Matthew Lipman
O Prof. Dr. Matthew Lipman, criador do movimento de
Filosofia para Crianças e professor emérito da Montclair State University,
faleceu em 26 dezembro de 2010 em sua residência na Green Hill Retirement
Community em West Orange,
Nova Jersey.
Lipman nasceu 24 de agosto de 1923 em Vineland, Nova
Jersey. Ele serviu na infantaria dos EUA de 1943-1946 na França e na Alemanha,
e foi premiado com duas estrelas de bronze durante a Segunda Guerra Mundial.
Suas experiências ajudando a libertar os campos de concentração na Alemanha são
narradas em sua autobiografia, A Life Teaching Thinking.
Lipman estudou em Stanford, Columbia, na Sorbonne, em
Paris e na Universidade de Áustria, obtendo seu Ph.D. em Filosofia pela
Universidade de Columbia em 1954. Sua tese, depois publicada como What Happens
in Art (1967) valeu-se da obra de John Dewey, com quem Lipman conversou, e que
elogiou o trabalho. Lipman se tornou um professor de Filosofia na Universidade
de Columbia e presidente do Departamento Geral de Educação na Universidade de
Columbia em 1950 e 1960, período durante o qual ele também lecionou no Sarah Lawrence
College e no City College de Nova York.
As experiências de Lipman no ensino de filosofia para
os estudantes universitários e estudantes de educação de adultos, e o fato de
ter testemunhado a turbulência política que ocorreu nos campi universitários de
todo o país na década de 1960 o convenceram de que aprender a pensar
criticamente, inquirir sobre questões filosóficas e formar julgamentos
razoáveis devem começar muito mais cedo na formação dos estudantes. Em 1969,
com o apoio do National Endowment for the Humanities, começou a escrever sua
primeira novela filosófica para crianças, Harry Stottlemeier Discovery
(traduzido no Brasil por A descoberta de Ari dos Telles), que foi testada em
escolas públicas em Montclair, Nova Jersey. Em 1972, Lipman deixou a Universidade
de Columbia para ir para a Montclair State College para desenvolver suas idéias
sobre o que veio a ser conhecido como "Filosofia para Crianças". Em
1974, ele fundou o Institute for the Advancement of Philosophy for Children
(IAPC) (Instituto para o Avanço da Filosofia para Crianças), com a co-fundadora
Ann Margaret Sharp, e nas três décadas seguintes Lipman tornou-se um líder
nacional e mundial no campo do pensamento crítico na área da filosofia
pré-universitária e da reforma educacional.
Filosofia para Crianças se tornou o movimento em nível nacional, com
workshops organizados em cada estado, através da difusão da Rede Nacional do
Departamento de Educação. O movimento também se espalhou pelo mundo, com as
organizações locais e nacionais em mais de quarenta países e associações
regionais na Europa, América Latina e Austrália. O programa de Lipman
(currículo das novelas filosóficas) foi traduzido para dezenas de idiomas e, em
1985 foi fundado o International Council for Philosophical Inquiry with
Children (ICPIC) (Conselho Internacional para a Investigação Filosófica com
Crianças) em Copenhagen.
A carreira acadêmica Lipman envolve cursos de formação em filosofia e
educação, escrita do primeiro currículo sistemático do mundo de filosofia
pré-universitária, a criação de programas de mestrado e doutorado em Filosofia
para Crianças, a realização de pesquisa empírica sobre o pensamento das
crianças e sobre a investigação filosófica, fundação da revista Thinking, a
realização de conferências e workshops de desenvolvimento profissional,
aquisição de bolsas de pesquisa, e a escrita de dezenas de livros e artigos
científicos.
Lipman aposentou-se da Montclair State, em 2001, mas manteve-se um
estudioso ativo, publicando inúmeros artigos e entrevistas, e escrever a sua
autobiografia, que foi publicado em 2008.
Em 1952, Lipman casou-se com Wynona Moore (1932-1999), a
primeira mulher Africana-americana a ser eleita para o Senado de New Jersey
(1971) e membro mais antigo do Senado no momento da sua morte em 1999. O
Lipmans teve dois filhos, Will, que morreu em 1984, e Karen, que vive na
Geórgia. Em 1974, casou com Theresa Smith, que
faleceu em 2006.
Lola
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