terça-feira, 26 de abril de 2016

Karl Popper




Karl Popper

     Karl Popper é preponente de uma teoria denominada Falsificacionismo.
·     Este rejeita o método indutivo porque…
      … a observação é seletiva (os cientistas não observam de forma imparcial e metódica, pois é impossível)
      … a indução não garante a verdade e a cientificidade
·      O critério de demarcação das teorias científicas é a falsificabilidade (o não falseável é pseudociência ou dogma)
·      Uma teoria científica é tanto melhor quanto maior o seu conteúdo empírico, ou seja, é tanto melhor quanto maior o número de possibilidades de refutação.
·      O Método Científico segue os seguintes passos:
o  Começa-se com um problema e uma hipótese explicativa.(A teoria tem primado sobre a observação)
o  Deduzem-se as consequências da hipótese.
o  Testam-se as aplicações empíricas deduzidas.
o  Se a previsão não se verificar, a teoria é abandonada (falsificada/refutada).
o  Se a previsão se verificar, diz-se que foi corroborada, pelo que se entende que esta ganha credibilidade, mas não é provada, pois nada sabemos quanto ao futuro.
·      A verdade de uma proposição universal não é inferível através da investigação científica.
·      No entanto, quanto mais corroborada, mais verosimilhante.
·      A ciência é um processo contínuo de conjeturas e refutações.
·      As teorias científicas são sistemas dedutivos.
·      A ciência é uma luta contínua pela sobrevivência, em que apenas resistem as teorias não falseadas (mas falseáveis, já que possuem conteúdo empírico).
·       Novas teorias surgem quando o mundo dos fenómenos dependente da análise o exige.
·      A Ciência evolui por eliminação de erros, não por acumulação de verdades.
·      A ciência aproxima-se continuamente da verdade.
·      A verdade é um ideal regulador, mas as teorias científicas nunca devem ser consideradas verdadeiras.
·      O rigor do método garante uma aproximação contínua à verdade e à objetividade.
·      As conjeturas são formas de interrogar a natureza e as melhores teorias são as que se deixam testar, criticar e refutar.
·      O progresso científico faz-se através da falsificação de teorias.
·      A descoberta de teorias científicas não é metódica, porque a ciência não é indutiva, a observação não é objetiva e as teorias são construções do espírito.
·      O método científico não contempla a verificação de teorias, nem da sua probabilidade.
·      O facto de serem falseáveis é o que torna as teorias científicas superiores aos dogmas e à pseudociência


Link útil
Karl Popper, Science, and Pseudoscience: CrashCoursePhilosophy #8:

Pedro Justo; nº 19; 11ºA
 20/04/2016


Ideias Centrais

*Critica ao método indutivo
*Critério de Demarcação

*Ciência como processo continuo
*A Ciência evolui por conjeturas e refutações






Karl Popper


·         Karl Popper é um filósofo austríaco do séc. XX, especialista epistemologia;
·         Popper desenvolveu uma teoria acerca da construção da ciência designada por falsificacionismo;
·         A perspetiva indutivista da ciência diz-nos que para se formular uma qualquer hipótese científica, é necessário que se parta de uma observação;
·         Na sua obra “ Conjeturas e Refutações”, afirma que a observação é sempre seletiva, requerendo por isso um objeto, uma tarefa, um interesse, um ponto de vista e um problema;
·         Para Popper, o cientista não parte da observação de factos particulares. Começa antes por identificar um problema e procurar uma solução para ele;
·         Karl Popper rejeita, portanto, o método indutivo, defendendo que a teoria precede a observação e não o contrário;
·         Na sua obra “Lógica da Pesquisa Científica”, Popper defende que, apesar de ser a base das ciências empíricas e da investigação científica, o método indutivo nunca deve ser aceite como tal;
·         Uma indução pode sempre revelar-se falsa, não podendo servir de justificação a qualquer teoria;
·         O método indutivo permite-nos chegar a uma conclusão mais geral do que aquilo que for afirmado nas premissas e por isso não garante a cientificidade das teorias;
·         Popper defende um método dedutivo de prova, em que primeiramente é formulada uma hipótese, seguida de uma dedução de provas empíricas e só depois há a corroboração ou falsificação dessa hipótese;
·         Defende também que se uma determinada lei científica contém mais informação do que aquela que existe nas premissas de que foi inferida, então esta não pode ser tida como válida, pois conclui que o que se verifica em apenas alguns casos pode ser aplicado a todos, bastando apenas um caso diferente para a refutar- basta aparecer um cisne preto para por em causa o axioma “Todos os cisnes são brancos”;
·         Popper propõe então que o critério de demarcação das teorias científicas deve ser o facto de estas poderem ou não ser refutadas ou falsificadas;
·         Uma teoria que não possa ser testada não é científica, é apenas uma pseudociência ou dogma;
·         A melhor teoria é aquela que apresenta mais dados pois há mais conteúdo empírico para ser testado e refutado, ou seja, pode ser falsificada através da experiência;
·         No seu método das conjeturas e refutações, o filósofo diz-nos que para formular uma teoria é necessário partir de uma hipótese que sirva de solução a um facto-problema, hipótese essa que deve ser uma proposição universal;
·         Dessa hipótese deduzem-se consequências e aplicações empíricas que são depois testadas;
·         A teoria é falsificada ou refutada caso a previsão não se confirme;
·         Se a previsão se confirmar, a teoria mantém-se, ainda que apenas como conjetura.  Diz-se que a teoria foi corroborada;
·         Uma conjetura é uma teoria aceite como muito aproximada à verdade, não sendo uma verdade definitiva porque pode ser refutada;
·         Se uma conjetura resiste a todas as refutações, então esta é mais credível não sendo, no entanto, verdadeira visto que não sabemos nada em relação ao futuro;
·         Karl Popper afirma que o método científico defendido por Platão, Aristóteles, Bacon e Descartes não existe – o método indutivo;
·         Não há nenhum método que permita verificar e descobrir uma hipótese ou teoria científica;
·         Não há nenhum método que determine se uma hipótese é provável;
·         A argumentação é uma arte;
·         Argumentamos porque queremos procurar a verdade;
·         As teorias científicas são diferentes dos mitos porque podem ser modificadas através da crítica;
·         Popper defende que o conhecimento científico vai progredindo e evoluindo;
·         Essa evolução leva à verdade;
·         Os cientistas procuram alcançar a verdade;
·         A verdade é um ideal regulador;
·         Uma teoria nunca deve ser considerada verdadeira e definitiva;
·         Quando um cientista refuta uma teoria, está a contribuir para que se chegue à verdade;
·         A objectividade do conhecimento científico é atingida através de um método rigoroso;
·         A ciência progride através da falsificação de teorias e através da constatação de erros;
·         As melhores teorias são as que podem ser testadas, refutadas e criticadas;

·         Para Karl Popper, o progresso da ciência faz-se por meio da falsificação de teorias.
Carolina Garrido, 11º C



OBRIGADO!





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