terça-feira, 28 de outubro de 2014

Preparação Testes 10° Ano







Preparação 2° teste 
10°Ano



Estrutura 
  • Itens de escolha múltipla
  • Itens de resposta restrita
  • Itens de resposta extensa


Tempo : 90 minutos


Conteúdos


A -  A dimensão discursiva do trabalho filosófico


  • A dimensão discursiva do trabalho filosófico - o que significa?
  • As competências da filosofia;
  • O que é argumentar?
  • Tipos de Argumentos- Definição e caracterização;
  • Identificar os argumentos em exemplos;
  • Definir argumento condicional;
  • Compreender as regras do argumento condicional;
  • Concluir argumentos condicionais de modo válido.
  • Distinguir falácias formais e informais
  • Identificar falácias num raciocínio.
  • Analisar um texto filosófico: tema, tese, argumentos, contra-argumentos e conclusão.
  • A alegoria da caverna: interpretação e simbologia.


B – A Acção Humana



Distinguir agir, produzir e fazer?
Justifique: “Toda a acção humana é inter-relação”.
Distinga coisas e pessoas.
Distinga acção e acontecimento.
Comente: Uma acção é um acontecimento mas nem todos os acontecimentos são      acções. 
Defina acções humanas.
Identificar acções Humanas.
Defina acto do homem.
Identificar acto do Homem.
Defina rede conceptual
Apresente a rede conceptual da acção; (elementos)
Apresente a análise clássica do acto voluntário; (momentos)
Distinga voluntário e involuntário.
Será o homem plenamente livre no agir? Justifique.
Apresente as condicionantes da acção humana;
Defina livre arbitreo.
Serà o livre arbitrio compativel com o determinismo?
Apresente concepções acerca do livre arbitrio!

  


        

Algumas questões de preparação... com resposta possível!



TEMA- A dimensão discursiva do trabalho filosófico


  O que significa?

A expressão “A dimensão discursiva do trabalho filosófico” significa que  o trabalho filosófico que é sempre um trabalho inacabado de interpretação , procurando a realidade para além da aparência, se exprime no discurso filosófico.

 Ora a Filosofia questiona e tenta compreender ideias comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas. Ideias comuns são aquelas que se expressam na linguagem comum e que, por isso mesmo, se apresentam pouco elaboradas, pouco profundas e sem rigor. 

O discurso filosófico é um discurso argumentativo em que se colocam questões gerais e universais, de conteúdo moral que se dirigem à totalidade do Homem. 

Em muitos enunciados comuns (Ex. Achas as tuas notas justas? encontramos problemas e formas de questionamento que a Filosofia aborda (“O que é a Justiça?”) de modo mais cuidado, mais profundo, mais rigoroso e mais coerente.



Quais as competências da filosofia?



Problematizar é descobrir e formular problemas que desafiem a nossa reflexão a passar para além dos significados imediatos das situações.


Conceptualizar é elaborar conceitos, isto é, noções gerais organizadoras da pluralidade da experiência humana.


Argumentar é construir um conjunto de proposições articuladas logicamente de modo a justificar uma posição ou tese.
Uma vez que para argumentar é preciso raciocinar (ou fazer inferências válidas), são necessários, de um ponto de vista lógico, os seguintes instrumentos:



Argumento é uma sequência de proposições organizadas de tal modo que a conclusão a que chegamos tem por base outra ou outras proposições a que chamamos premissas.

Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Logo, Sócrates é mortal.

Um argumento é, portanto, constituído por proposições, embora nem todas as frases que proferimos sejam proposições.


Proposição é o que é afirmado ou negado numa frase declarativa ou constatativa





Silogismo condicional

O que é?

É aquele em que a premissa maior é uma condição dividida em duas partes: a condição e o condicionado.

Exemplo:

Se estiver mau tempo (condição), vou ao cinema (condicionado).


Este silogismo tem dois modos (regras) válidos:

MODUS PONENS (modo positivo) e MODUS TOLLENS (modo negativo).


Se cá nevasse, fazia-se cá ski 
  
como concluir?


Neva
Logo, faz-se cá ski (Modo válido)


Não se faz cá ski (Modo válido)
logo, não neva


 Não neva
logo, não se faz cá ski (falácia do antecedente)


Faz-se cá ski (falácia do consequente)

logo, neva
                

Como tornar o silogismo condicional válido?


 Afirmando a condição (MODUS PONENS)

  OU 

Negando o condicionado (MODUS TOLLENS)



Nota: é necessário trazer folha de teste!






                                              Lola             

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