Teste de Filosofia
11° Ano - Lógica
11° Ano - Lógica
1.Identifique e justifique o seguinte raciocínio:
Só
aos que têm carta de condução é permitido conduzir
Paulo não conduz porque não tem carta de condução
2. Mostre porque é que
não é válido o seguinte silogismo:
O
leão é animal
O
lobo é animal
Logo,
o lobo é leão
3. Corrija o silogismo (mantendo a figura).
4. Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum mortal é elefante
-----------------------------------
Logo, nenhum macaco é mortal.
5. Identifique a figura e modo do silogismo
6. Verifique, justificando, a validade do silogismo.
7. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as mulheres são vaidosas
Nenhum americano é gastador (4ª figura)
8. Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.
9. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns alemães são treinadores
Alguns alemães são rigorosos
Logo,----------------------------
10. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma
falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas).
11. Justifique
as regras.
Se não sou cantor, sou músico.
Seo rio é amarelo, eu sou branco .
12. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte
silogismo:
Ou é de dia de chuva, ou de sol.
13. Iidentifique
os termos e determine o modo e a figura dos seguintes silogismos:
Todos os homens são mortais
Alguns homens são virtuosos
(Logo) alguns virtuosos são mortais
14. Mostre porque razão o seguinte
silogismo não é válido:
O professor é
elegante
O aluno é elegante
Logo, o aluno
é professor.
15. Corrija o silogismo
mantendo a figura.
16. Complete (de
modo válido) o seguinte silogismo:
Nenhum
aluno é elefante
_____________________
Nenhum
professor é aluno
17. Identifique a figura
e modo do silogismo.
18. Escreva as duas premissas do
silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão
Nenhum
aluno é albanês.
19. Conclua, justificando, o seguinte
silogismo:
Alguns professores são morenos
Alguns professores são meigos
________________________
20. Identifique e justifique o seguinte raciocínio:
“Só
aos que têm cartão de eleitor é permitido votar. João não
votará porque
não tem cartão de eleitor”.
21. Mostre porque é que
não é válido o seguinte silogismo:
O
burro é animal
O
camelo é animal
Logo,
o camelo é burro;
22. Corrija o silogismo (mantendo a figura).
23. Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum mortal é elefante
-----------------------------------
Logo, nenhum macaco é mortal.
24. Identifique a figura e modo do silogismo
25. Verifique, justificando, a validade do silogismo.
26. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as mulheres são vaidosas
Nenhum americano é gastador (4ª figura)
27.Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.
28. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns franceses são filósofos
Alguns alemães são pensadores
Logo,----------------------------
29. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma
falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas).
Se não sou secretaria, sou advogada.
Se o rio é largo, eu sou baixa.
30. Justifique
as regras.
31. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte
silogismo:
Ou é de dia de chuva, ou de sol.
32. Identifique e justifique o seguinte raciocínio: “As
rosas do meu jardim são vermelhas, logo todas as rosas são vermelhas”.
33. Mostre porque é que
não é válido o seguinte silogismo:
O
homem é animal
A
minhoca é animal
Logo,
a minhoca é homem
34. Corrija o silogismo (mantendo a figura).
35. Complete o silogismo de forma a obter um silogismo válido:
Nenhum homem é eterno
-----------------------------------
Logo, nenhum divino é homem.
36. Identifique a figura e modo do silogismo
37. Verifique, justificando, a validade do silogismo.
38. Escreva as duas premissas que permitem obter as seguintes conclusões:
Todas as portuguesas são sentimentais.
Nenhum parisiense é friorento (4ª figura)
39. Construa um silogismo válido da 3ª figura, modo AII.
40. Conclua o seguinte silogismo:
Alguns rapazes são beijoqueiros
Alguns lisboetas são beijoqueiros
Logo,----------------------------
41. A partir das seguintes proposições construa um modo válido e uma
falácia (estes devem ser diferentes em cada uma das alíneas). .
Se não sou cantor, sou músico.
Se o gato é preto, eu não sou branco
42. Justifique as regras.
43. Construa (Indicando as regras) os modos válidos para completar o seguinte
silogismo:
Ou o teste é fácil, ou difícil.
44. Com os
conceitos viagem, paris, medo construa um raciocínio indutivo.
45. Identifique e
justifique o seguinte raciocínio:
Só
aos alunos que estudam no 11º ano é permitido passar;
Luisão não irá aos Passadiços porque não está saudável.
46. Mostre porque
razão o seguinte silogismo não é válido:
O
golfinho é animal
A
vaca é animal
Logo,a
vaca é golfinho.
47. Corrija
o silogismo mantendo a figura.
48. Complete (de
modo válido) o seguinte silogismo:
Nenhum
aluno é piloto da TAP
____________________
Nenhum
professor é aluno
49. Identifique
a figura e modo do silogismo.
50. Escreva as
duas premissas do silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão
Nenhuma
vaca é magra
51. Conclua,
justificando, o seguinte silogismo:
Algumas alunas são elegantes
Alguns alunas são vaidosas
Logo,___________________
52. Com os
conceitos pianista e musica construa um raciocínio indutivo.
A- Identifique e
justifique o seguinte raciocínio:
Só
aos alunos que estudam no 10º ano é permitido estudar Filosofia;
Scolari
não estudará Filosofia porque não estuda no 10º ano.
53. Mostre porque
razão o seguinte silogismo não é válido:
O
professor é racional
O
aluno é racional
Logo,
o aluno é professor.
54. Corrija
o silogismo mantendo a figura.
55. Complete (de
modo válido) o seguinte silogismo:
Nenhum
aluno é elefante
____________________
Nenhum
professor é aluno
56. Identifique
a figura e modo do silogismo.
57. Escreva as duas
premissas do silogismo que nos permitam obter a seguinte conclusão
Nenhum
gato é siamês.
58. Conclua,
justificando, o seguinte silogismo:
Alguns astronautas são famosos
Alguns astronautas são aventureiros
Logo,___________________
59. Mostre porque
razão o seguinte silogismo não é válido:
Todos
os políticos são homens
Alguns
políticos são corruptos
Logo,
todos os políticos são corruptos.
60. Corrija
o silogismo (mantendo a figura).
61. Complete o
silogismo de modo a torná-lo válido:
________________________________
A
funcionária é um mamífero
A
funcionária respira por pulmões.
62.
Identifique a figura e o modo do silogismo.
63.
Verifique (justificando) a validade do silogismo.
64. Escreva as
duas premissas que permitam obter as seguintes conclusões:
Todos
os alunos são desconcentrados
Alguns
professores são loiros
64. Identifique e caracterize os tipos de
raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.
A - Se ‘ao observarmos os corpos A, B e C, notamos que são bons condutores de
electricidade’ e se ‘os corpos A, B e C são corpos metálicos’, então podemos
concluir que ‘todos os corpos metálicos são bons condutores de electricidade.’
B - ‘Todos os triângulos têm três lados. Esta figura tem três ângulos. Esta figura
é um triângulo.
Tendo
em conta o silogismo seguinte,:
65. Identifique o termo maior, menor e médio.
66. Indique o modo do silogismo e justifique.
67. Identifique a que figura pertence e justifique.
Todo
o Homem é racional.
Nenhum
gato é racional.
Nenhum
gato é homem.
68. Identifique
as regras que os seguintes silogismos infringem.
Todos os reptéis são animais de sangue frio.
Todos
os caracóis são animais de sangue frio.
Todos
os caracóis são reptéis.
Alguns canários não são cantores.
Todos
os canários são animais de estimação.
Alguns
animais de estimação são cantores.
69. Identifique as regras que os
seguintes modos de silogismo infringem:
-
I I I
-
E E E
-
A A O
70. Identifique e caracterize os tipos de
raciocínio presentes nos dois exemplos seguintes.
-
‘Todos os diamantes são duros. Alguns diamantes são jóias. Algumas jóias são
duras.’
-
‘Chegando um fósforo aceso a um pedaço de celofane, noto que este se queima.
Concluo que qualquer outro pedaço de celofane queimar-se-ia também em
circunstâncias iguais.
Tendo
em conta o silogismo seguinte:
71. Identifique o termo maior, menor e médio.
72. Indique o modo do silogismo e justifique.
73. Identifique a que figura pertence e justifique.
Todo
o filósofo é sábio.
Todo
o filósofo é homem.
Algum
homem é sábio.
74. Identifique
as regras que os seguintes silogismos infringem.
Todos os lagartos são reptéis.
Alguns
animais não são reptéis.
Alguns
lagartos são animais.
75. Identifique
as regras que os seguintes modos de silogismo infringem: (20 pontos)
Todos
os manuais escolares são livros que exigem concentração.
Alguns
romances são livros que exigem concentração.
Alguns
romances são manuais escolares.
76. Identifique as regras que os
seguintes modos de silogismo infringem:
E O O
I
I A
I
A O
77. Identifique e
caracterize os tipos de raciocínio
presentes nos dois exemplos seguintes.
- ‘Os
bons poetas devem ser lidos. Camões é um bom poeta. Camões deve ser lido.’
- Certo
entomologista constata que todos os besouros de certa variedade, já examinados,
apresentam manchas esverdeadas nas costas e conclui, que todos os besouros
dessa variedade têm a mesma característica.’
78. Tendo
em conta o silogismo seguinte, responda
às questões que se seguem:
Nenhum
político é rico.
Alguns
políticos são corruptos.
Alguns
corruptos não são ricos.
79. Identifique o
termo maior, menor e médio.
80. Indique
o modo do silogismo e justifique.
81. Identifique a
que figura pertence e justifique.
82. Identifique as
regras que o seguinte silogismo infringe.
Todas
as aves são velozes
Alguns
aviões são velozes.
Todos
os aviões são aves velozes.
83. Identifique as
regras que os seguintes modos de silogismo infringem.
I
O O
A
I O
84. Construa o
silogismo, a partir dos elementos dados
Termo
Maior – exploradores
Termo
Menor – romancistas
Termo
Médio – sedentários
2ª
figura; Modo: E I O
85. Identifique e
caracterize os tipos de raciocínio
presentes nos dois exemplos seguintes.
‘O
cobre, o zinco e o ferro são bons condutores de calor. Ora, o cobre, o zinco e
o ferro são metais. Logo, os metais são bons condutores de calor.’
As portuguesas são bonitas. Maria Ana é portuguesa. Maria Ana é bonita.’
Tendo
em conta o silogismo seguinte
Todos
os gregos são sábios.
Nenhum
sábio é filósofo.
Nenhum
filósofo é grego.
86. Identifique o
termo maior, menor e médio.
87. Indique
o modo do silogismo e justifique.
88. Identifique a
que figura pertence e justifique.
89. Identifique as
regras que o seguinte silogismo infringe.
Todos os animais são reptéis.
Alguns
lagartos são reptéis.
Todos
os lagartos são animais reptéis.
90. Identifique as
regras que os seguintes modos de silogismo infringem.
A
A O
E
O O
91. Construa o
silogismo, a partir dos elementos dados.
Termo
Maior – halterofilistas
Termo
Médio - desportistas
Termo
Menor – esquiadores
4ª
figura; Modo: A A I
Observa com atenção os seguintes silogismos
92. Classifica os
silogismos.
93. Identifica os que são
válidos e os que não são.
94.Nos silogismos que consideraste
válidos, explica a(s)
regra(s) a que estão sujeitos.
95. Nos silogismos inválidos, identifica e explica a(s) falácia(s) em que
incorrem.
Se estiver bom tempo, (então) vou passear.
Está bom tempo.
Logo, vou passear.
Ou vou ao cinema ou estudo.
Vou ao cinema.
Logo, não estudo.
Se estiver bom tempo, (então) vou passear.
Vou passear.
Logo, está bom tempo.
96. Identifica
e explicita as falácias
presentes nos seguintes silogismos.
Ou danço, ou ando ou corro
Corro
Logo danço e ando
Se eu gostar, dou um abraço
Não gosto
Logo, não dou um abraço.
Observa com atenção os seguintes silogismos:
97. Classifica os
silogismos
98. Identifica os que são
válidos e os que não são.
99. Relativamente aos silogismos válidos, explica a(s)
regra(s) a que estão sujeitos.
100. Relativamente aos silogismos inválidos, identifica e explica a(s) falácia(s) em que
incorrem.
A) Se Joana come, então engorda.
Joana não come.
Logo, Joana não engorda.
B) Se Alexia come, então engorda.
Alexia não engorda.
Logo,Alexia não come.
C) O avião ou está no ar ou está no solo.
O avião está no ar.
Logo, o avião não está no solo.
D) Se tivermos um governo estável, então o país prospera
O país não prosperou
Logo, não tivemos um governo estável.
O país não prosperou
Logo, não tivemos um governo estável.
101.Classifique os seguintes argumentos disjuntivos e diga se são válidos:
a) João folgou ou está doente. Ora, João não
folgou. Logo, João está doente.
b) João folgou ou está doente. Ora, João folgou.
Logo, João não está doente.
c) João folgou ou está doente. Ora, João não está
doente. Logo, João folgou.
d) João folgou ou está doente. Ora, João está
doente. Logo, João não folgou.
102. Classifique o seguinte argumento condicional e
diga se é válido:
Se uma criança for sucessivamente frustrada,
reagirá através da agressão. Esta criança sofreu frustrações sucessivas. Logo,
esta criança vai reagir agressivamente.
103. Detecte as falácias nos silogismos hipotéticos.
A) Se a teoria está certa, a previsão está
correcta. Mas a teoria não está certa. Logo, a previsão não está correcta.
B) Se toda a matéria é divisível sem mudar as suas
propriedades, então se divido a água nestes dois copos obtenho água. De facto
obtive água. Logo, toda a matéria é divisível sem mudança de propriedades.
Nota:
Se encontrarem um exercício repetido não se preocupem, façam o seguinte que eu depois altero!
DESEJO-VOS UM BOM ESTUDO EM PROL DO SUCESSO!
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário