terça-feira, 7 de outubro de 2014

Socrates e o adolescente



O questionamento do Adolescente

O filósofo Sócrates é considerado um marco na História da Filosofia, porque tinha como característica uma forma diferente de fazer Filosofia, reunindo-se com as pessoas da época em praças públicas e dialogando com elas. Ele utilizava dois métodos importantes: a ironia, que era o questionamento para levar os interlocutores a reconhecerem a própria ignorância e levá-los ao auto-conhecimento, e a maiêutica que era a arte de dar a luz às próprias idéias. Desses dois métodos temos duas frases célebres atribuídas a ele “Sei que nada sei” e “Conhece-te a ti mesmo”, esta última que estava escrita no Oráculo de Delfos.
Sócrates não tinha preconceitos, dialogava com todos desde as prostitutas e  mendigos, até a elite da sociedade ateniense do século V a.C, e foi isso que causou  inveja por parte dos políticos da época, que na verdade tinham medo do que poderia acontecer com a democraciase houvesse uma revolução no pensamento devido às suas idéias.
Um tema interessante para abordar a Filosofia socrática é a adolescência, fase na qual as pessoas tornam-se questionadoras da realidade, das normas morais e de tudo que as cercam. Esse questionamento se dá, porque é uma nova fase da vida em que o autoconhecimento começa a se desenvolver e a pessoa passa a ter sua própria visão de mundo. Embora pareça, a adolescência não é um fenômeno universal, pois antropólogos constatam que as sociedades tribais não passam por esse estágio, porque o advento do mundo adulto se dá por meio de ritos de passagem, ou ritos de iniciação.
Durante o meu trabalho com os alunos do Ensino Médio para os quais leciono a disciplina de Filosofia, consegui perceber que o adolescente vive uma situação de ambigüidade, pois ao mesmo tempo que hostiliza os pais, deseja a sua atenção. Tanto deseja viver o novo estado, quer ser independente, quanto sente perder a familiaridade e o colo dos pais que tinha antigamente. Depende dos pais que lhe dão casa, comida e afeto, mas diverge deles quanto aos objetivos de sua conduta (companhias, namoro,etc).
Por outro lado, a atitude dos pais também é ambígua, porque em certos assuntos esperam dos filhos um comportamento de adulto, exigindo responsabilidade com os estudos e em outros tratam-nos como crianças, por exemplo não conversando sobre a sexualidade.
Uma coisa fundamental durante a adolescência é a orientação educacional, profissional e sexual, já que nesse período da vida, a pessoa está conhecendo o próprio corpo e percebendo as suas transformações, aprimorando-se como membro da sociedade, fazendo novas amizades e, iniciando-se na vida amorosa, com os primeiros contatos na escola, com os amigos,etc.
Para encerrar o texto, é importante lembrar que devemos conhecer a nós mesmos como indivíduos e membros de uma sociedade, nos questionando sempre das nossas ações, lembrando que temos que ter um referencial a ser seguido, ou seja, seguir um exemplo, e, sobretudo, criarmos nossas próprias idéias, questionarmos as injustiças sociais como Sócrates fazia na antiguidade e incentivava os seus discípulos a fazeromesmo.
Após a leitura do texto, convido você caro leitor, a ler as questões apresentadas abaixo, erefletir um pouco sobre asua vida e ade Sócrates, e ver como os ensinamentos desse filósofopodem nos ajudar muito em nossa vida cotidiana. Se você quiser, pode anotá-las e respondê-las em sua agenda ou caderno, discuti-las com seus amigos, enviar um comentário em nosso site, ou até mesmo por e-mail.

Reflexão sobre o texto
1)  Qual é a importância do auto-conhecimento?
2)  O que é ser adolescente?
3) Por vezes ouvimos as pessoas chamar aos adolescentes  aborrecidos. Concorda?
4)  Considera-se um adolescente consciente e questionador da realidade ou um adolescente acomodado? Justifique.

______
Texto: Danilo Freire

(Graduado em Filosofia) UNIFAI 







   Lola




Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...