-se na criatividade, na promoção, no reforço, no slogan ... o que interessa é criar uma ligação entre o consumidor e a marca.
O discurso publicitário é concebido para ser endereçado ao Logos e ao Pathos, ou seja, apela à inteligência e à emoção, mas sempre dando maior enfâse à emoção.
Estudo revela o poder do discurso publicitário no sucesso da Coca-Cola
Oct 01, 2010
Além de oferece ao leitor uma reflexão sobre os discursos veiculados em diferentes mídias, o livro O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-Cola, lançamento do selo Cultura Acadêmica, resgata o percurso dos gêneros publicitários. A partir de análises das propagandas da Coca-Cola e de seus contradiscursos (antiamericanos, anticapitalistas, antiglobalização, da natureza e da saúde), a linguista Ana Lúcia Furquim Campos Toscano acompanha todo o trajeto da linguagem midiática, desde a inserção de seus anúncios na televisão, o emprego de efeitos especiais, a introdução dos recursos da informática e da interconexão com outras mídias, em especial, com a internet.
Com isso, reflete como as relações comunicativas encurtaram as fronteiras espaço-temporais, gerando transformações culturais que, com o auxílio de máquinas que substituem a força, os sentidos e o cérebro humano, criaram novas formas de representação do mundo e de relações sociais. Uma pluralidade de signos, de valores sociais e de cultura que, como mostra Ana Lúcia, provocam a imersão do homem em uma ampla variedade de formas comunicativas e nos mais diversos discursos. E estes, inseridos no contexto da globalização, muitas vezes privilegiam a pluralidade cultural.
Para o estudo são utilizadas as reflexões de Mikhail Bakhtin sobre gêneros do discurso e dialogismo, além da contribuição de outros estudiosos da linguagem e do discurso, bem como realizada ampla pesquisa do contexto histórico no qual a Coca-Cola se desenvolveu. Dividido em quatro capítulos, a autora faz um apanhado sobre os discursos, em especial, o publicitário; a evolução da mídia e o seu contexto sócio-histórico-cultural; o percurso dos gêneros publicitários e a linguagem sincrética dos anúncios impressos e televisivos da Coca-Cola; e uma conclusão sobre a identidade construída por essa marca não só no mercado, como na vida das pessoas.
Sobre a autora – Ana Lúcia Furquim Campos Toscano possui graduação em Letras pela Universidade de Franca (1988), mestrado (2003) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de Araraquara. Atualmente é chefe de departamento do curso de Letras e professora titular do Uni-Facef Centro Universitário de Franca e professora do curso de Letras da Universidade de Franca. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso, propaganda, cronótopo, dialogismo e gênero do discurso.
Título: O percurso dos gêneros do discurso publicitário: uma análise das propagandas da Coca-ColaAutora: Ana Lúcia Furquim Campos Toscano
Número de páginas: 260
ISBN: 978-85-7983-011-2
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Linguística e Língua Portuguesa
Número de páginas: 260
ISBN: 978-85-7983-011-2
Coleção: PROPG-Digital
Programa de Pós-Graduação: Linguística e Língua Portuguesa
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