domingo, 12 de janeiro de 2014

Persuasão e Manipulação




Persuasão e Manipulação



Questionário:

  1. O que é persuadir? Qual o objectivo?
  2. Distinga argumentação de manipulação.
  3. Quais as diferentes formas de manipulação? Distinga–as.
  4. Dentro da manipulação dos afectos, identifique, explicando, os principais tópicos.
  5. Dentro da manipulação cognitiva, identifique os principais tópicos explicando o seu significado.
  6. “A persuasão e a manipulação são conceitos bem distintos.” Comente a afirmação.
  7. Quais os perigos da manipulação? Distinga-os.
  8. Identifique as diferenças entre retórica branca e retórica negra.
  9. Qual o significado de “competência retórico-argumentativa”?
  10. Porque razão é necessário estabelecer regras para limitar a persuasão?
  11. A manipulação é própria só da Grécia? 
  12. Dê exemplos de manipulação contemporânea.

     

O que é a retórica?

·         A retórica é conhecida como a arte de bem falar, de ser eloquente diante de um público para ganhar a sua causa.
·         Na Grécia Antiga a retórica era o discurso do Poder ou dos que aspiravam exercê-lo.


Os dois usos da retorica:

Existem dois modos de utilizar a retórica: a persuasão e a manipulação:
Persuasão:
·         É o bom uso da retórica;
·         Persuadir é levar alguém a aceitar ou optar por uma determinada posição;
·         Nada é imposto ao ouvinte que é livre de refletir e decidir se quer ou não tomar uma determinada posição;
·         Há uma relação de respeito mútuo entre orador e ouvinte;
·         O orador vê os ouvintes como seres iguais a si e aceita a posição deles.

Manipulação:

·         É o mau uso da retórica;
·         Segundo Philippe Breton consiste "em paralisar o juízo e em tudo fazer para que o recetor abra ele próprio a sua porta mental a um conteúdo que de outro modo não aprovaria;
·         Tem como objectivo uma prática abusiva do discurso, na medida em que , obriga o recetor a aderir a uma mensagem que o emissor pretende impôr;
·         Manipular é tratar uma pessoa ou grupo de pessoas como se fossem objetos, a fim de dominá-los facilmente;
·         O manipulador procura usar a seu favor as limitações da racionalidade do auditório;
·         O manipulador vê os ouvintes como seres inferiores, que ele usa em proveito próprio;
·         Há um desprezo claro pela individualidade e liberdade de decisão dos ouvintes.

Argumentação e persuasão são conceitos parecidos

·         A persuasão por vezes adquire um sentido negativo, próximo do conceito da manipulação com o uso das técnicas de persuasão do jornalismo, da publicidade e das propagandas.

Porém,  manipulação e persuasão são conceitos diferentes!

·         Persuadir não é o mesmo que manipular. A grande diferença encontra-se na intenção do orador:
v  Na persuasão o objetivo é apenas provocar a adesão, apelando a fatores racionais e emocionais;
v  Na manipulação, existe uma intenção de desvalorizar a racionalidade, apelando a uma adesão emocional. O próprio discurso é baseado em falácias, onde é patente a intenção de confundir o auditório;
v  Ao contrário da manipulação, que obriga o auditório a adotar uma determinada posição, privando-o da sua liberdade, a persuasão tem como base o respeito pelo outro;
v  Persuadir, ao contrário de manipular, é convencer e não obrigar;
v  Persuadir é tomar uma determinada posição e defendê-la com argumentos, mas nunca obrigar o outro a tomar uma posição por obrigação e que nunca de outro modo a aprovaria.

As diferentes formas de manipulação

·         Manipulação dos afetos: centrada no apelo à emoção e aos sentimentos do recetor;
·         Manipulação cognitiva: opera por falsificação do conteúdo do discurso.
Diferentes tipos de manipulação dos afetos
·         Sedução demagógica: o discurso demagógico típico altera a sua mensagem consoante o público que tem pela frente, recorrendo a comportamentos e atitudes falsas que possam impressionar o público.
Exemplo: -Eu gosto de cor de rosa.
                  -Eu também!
      -Pensando bem, prefiro amarelo!
      -Olha que agora que estás a dizer isso, eu também prefiro amarelo.

      -Não sei como existem pessoas que gostam de amarelo.
      -Eu também não entendo isso. Qual é a tua cor preferida?
      - Adoro azul.
      -Eu também!

·         Sedução pelo estilo: Neste caso, a manipulação começa quando o bem falar substitui o argumento em si.
                        Através do recurso às figuras de estilo é distorcido o conteúdo do discurso e tenta-se impressionar pela forma.
                        Por vezes a clareza anda a par com a brevidade da mensagem, a qual convence pela sua simplicidade e pela ausência de esforço em aceitá-la.

·         Esteticização da mensagem:  Recurso à arte por forma a seduzir.
                                     Na publicidade, por exemplo, é frequente o recurso a figuras públicas, artistas de cinema, de televisão ...

·         Recurso ao medo: Recorre-se ao medo, por vezes, disfarçado sob a forma de autoridade, para fazer aceitar a todo custo uma opinião ou provocar um comportamento, sem discussão.
                    A manipulação das crianças é um bom exemplo.

·         Repetição da mensagem: "Esta técnica cria a impressão de que o que foi dito e repetido, já foi argumentado em algum momento anterior"
                                São repetidas palavras, idéias, sons ou imagens de forma a que as pessoas se conformem, de certa forma, com a idéia que inicialmente parecia inaceitável.

·         Hipnose e sincronização: É uma técnica metódica cujo objetivo é manipular e fazer mudar comportamentos, através da forma como a mensagem é transmitida e não tanto pelo seu conteúdo. Primeiramente é essencial contruir uma relação com o auditório através da sincronização de gestos, do ritmo respiratório, tom e ritmo de voz para, de seguida, se atingir o vocabulário, idéias e conceitos. Em determinado momento a pessoa está praticamente hipnotizada e torna-se incapaz de resistir à entrada da mensagem no seu espírito. Esta empatia criada leva À manipulação, desde que a pessoa manipulada não se aperceba das técnicas usadas.

·         Recurso ao tato: O contacto físico pode ser utilizado com a finalidade de aumentar a adesão à mensagem.
                 Há estados que comprovam que quando um vendedor toca o possível comprador, este tem mais probabilidade de efectuar a compra.

Diferentes tipos de manipulação cognitiva

· Enquadramento mentiroso: Mente-se acerca dos factos ou então omite-se, isto é, não se diz tudo em relação aos mesmos.

· Reenquadramento abusivo: Os factos são orientados por forma a deformar a realidade, induzindo à ilusão.
                          É a transformação de uma opinião em informação.
                          Exemplo: Certo anúncio publicitário diz-nos "Certa lixívia lava mais branco", mas mais branco do que o quê?

· Enquadramento coercivo: Alguns factos são omitidos e cria-se uma situação de aceitação de uma primeira mensagem que tem como objetivo impôr ao recetor a real mensagem em relação à qual se pretende a adesão.
                                            Um exemplo deste tipo de manipulação é o que algumas empresas fazem ao recorrer à promoção dos seus produtos através da atribuição de prémios a potênciais clientes. Primeiro telefonam, comunicando-lhes a sua sorte e de seguida indicando-lhes que se devem dirigir à sua loja para levantar o prémio. Só na loja é que apresentam as contrapartidas do negócio. Isto é muito usual acontecer com "ofertas" de viagens.

· Amálgama:  Na amálgama a mensagem é misturada com elementos exteriores ao produto, de forma a que pareça que há uma certa lógica nessa mistura.
                        Este tipo de estratégia é muito usual nas campanhas natalícias em que se apresentam nos anúncios árvores de Natal, prendas (...), sendo que na maior parte das vezes esses elementos nada tem a ver com o produto em questão.

A manipulação - Uma arma poderosa

  Hitler afirmava: "a propaganda conduziu-nos ao poder, a propaganda permitiu-nos conservar depois o poder, a propaganda, ainda, darnos-à a possibilidade de conquistar o mundo".
  A manipulação associada às propagandas políticas, às ideologias e à publicidade é um perigo real, na medida em que, é capaz de mudar mentalidades.
  Este perigo manifesta-se em dois sentidos:
·         põe em causa os príncipios da democracia na medida em que impõe a palavra, tentando evitar a reflexão e a liberdade de decisão do auditório;
·         põe em causa a autonomia e a identidade das pessoas ao negar a liberdade do pensamento e a sua expressão.

  A retórica branca e a retórica negra

·        Retórica negra: - Diz respeito ao mau uso da retórica;
                                       -Tem como objetivo enganar, iludir e manipular o interlocutor;
                           -É o uso da manipulação.                

·    Retórica branca:  -Diz respeito ao bom uso da retórica, isto é, quando o público pode expressar e criticar o que foi dito;
                            -É o uso ético da retórica ou persuasão;
                            -Procura desmascarar os procedimentos da retórica negra, apresentando por isso uma crítica à mesma.

Como lutar contra a manipulação?

É atavés da retórica branca que podemos lutar contra a manipulação.

Para isso é necessário desenvolver o espírito crítico, que implica:
·         Analisar a consciência dos argumentos e questionar as crenças que se aceitam sem fundamento;
·         Atitude de observação atenta;
·         Domínio de competências retórico-argumentativas.

        Mas o que significa dominar competências retórico-argumentativas?

· Dominar competências retórico-argumentativas significa:
 A - saber argumentar e ao mesmo tempo pôr a descoberto os procedimentos da manipulação. Num primeiro momento é necessário conhecer a manipulação a fundo e as suas diversas formas. 
B - Num segundo momento é necessária uma reflexão sobre os efeitos que o abuso da retórica produzem.
  É necessário impôr regras e limites à persuasão que impeça a manipulação. 
  Esta imposição de regras é fundamental para o exercício da liberdade.



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Lola



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