Exame Filosofia 2016
A - Quando?
Dia 15 de Junho pelas 14 horas.
B- Que Estrutura e conteúdos?
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Conteúdos
10° ANO
Módulo II — A ação humana e os valores
Unidade 1. A ação humana — análise e compreensão do agir
1.1. A rede conceptual
da ação
– A
distinção entre ação e acontecimento;
– A
distinção entre voluntário e involuntário;
– A
articulação entre deliberação e decisão racional.
1.2.
Determinismo e liberdade na ação humana
– Discussão
das posições fundamentais de resposta ao problema da relação entre
determinismo e livre-arbítrio: o determinismo radical, o determinismo
moderado e o libertismo.
Unidade 2. Os valores — análise e compreensão da experiência valorativa
2.1. Valores
e valoração — a questão dos critérios valorativos
– A
distinção entre juízo de facto e juízo de valor;
– A
subjetividade, a relatividade ou a objetividade dos juízos de valor.
Unidade 3. Dimensões da ação humana e dos valores
3.1. A
dimensão ético-política — análise e compreensão da experiência convivencial
3.1.3. A
necessidade de fundamentação da moral — análise comparativa de duas
perspetivas filosóficas:
– A
ética deontológica de I. Kant — o dever e a lei moral; a boa vontade;
imperativo
hipotético e
imperativo categórico; heteronomia e autonomia da vontade; agir em
conformidade
com o dever e agir por dever;
– A ética
utilitarista de S. Mill — intenção e consequências; o princípio da utilidade;
a
felicidade;
prazeres inferiores e prazeres superiores; a ausência de deveres absolutos.
3.1.4.
Ética, direito e política — liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e
equidade
– A
articulação entre ética e direito;
– O problema
da relação entre liberdade política e justiça social:
• A teoria
da justiça de J. Rawls — a posição original e o véu de ignorância; a justiça
como
equidade; os princípios da justiça; a regra maximin; o contratualismo e a
rejeição do
utilitarismo;
• As
críticas à teoria de J. Rawls
3.2. A
dimensão estética — análise e compreensão da experiência estética
3.2.1. A
experiência e os juízos estéticos
– O carácter
subjetivo ou objetivo dos juízos estéticos.
3.2.2. A
criação artística e a obra de arte
– O problema
da definição de arte;
– Teoria da
imitação, teoria expressivista e teoria formalista.
11° ANO
Módulo III — Racionalidade argumentativa e Filosofia - 11° ANO
Unidade 1.
Argumentação e lógica formal
1.1.
Distinção validade — verdade
– A lógica
como estudo da validade dos argumentos;
– noções de
proposição, argumento, premissa, conclusão e argumento válido.
PERCURSO A — Lógica Aristotélica
1.2. Formas
de inferência válida
–
Caracterização da linguagem da lógica silogística com as suas quatro formas;
– Definição
e estrutura do silogismo categórico — termos maior, menor e médio e premissas
maior e
menor;
– Classificação
dos silogismos categóricos em figuras e modos;
–
Distribuição dos termos nas proposições categóricas;
– Regras de
validade do silogismo categórico.
1.3.
Principais falácias
– Falácias
formais: falácia do termo não distribuído, ilícita maior e ilícita menor.
1.3.
Principais falácias
– Falácias
formais: afirmação da consequente e negação da antecedente
Unidade 2. Argumentação e retórica
2.1. O
domínio do discurso argumentativo — a procura de adesão do auditório
– A
distinção entre demonstração e argumentação;
– A relação
necessária ao auditório no discurso argumentativo.
2.2. O
discurso argumentativo — principais tipos de argumentos e de falácias informais
– Critérios
para avaliar argumentos indutivos, por analogia e de autoridade;
– Falácias
informais: petição de princípio, falso dilema, apelo à ignorância, ad hominem,
derrapagem
(ou bola de neve) e boneco de palha (ou espantalho).
Unidade 3. Argumentação e Filosofia
3.1.
Filosofia, retórica e democracia
– A retórica
no contexto da democracia ateniense: o confronto entre as perspetivas dos
sofistas e de Platão.
3.2.
Persuasão e manipulação ou os dois usos da retórica
– A crítica
filosófica aos usos da retórica.
3.3. Argumentação, verdade e ser
– A
argumentação filosófica e o seu vínculo à procura da verdade.
Módulo IV —
O conhecimento e a racionalidade científica e tecnológica
Unidade 1.
Descrição e interpretação da atividade cognoscitiva
1.1.
Estrutura do ato de conhecer
– O
conhecimento como relação entre um sujeito e um objeto;
– Discussão
da definição tradicional de conhecimento como crença verdadeira justificada.
1.2. Análise
comparativa de duas teorias explicativas do conhecimento
– O
racionalismo de Descartes — a dúvida metódica; o cogito; a clareza e a
distinção das ideias como critério de verdade; o papel da existência de
Deus;
– O
empirismo de D. Hume — impressões e ideias; questões de facto e
relações de ideias; a relação causa-efeito; conjunção constante e conexão
necessária.
Unidade 2. Estatuto do conhecimento científico
2.1. Conhecimento
vulgar e conhecimento científico
– A relação entre o senso comum e a
ciência — discussão do valor do senso comum e da ciência como formas de
conhecimento.
2.2. Ciência
e construção — validade e verificabilidade das hipóteses
– As
conceções indutivista e falsificacionista do método científico:
• O
indutivismo clássico — o papel da observação e da experimentação;
verificação e
verificabilidade;
a confirmação de teorias;
• O
falsificacionismo de K. Popper — o problema da indução; falsificação e
falsificabilidade;conjeturas e refutações; a corroboração de teorias.
2.3. A racionalidade científica e a questão da objetividade
– As
perspetivas de K. Popper e de T. Kuhn sobre a evolução e a objetividade do conhecimento científico:
• A
perspetiva de K. Popper — eliminação do erro e seleção das teorias mais aptas,
aproximação
à verdade;
• A
perspetiva de T. Kuhn —
ciência normal e ciência extraordinária; revolução científica;
incomensurabilidade
dos paradigmas; a escolha de teorias.
Horário das aulas de preparação
Avisam-se os alunos inscritos no EXAME de FILOSOFIA
(714)
que se realizará no dia 15 de Junho, pelas 14 h, que as aulas de
preparação decorrerão na sala 33:
DATA
|
HORÀRIO
|
TEMAS
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Dia 6 de Junho
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15:00-18:00 Horas
|
10º Ano (teórica e fichas)
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Dia 7 de Junho
|
8:00-10:30 Horas
|
11º Ano (teórica e fichas)
|
Dia 8 de Junho
|
12:00-13:30 Horas
|
11º Ano (teórica e fichas)
|
Para consultar as provas de exame:
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