O questionamento do
Adolescente
O filósofo Sócrates
é considerado um marco na História da Filosofia, porque tinha como
característica uma forma diferente de fazer Filosofia, reunindo-se com as
pessoas da época em praças públicas e dialogando com elas. Ele utilizava dois
métodos importantes: a ironia, que era o questionamento para levar os interlocutores
a reconhecerem a própria ignorância e levá-los ao auto-conhecimento, e
a maiêutica que era a arte de dar a luz às próprias idéias. Desses
dois métodos temos duas frases célebres atribuídas a ele “Sei que nada sei” e
“Conhece-te a ti mesmo”, esta última que estava escrita no Oráculo de Delfos.
Sócrates não tinha
preconceitos, dialogava com todos desde as prostitutas e mendigos, até a
elite da sociedade ateniense do século V a.C, e foi isso que causou inveja por parte dos políticos da época, que na verdade tinham medo do
que poderia acontecer com a democraciase houvesse uma revolução no pensamento
devido às suas idéias.
Um tema
interessante para abordar a Filosofia socrática é a adolescência, fase na qual
as pessoas tornam-se questionadoras da realidade, das normas morais e de tudo
que as cercam. Esse questionamento se dá, porque é uma nova fase da vida em que
o autoconhecimento começa a se desenvolver e a pessoa passa a ter sua própria
visão de mundo. Embora pareça, a adolescência não é um fenômeno universal, pois
antropólogos constatam que as sociedades tribais não passam por esse estágio,
porque o advento do mundo adulto se dá por meio de ritos de passagem, ou ritos
de iniciação.
Durante o meu
trabalho com os alunos do Ensino Médio para os quais leciono a disciplina de
Filosofia, consegui perceber que o adolescente vive uma situação de
ambigüidade, pois ao mesmo tempo que hostiliza os pais, deseja a sua atenção.
Tanto deseja viver o novo estado, quer ser independente, quanto sente perder a
familiaridade e o colo dos pais que tinha antigamente. Depende dos pais que lhe
dão casa, comida e afeto, mas diverge deles quanto aos objetivos de sua conduta
(companhias, namoro,etc).
Por outro lado, a
atitude dos pais também é ambígua, porque em certos assuntos esperam dos filhos
um comportamento de adulto, exigindo responsabilidade com os estudos e em
outros tratam-nos como crianças, por exemplo não conversando sobre a
sexualidade.
Uma coisa
fundamental durante a adolescência é a orientação educacional, profissional e
sexual, já que nesse período da vida, a pessoa está conhecendo o próprio corpo
e percebendo as suas transformações, aprimorando-se como membro da sociedade,
fazendo novas amizades e, iniciando-se na vida amorosa, com os primeiros contatos
na escola, com os amigos,etc.
Para encerrar o
texto, é importante lembrar que devemos conhecer a nós mesmos como indivíduos
e membros de uma sociedade, nos questionando sempre das nossas ações, lembrando
que temos que ter um referencial a ser seguido, ou seja, seguir um exemplo, e,
sobretudo, criarmos nossas próprias idéias, questionarmos as injustiças sociais
como Sócrates fazia na antiguidade e incentivava os seus discípulos a
fazeromesmo.
Após a leitura do
texto, convido você caro leitor, a ler as questões apresentadas abaixo,
erefletir um pouco sobre asua vida e ade Sócrates, e ver como os ensinamentos
desse filósofopodem nos ajudar muito em nossa vida cotidiana. Se você quiser,
pode anotá-las e respondê-las em sua agenda ou caderno, discuti-las com seus
amigos, enviar um comentário em nosso site, ou até mesmo por e-mail.
Reflexão sobre o
texto
1) Qual é a importância do auto-conhecimento?
2) O que é ser adolescente?
3) Por vezes ouvimos as pessoas chamar aos adolescentes aborrecidos. Concorda?
4) Considera-se um adolescente consciente e questionador da realidade ou um
adolescente acomodado? Justifique.
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Texto: Danilo Freire
Lola
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