domingo, 22 de novembro de 2015

Preparação Testes 11ºAno




Teste de Filosofia
11° Ano - Lógica

1.Identifique e justifique o seguinte raciocínio: 
Só aos que têm carta de condução  é permitido conduzir
Paulo não conduz porque não tem carta de condução

2. Mostre porque é que não é válido o seguinte silogismo:
O leão é animal
O lobo é animal
Logo, o lobo é leão

3. Corrija o silogismo (mantendo a figura).

4.  Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum mortal é elefante
-----------------------------------    
Logo, nenhum macaco é mortal.

5.  Identifique a figura e modo do silogismo

6Verifique, justificando, a validade do silogismo.

7. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as mulheres são vaidosas
Nenhum americano é gastador (4ª figura)

8. Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.

9. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns alemães são treinadores
Alguns alemães são rigorosos
Logo,----------------------------

10. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas). 

11. Justifique as regras.

Se não sou cantor, sou músico.
Seo rio é amarelo, eu sou branco .

12. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte silogismo:
Ou é de dia de chuva, ou de sol.

13. Iidentifique os termos e determine o modo e a figura dos seguintes silogismos:
Todos os homens são mortais
Alguns homens são virtuosos
(Logo) alguns virtuosos são mortais

14.  Mostre porque razão o seguinte silogismo não é válido:

O professor é elegante
O aluno é elegante
Logo, o aluno é professor.

15.  Corrija o silogismo mantendo a figura.

16. Complete (de modo válido) o seguinte silogismo:

Nenhum aluno é elefante
_____________________
Nenhum professor é aluno

17.  Identifique a figura e modo do silogismo.

18.  Escreva as duas premissas do silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão

Nenhum aluno é albanês.

19. Conclua, justificando, o seguinte silogismo:

Alguns professores são morenos

Alguns professores são meigos

________________________

20. Identifique e justifique o seguinte raciocínio:

 “Só aos que têm cartão de eleitor é permitido votar. João não
votará porque não tem cartão de eleitor”.

21. Mostre porque é que não é válido o seguinte silogismo:

O burro é animal
O camelo é animal
Logo, o camelo é burro;

22.  Corrija o silogismo (mantendo a figura).


23. Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum mortal é elefante
-----------------------------------    
Logo, nenhum macaco é mortal.

24. Identifique a figura e modo do silogismo

25. Verifique, justificando, a validade do silogismo.

26. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as mulheres são vaidosas
Nenhum americano é gastador (4ª figura)

27.Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.

28. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns franceses são filósofos
Alguns alemães são pensadores
Logo,----------------------------

29. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas). 

Se não sou secretaria, sou advogada.
Se o rio é largo, eu sou baixa.

30. Justifique as regras.
  
31. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte silogismo:
Ou é de dia de chuva, ou de sol.


32. Identifique e justifique o seguinte raciocínio: “As rosas do meu jardim são vermelhas, logo todas as rosas são vermelhas”.

33. Mostre porque é que não é válido o seguinte silogismo:
O homem é animal
A minhoca é animal
Logo, a minhoca é homem

34.  Corrija o silogismo (mantendo a figura).


35. Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum homem é eterno
-----------------------------------    
Logo, nenhum divino é homem.

36.  Identifique a figura e modo do silogismo

37 Verifique, justificando, a validade do silogismo.

38. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as portuguesas são sentimentais.
Nenhum parisiense é friorento (4ª figura)

39. Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.

40. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns rapazes são beijoqueiros
Alguns lisboetas são beijoqueiros
Logo,----------------------------

41. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas). .

Se não sou cantor, sou músico.
Se o gato é preto, eu não sou branco

 42. Justifique as regras.

43. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte silogismo:
Ou o teste é fácil, ou difícil.

44. Com os conceitos viagem, paris, medo construa um raciocínio indutivo. 

45. Identifique e justifique o seguinte raciocínio: 
Só aos alunos que estudam no 11º ano é permitido passar;
Luisão não irá aos Passadiços porque não está saudável.


46. Mostre porque razão o seguinte silogismo não é válido:
O golfinho é animal
A vaca é animal
Logo,a vaca é golfinho.


47.  Corrija o silogismo mantendo a figura. 


48. Complete (de modo válido) o seguinte silogismo: 
Nenhum aluno é piloto da TAP
____________________
Nenhum professor é aluno


49.  Identifique a figura e modo do silogismo. 

50. Escreva as duas premissas do silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão 

Nenhuma vaca é magra


51. Conclua, justificando, o seguinte silogismo:

Algumas alunas são elegantes

Alguns alunas são vaidosas

Logo,___________________ 


52. Com os conceitos pianista e musica construa um raciocínio indutivo. 

A- Identifique e justifique o seguinte raciocínio: 

Só aos alunos que estudam no 10º ano é permitido estudar Filosofia;
Scolari não estudará Filosofia porque não estuda no 10º ano.

53. Mostre porque razão o seguinte silogismo não é válido: 
O professor é racional
O aluno é racional
Logo, o aluno é professor.

54. Corrija o silogismo mantendo a figura.

55. Complete (de modo válido) o seguinte silogismo: 
Nenhum aluno é elefante
____________________
Nenhum professor é aluno

56.  Identifique a figura e modo do silogismo. 


57. Escreva as duas premissas do silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão 

Nenhum gato é siamês.

58. Conclua, justificando, o seguinte silogismo:

Alguns astronautas são famosos

Alguns astronautas são aventureiros

Logo,___________________ 


59. Mostre porque razão o seguinte silogismo não é válido:

Todos os políticos são homens
Alguns políticos são corruptos
Logo, todos os políticos são corruptos. 

60.  Corrija o silogismo (mantendo a figura). 

61. Complete o silogismo de modo a torná-lo válido:
________________________________
A funcionária é um mamífero
A funcionária respira por pulmões.

62.  Identifique a figura e o modo do silogismo. 
63.  Verifique (justificando) a validade do silogismo. 

64. Escreva as duas premissas que permitam obter as seguintes conclusões:
Todos os alunos são desconcentrados
Alguns professores são loiros 

64.  Identifique e caracterize os tipos de raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.
A -  Se ‘ao observarmos os corpos A, B e C, notamos que são bons condutores de electricidade’ e se ‘os corpos A, B e C são corpos metálicos’, então podemos concluir que ‘todos os corpos metálicos são bons condutores de electricidade.’ 
B -  ‘Todos os triângulos têm três lados. Esta figura tem três ângulos. Esta figura é um triângulo.  

 Tendo em conta o silogismo seguinte,:
65.  Identifique o termo maior, menor e médio. 
66.  Indique o modo do silogismo e justifique. 
67.  Identifique a que figura pertence e justifique. 

Todo o Homem é racional.
Nenhum gato é racional.
Nenhum gato é homem.

68. Identifique as regras que os seguintes silogismos infringem. 

Todos os reptéis são animais de sangue frio.
Todos os caracóis são animais de sangue frio.
Todos os caracóis são reptéis.

 Alguns canários não são cantores.
Todos os canários são animais de estimação.
Alguns animais de estimação são cantores.


69.  Identifique as regras que os seguintes modos de silogismo infringem: 
- I I I
- E E E
- A A O 

70.  Identifique e caracterize os tipos de raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.
- ‘Todos os diamantes são duros. Alguns diamantes são jóias. Algumas jóias são duras.’ 
- ‘Chegando um fósforo aceso a um pedaço de celofane, noto que este se queima. Concluo que qualquer outro pedaço de celofane queimar-se-ia também em circunstâncias iguais.

Tendo em conta o silogismo seguinte:
71. Identifique o termo maior, menor e médio. 
72Indique o modo do silogismo e justifique. 
 73. Identifique a que figura pertence e justifique. 

Todo o filósofo é sábio.
Todo o filósofo é homem.
Algum homem é sábio.

74. Identifique as regras que os seguintes silogismos infringem. 
 Todos os lagartos são reptéis.
Alguns animais não são reptéis.
Alguns lagartos são animais.

75. Identifique as regras que os seguintes modos de silogismo infringem: (20 pontos)
Todos os manuais escolares são livros que exigem concentração.
Alguns romances são livros que exigem concentração.
Alguns romances são manuais escolares.


76. Identifique as regras que os seguintes modos de silogismo infringem: 
E O O
I I A
I A O

77. Identifique e caracterize os tipos de raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.

- ‘Os bons poetas devem ser lidos. Camões é um bom poeta. Camões deve ser lido.’

- Certo entomologista constata que todos os besouros de certa variedade, já examinados, apresentam manchas esverdeadas nas costas e conclui, que todos os besouros dessa variedade têm a mesma característica.’

78.  Tendo em conta o silogismo seguinte, responda às questões que se seguem:

Nenhum político é rico.
Alguns políticos são corruptos.
Alguns corruptos não são ricos.

79.  Identifique o termo maior, menor e médio. 
80.  Indique o modo do silogismo e justifique. 
81.  Identifique a que figura pertence e justifique. 
82.  Identifique as regras que o seguinte silogismo infringe. 

Todas as aves são velozes
Alguns aviões são velozes.
Todos os aviões são aves velozes.

83. Identifique as regras que os seguintes modos de silogismo infringem. 
 I O O
 A I O

84. Construa o silogismo, a partir dos elementos dados
Termo Maior – exploradores
Termo Menor – romancistas
Termo Médio – sedentários

2ª figura; Modo: E I O

85. Identifique e caracterize os tipos de raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.

O cobre, o zinco e o ferro são bons condutores de calor. Ora, o cobre, o zinco e o ferro são metais. Logo, os metais são bons condutores de calor.’ 

As portuguesas são bonitas. Maria Ana é portuguesa. Maria Ana é bonita.’

  Tendo em conta o silogismo seguinte

Todos os gregos são sábios.
Nenhum sábio é filósofo.
Nenhum filósofo é grego.

86. Identifique o termo maior, menor e médio.
87.  Indique o modo do silogismo e justifique. 
88.  Identifique a que figura pertence e justifique. 

89. Identifique as regras que o seguinte silogismo infringe. 
Todos os animais são reptéis.
Alguns lagartos são reptéis.
Todos os lagartos são animais reptéis.

90.  Identifique as regras que os seguintes modos de silogismo infringem. 
 A A O
 E O O

91. Construa o silogismo, a partir dos elementos dados. 
Termo Maior – halterofilistas
Termo Médio - desportistas
Termo Menor – esquiadores

4ª figura; Modo: A A I

Observa com atenção os seguintes silogismos 

92. Classifica os silogismos.
93. Identifica os que são válidos e os que não são.
94.Nos  silogismos que consideraste válidos, explica a(s) regra(s) a que estão sujeitos.
95. Nos  silogismos  inválidos, identifica e explica a(s) falácia(s) em que incorrem.

Se estiver bom tempo, (então) vou passear.
Está bom tempo.
Logo, vou passear.

Ou vou ao cinema ou estudo.
Vou ao cinema.
Logo, não estudo.

Se estiver bom tempo, (então) vou passear.
Vou passear.
Logo, está bom tempo.

96.  Identifica e explicita as falácias presentes nos seguintes silogismos. 

Ou danço, ou ando ou corro
Corro
Logo danço e ando

Se eu gostar, dou um abraço
Não gosto
Logo, não dou um abraço.

Observa com atenção os seguintes silogismos:
97. Classifica os silogismos
98. Identifica os que são válidos e os que não são.
99.  Relativamente aos silogismos  válidos, explica a(s) regra(s) a que estão sujeitos.
100. Relativamente aos silogismos  inválidos, identifica e explica a(s) falácia(s) em que incorrem.


A) Se Joana come, então engorda.
Joana não come.
Logo, Joana não engorda.

B) Se Alexia come, então engorda.
Alexia não engorda.
Logo,Alexia não come.

C) O avião ou está no ar ou está no solo.
O avião está no ar.
Logo, o avião não está no solo.

D) Se tivermos um governo estável, então o país prospera
O país não prosperou
Logo, não tivemos um governo estável.




101.Classifique os seguintes argumentos disjuntivos e diga se são válidos:

a) João folgou ou está doente. Ora, João não folgou. Logo, João está doente.
b) João folgou ou está doente. Ora, João folgou. Logo, João não está doente.
c) João folgou ou está doente. Ora, João não está doente. Logo, João folgou.
d) João folgou ou está doente. Ora, João está doente. Logo, João não folgou.

102. Classifique o seguinte argumento condicional e diga se é válido:
 Se uma criança for sucessivamente frustrada, reagirá através da agressão. Esta criança sofreu frustrações sucessivas. Logo, esta criança vai reagir agressivamente.

103. Detecte as falácias nos silogismos hipotéticos.
A) Se a teoria está certa, a previsão está correcta. Mas a teoria não está certa. Logo, a previsão não está correcta.

B) Se toda a matéria é divisível sem mudar as suas propriedades, então se divido a água nestes dois copos obtenho água. De facto obtive água. Logo, toda a matéria é divisível sem mudança de propriedades.


Nota: 
Se encontrarem um exercício repetido não se preocupem, façam o seguinte que eu depois altero!







DESEJO-VOS UM BOM ESTUDO EM PROL DO SUCESSO!

                                            Lola

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