sábado, 4 de janeiro de 2014

Teste de Avaliação 11ºAno


                                                                     

                           Teste de Avaliação 11ºAno 

O desprezo da argumentação é, a meu ver, um dos aspectos mais inquietantes do nosso quotidiano.
Damos uma opinião e dizem-nos logo:- Isso é muito discutível.
Apresentamos as nossas razões, mas não as discutem, limitando-se a responder:- Como é que pode estar de acordo com fulano, que está ao serviço de beltrano, que mudou de casaca, etc.
Os mais belicosos rugem:- Isso é o que você diz.
Aceitamos, então, que o que dizemos é, de facto, dito por nós e não pelo Espírito Santo, mas que, mesmo assim, desejaríamos que refutassem serenamente as nossas ideias e calmamante as discutissem. Respondem-nos:- Você tem a sua ideia e eu tenho a minha.
Admitimos de bom grado tal disparidade e tentamos aproveitar a ocasião para apresentar motivos compreensíveis que sustentem uma e outra ideia, para que possamos escolher a mais bem fundamentada. O outro indigna-se. É que ele não é dos que estão dispostos a alterar o que pensam por causa de algo trivial como duas ou três razões. Ele é como é e pensa como pensa e sempre foi assim (...) Costuma concluir triunfante:- Eu tenho tanto direito como você a pensar como quiser.
E nem vale a pena dizer-lhe que, em questão de opiniões, o que importa não é o óbvio e indiscutível direito de as manter; antes, os pouco óbvios e muito discutíveis argumentos que sustentam a sua manutenção”

Fernando Savater, “Apresentar razões”, in El País Semanal de 4-7-1999



1 – Encontre no texto argumentativo as partes que o integram. (30 pontos)


Grupo B


2 – Elabore um ENSAIO FILOSOFICO seguindo as orientações propostas nas aulas. (70 pontos)



Lola


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