Preparação 2° teste
10°Ano
Estrutura
- Itens de escolha múltipla
- Itens de resposta restrita
- Itens de resposta extensa
Tempo : 90 minutos
Conteúdos
A - A dimensão discursiva do trabalho filosófico
A - A dimensão discursiva do trabalho filosófico
- A dimensão discursiva do trabalho filosófico - o que significa?
- As competências da filosofia;
- O que é argumentar?
- Tipos de Argumentos- Definição e caracterização;
- Identificar os argumentos em exemplos;
- Definir argumento condicional;
- Compreender as regras do argumento condicional;
- Concluir argumentos condicionais de modo válido.
- Distinguir falácias formais e informais
- Identificar falácias num raciocínio.
- Analisar um texto filosófico: tema, tese, argumentos, contra-argumentos e conclusão.
- A alegoria da caverna: interpretação e simbologia.
B – A Acção Humana
Distinguir agir, produzir e fazer?
Justifique: “Toda a acção humana é inter-relação”.
Distinga coisas e pessoas.
Distinga acção e acontecimento.
Comente: Uma acção é um acontecimento mas nem todos os acontecimentos são acções.
Defina acções humanas.
Identificar acções Humanas.
Defina acto do homem.
Identificar acto do Homem.
Defina rede conceptual
Apresente a rede conceptual da acção; (elementos)
Apresente a análise clássica do acto voluntário; (momentos)
Distinga voluntário e involuntário.
Será o homem plenamente livre no agir? Justifique.
Apresente as condicionantes da acção humana;
Defina livre arbitreo.
Serà o livre arbitrio compativel com o determinismo?
Apresente concepções acerca do livre arbitrio!
Algumas questões de preparação... com resposta possível!
TEMA- A dimensão discursiva do trabalho filosófico
O que significa?
A
expressão “A dimensão discursiva do
trabalho filosófico” significa que o
trabalho filosófico que é sempre um trabalho inacabado de interpretação ,
procurando a realidade para além da aparência, se exprime no discurso
filosófico.
Ora a Filosofia questiona e tenta compreender ideias comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas. Ideias comuns são aquelas que se expressam na linguagem comum e que, por isso mesmo, se apresentam pouco elaboradas, pouco profundas e sem rigor.
O discurso filosófico é um discurso argumentativo em que se colocam questões gerais e universais, de conteúdo moral que se dirigem à totalidade do Homem.
Em muitos enunciados comuns (Ex. Achas as tuas notas justas? encontramos problemas e formas de questionamento que a Filosofia aborda (“O que é a Justiça?”) de modo mais cuidado, mais profundo, mais rigoroso e mais coerente.
Quais as competências da filosofia?
Ora a Filosofia questiona e tenta compreender ideias comuns que usamos todos os dias sem pensarmos nelas. Ideias comuns são aquelas que se expressam na linguagem comum e que, por isso mesmo, se apresentam pouco elaboradas, pouco profundas e sem rigor.
O discurso filosófico é um discurso argumentativo em que se colocam questões gerais e universais, de conteúdo moral que se dirigem à totalidade do Homem.
Em muitos enunciados comuns (Ex. Achas as tuas notas justas? encontramos problemas e formas de questionamento que a Filosofia aborda (“O que é a Justiça?”) de modo mais cuidado, mais profundo, mais rigoroso e mais coerente.
Quais as competências da filosofia?
Problematizar
é descobrir e formular problemas que desafiem a
nossa reflexão a passar para além dos significados imediatos das situações.
Conceptualizar é elaborar conceitos,
isto é, noções gerais organizadoras da pluralidade da experiência humana.
Argumentar
é construir um conjunto de proposições articuladas
logicamente de modo a justificar uma posição ou tese.
Uma
vez que para argumentar é preciso raciocinar (ou fazer inferências
válidas), são necessários, de um ponto de vista lógico, os seguintes
instrumentos:
Argumento
é uma sequência de proposições organizadas de tal modo que a conclusão a que
chegamos tem por base outra ou outras proposições a que chamamos premissas.
Exemplo: Todos os homens são mortais. Sócrates é um homem. Logo, Sócrates é
mortal.
Um argumento
é, portanto, constituído por proposições, embora nem todas as frases que
proferimos sejam proposições.
Proposição
é o que é afirmado ou negado numa frase declarativa ou constatativa
Silogismo
condicional
O que é?
É aquele em que a premissa maior é uma
condição dividida em duas partes: a condição e o condicionado.
Exemplo:
Se estiver mau tempo (condição), vou ao cinema (condicionado).
Este silogismo tem dois
modos (regras) válidos:
MODUS PONENS (modo positivo) e MODUS TOLLENS (modo negativo).
Se cá nevasse,
fazia-se cá ski
como concluir?
Neva
Logo, faz-se cá ski (Modo
válido)
Não se faz cá
ski (Modo válido)
logo, não neva
Não neva
logo, não se faz cá ski (falácia do antecedente)
Faz-se cá ski (falácia
do consequente)
logo, neva
Como tornar o
silogismo condicional válido?
Afirmando a condição (MODUS
PONENS)
OU
Negando o condicionado
(MODUS TOLLENS)
Nota: é necessário trazer folha de teste!
Lola
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