Galileu e Einstein
"A filosofia está escrita nesse grandioso livro que se mantém continuamente aberto perante os nossos olhos (quero dizer, o Universo), mas não se pode entendê-lo se primeiramente não se cuida de entender a língua e conhecer os caracteres em que está escrito. Está escrito em linguagem matemática, e os caracteres são triângulos, círculos e outras figuras geométricas, sem as quais é impossível entender humanamente alguma palavra; sem estes meios vaguearemos num obscuro labirinto".
Galileu Galilei, O Ensaiador, IV.
.
Análise do texto
- O conhecimento está na natureza que é como que um livro aberto para ser estudado.
- Para entendermos a natureza devemos conhecer a linguagem em que está escrito;
- A linguagem da Natureza é a linguagem matemática com triângulos, círculos e outras figuras geométricas;
- Quem não conhecer esta linguagem permanece na ignorância, ou seja, segundo as palavras de Galileu "vaguearemos num escuro labirinto".
"O esforço para ler o grande romance policial da Natureza é velho como o próprio pensamento humano. Mas há apenas uns três séculos que os estudiosos começaram a compreenda a língua em que o livro está escrito. E a partir desse tempo - a época de Galileu e Newton- a leitura passou a fazer-se com rapidez. Foram-se desenvolvendo técnicas de investigação, métodos sistemáticos de descobrir e seguir pistas. Alguns dos enigmas receberam resolução embora muitas soluções fossem precárias e acabassem abandonadas em consequência de posteriores pesquisas".
Análise do texto
Lola
- Desde sempre se procurou estudar a natureza;
- No entanto, só há três séculos é que os físicos e como Galileu e Newton o fizeram com rapidez;
- Isto deve-se ao facto de ter havido desenvolvimento de meios técnicos e métodos de investigação;
- Alguns mistérios da natureza tiveram solução, outros ainda não e outros ainda foram substituídos por investigações posteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário