sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Mochinhos críticos



Os meus mochinhos e a capacidade crítica



Problematização do Conceito de Perenidade dos Valores


- Se os valores são eternos/perenes, como se justifica que os valores ecológicos tenham surgido apenas na segunda metade do séc. XX?
- Sabendo que o Universo têm, tudo indica, cerca de 13,8 mil milhões de anos, como se explica a perenidade dos Valores? 
Existiam antes do próprio Homem? 
Como é que o Homem tomou conhecimento deles?
Pedro Justo, 10° Ano



 Reflexão sobre o Objetivismo dos Valores que fizemos hoje na aula:

Durante mais de mil anos, a geometria Euclidiana foi tomada como um facto. No entanto, nos finais do séc. XIX, o paradigma mudou.

A impossibilidade de provar o 5º postulado de Euclides de Alexandria:"Por um ponto exterior a uma recta, apenas passa uma outra recta paralela à dada" *, combinada com a impossibilidade de provar que o movimento de qualquer corpo seja absoluto, culminaram na Teoria da Relatividade de Einstein, no início do séc. XX.

A expressão d=2r, em que r - raio e d - diâmetro, é apenas verdadeira na geometria euclidiana, logo as figuras matemáticas não são absolutas, tal como o texto sobre o Objetivismo Axiológico que lemos na aula propunha. 

(...)dos valores pode-se discutir, e se se pode discutir dos valores é porque na base da discussão está a convicção profunda de que são objetivos, de que estão aí e de que não são simplesmente o resíduo de agrado ou desagrado, de prazer ou de dor, que fica na minha alma depois da contemplação do objeto.

De outra parte, poderíamos acrescentar que os valores se descobrem. Descobrem-se como se descobrem as verdades científicas. (...)


Manuel Garcia Morente



Este raciocínio leva-nos a concluir que nem tudo que é mensurável ou absoluto: tempo, distância e velocidade, por exemplo, dependem do observador, da mesma forma!

 Será que os valores são objetivos?


 *Este postulado tem vindo a ser contestado porque supõe que o espaço é plano, algo que nunca tinha sido provado e que portanto deu origem a geometrias não-euclidianas que propunham o contrário, e que, por outro lado, contradiz a Teoria da Relatividade, segundo a qual o espaço pode ser curvado por gravidade suficiente.

Envio-lhe ainda o link para alguns videos muito interessantes que explicam bastante bem a Teoria da Relatividade de Albert Einstein:


 Pedro Justo, 10° Ano




A completar...






Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...